 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

Ex-URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
CONFLITOS GEOPOLÍTICOS
1 - Características gerais:
A ANTIGA IUGOSLÁVIA.
Conflitos Nacionais no Continente Asiático.
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
UM NOVO DESENHO Antonio Neto
CONFLITOS ÁRABES x ISRAELENSES e QUESTÃO PALESTINA
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
Conflito árabe-israelense
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
CONFLITOS ATUAIS/ RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Organizações Internacionais e Regionais
Península Balcânica.
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Conflitos árabe-israelenses
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
PODER PARALELO.
Tecnologia Bélica na Atualidade
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
ISRAEL X PALESTINA.
A desintegração da Iugoslávia e a divisão da Tchecoslováquia.
Bósnia-Herzegovina e Kosovo
ORIENTE MÉDIO PROF. RICARDO SCHMITZ.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Sionismo.
O conflito no Oriente-Médio
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Professor: Abel Edson Miguel
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapa Físico da Ásia.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Conflitos Mundiais.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
PALESTINA Era um mandato britânico convulsionado pelos choques que ocorriam entre árabes e judeus, época da criação sionista. Sionismo: Tinha o objetivo.
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
Conflitos no Oriente Médio
AMÉRICA LATINA - CHIAPAS
ORIENTE MÉDIO.
A guerra da Palestina
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Conflito árabe-israelense
Europa - Sociedade.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
ORIENTE MÉDIO FOCOS DE TENSÃO.
Conflito árabe-israelense
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Conflitos Regionais Grupo VII, Cap. 5.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Nova Ordem Mundial Thiago Rocha.
Capítulo 18 Como acabou a Guerra Fria? Capítulos para avaliação bimestral: capítulos 16, 17 e 18.
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
CONFLITOS GEOPOLÍTICOS. No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de pacificação. Guerras entre.
Transcrição da apresentação:

 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa região estão ligados a nacionalismos (motivos políticos), às diferenças religiosas e étnicas.

 Maiores problemas da Rússia ocorrem nas repúblicas da Chechênia e do Daguestão, com vários grupos lutando pela independência e para implantar Estados Islâmicos.  Entre 1994 e 1996, ocorreu violenta guerra entre os rebeldes chechenos e a Rússia, arrasando várias cidades da república. Conseguiu-se uma autonomia parcial, mas em 1999, o governo russo volta a intervir na região.

 1920 – formação do Reino da Iugoslávia.  2ª G.M. – resistência iugoslava (partisans) aos nazistas.  1945 – Iugoslávia adota o socialismo sob a liderança do general Tito, sem alinhar-se com a União Soviética.  1980 – morte do general Tito – início da crise iugoslava.  1991 – Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia declaram independência.  1994 – Conflito na Bósnia envolvendo sérvios, croatas e bósnios muçulmanos, com cerca de 250 mil mortos, várias acusações de limpeza étnica e participação da OTAN no acordo de Dayton (1995).  1998 – Conflito em Kosovo (província da Sérvia), que possui maioria albanesa. Os sérvios são acusados de limpeza étnica e a OTAN bombardeia a Iugoslávia (hoje já dividida em Sérvia e Montenegro). Forças da ONU ocupam Kosovo.  2001 – Ocorrem conflitos entre rebeldes étnicos albaneses e o governo macedônio. É firmado um acordo de paz entre as partes.

Sarajevo após semanas de conflito Franco-atiradores na Bósnia

 EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) – movimento rebelde que, em 1º de janeiro de 1994 (início do NAFTA), ocupou várias cidades no estado de Chiapas.  Opôs-se ao governo mexicano, reivindicando o combate à exclusão social e a melhoria dos direitos constitucionais dos povos indígenas. Liderado pelo subcomandante Marcos, iniciou negociações com o governo mexicano e não atua mais por meio do confronto armado. As condições sociais de Chiapas contrastam com grandes reservas petrolíferas e de gás natural encontradas em seu subsolo.

 Assista o vídeo.

 Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e ELN (Exército de Libertação Nacional) – guerrilhas de esquerda surgidas na década de 1960, muito ativas até Após esse período, perderam seu caráter ideológico e passaram a atuar buscando desestabilizar o governo colombiano. Cobram ‘pedágios’ dos traficantes de drogas nas áreas que controlam – cerca de metade do território do país. Como oposição a essas guerrilhas surgiram as AUC (Autodefesas Unidas da Colômbia), grupos paramilitares de direita apoiados pelo exército colombiano.

 1947 – Partilha da Palestina/Israel pela ONU  – implantação do Estado de Israel / guerra contra árabes  1956 – Guerra de Suez pelo controle do canal contra o Egito  1967 – Guerra dos Seis Dias – ocupação de vários territórios por Israel (Cisjordânia, Faixa de Gaza, Sinai, colinas de Golan)  1973 – Guerra do Yom Kippur – choque do petróleo  Década de 1980 – primeira Intifada – “revolta das pedras”  – assinatura de acordos de paz entre Israel e a OLP de Yasser Arafat – devolução gradual dos territórios palestinos  2001 – eleição de Ariel Sharon e paralisação das negociações; nova Intifada, seqüência de atentados terroristas.  2004 – morte de Arafat; indefinição do conflito  Problemas : Jerusalém, assentamentos judaicos, Estado Palestino

 – Guerra Irã-Iraque – Sadam Hussein é apoiado por EUA, URSS e outros países.  1991 – Guerra do Golfo – coalizão de países força a retirada das tropas iraquianas do Kuwait. Iraque sofre embargo da ONU e são adotadas zonas de exclusão aérea.  2003 – Ataque dos EUA, Reino Unido e outros países justificado pela suspeita de armas de destruição em massa e para depor a ditadura de Sadam Hussein. Acredita-se que o verdadeiro motivo da ocupação seja a riqueza de petróleo do país, uma das maiores reservas do mundo.  – Instabilidade constante no país, com atentados terroristas e forças rebeldes controlando alguns territórios.

 – tentativa de dominação soviética, frustrada pela oposição dos mujahedin (guerrilheiros islâmicos), entre eles Bin Laden, apoiados pelos EUA, Irã e Paquistão.  1996 – tomada do poder pelo grupo radical sunita Taleban, que adota a Sharia (doutrina islâmica) como lei.  2001 – atentados aos EUA atribuídos a Bin Laden ; os EUA atacam o Afeganistão acusando-o de proteger o terrorista e servir de base para a Al Qaeda; o Taleban é deposto do poder.  – rivalidades étnicas e crescimento do cultivo da papoula (ópio) dificultam a normalização do país.