João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto: 3 irmãos… e um susto! História adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) http://historiasparapre.blogspot.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Há muito, muito tempo, no tempo em que os animais falavam, vivia na Lourinhã uma família de porquinhos. Esta família tinha três irmãos: o Palhinhas, o.
Advertisements

O palhaço Tristoleto História adaptada a partir do livro “O palhaço Tristoleto” de Lourdes Custódio (Gailivro) por Maria Jesus Sousa - Juca.
A TIGELA DE MADEIRA Criação Ria Slides.
Os dentinhos zangados.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
PEDRO E O LOBO.
Xico, O campeão da reciclagem
Tita, a coelhinha diferente…
Os três porquinhos.
Era uma vez uma família de patinhos que morava numa bonita casinha na floresta. O PATINHO QUE NÃO COMIA LEGUMES.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
A árvore generosa Uma história adaptada e formatada a partir do original “The giving tree”, de Shel Silverstein (1964) por Maria Jesus Sousa (Juca)
OS TRÊS PORQUINHOS.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
RÔMULO SARAIVA ALVES – 2ºA
Eufrásia Bica.
A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS*
HENRIQUE SANTOS MEDEIROS
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
História adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de:
O BONECO DE NEVE QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA
a primeira árvore disse:
Aladim e a lâmpada maravilhosa
Os 3 porquinhos Trabalho realizado por: Sara Guilhas Antunes 5º2 nº 20.
O Tapetinho vermelho.
História adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa
Os Três Porquinhos.
A HISTÓRIA DA ÁRVORE DE NATAL
Maria a escolhida de Deus
AS TRÊS ÁRVORES Autor Desconhecido.
DIA DAS BRUXAS.
A PEQUENA FOLHA AMARELA
A História do Patinho Feio
Adaptado para powerpoint por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de:
Joana e o laço azul Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Venha agora criançada Venha aqui neste lugar Para você escutar O que agora vou contar.
O mistério do ovo História original de Hardy Guedes, formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
O boneco de gengibre História traduzida e adaptada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de
“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados...
Os 3 reis magos e a estrela de Natal
De que tamanho é o pé do rei?
O Mundo das Palavras mágicas
Um jardim de infância muito especial… Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) a partir de texto partilhado por Sílvia Cruz (Professora.
O coelhinho matemático
Joana e a Natureza Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
Formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Um monstrinho no jardim…
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
João e os ditongos.
Uma história adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
O meu PAI. Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
A velha árvore Traduzida por M. Jesus Sousa (Juca) a partir de joarbol.htm
À descoberta… da metamorfose da borboleta Uma adaptação do vídeo Realizada.
1 As viagens do Miguel História criada por: Mª Jesus Sousa (Juca)
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
Uma carta ao Pai (e à Mãe no) Natal
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
O MENINO POUPADINHO Uma história criada por Maria Jesus Sousa (Juca) e formatada com imagens disponíveis na internet.
Confusão na cidade dos números
A Prima Vera Uma história de: Juca. 2 Quando eu era mais pequeno, achava que a Prima Vera era uma pessoa…
Uma bruxinha muito gulosinha… História criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Se essa historia fosse contada no século passado, eu diria que João era um negrinho bonito, esperto e cheio de alegria, porque tinha orgulho de sua.
Hoje é terça-feira, 18 de maio de 2010 Um fato verídico.
1 Uma boa ideia! Uma história de M. Jesus Sousa (Juca)
MATEUS 20 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, proprietário, que saiu de madrugada a contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Ajustou.
Transcrição da apresentação:

João Comilão, Luís Torce-o-nariz e Augusto Robusto: 3 irmãos… e um susto! História adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa (Juca) http://historiasparapre.blogspot.com

Era uma vez 3 irmãos muito diferentes: O João era o mais velho e era um grande comilão, por isso era muito gordo. Só gostava de comer coisas más para a saúde e era muito preguiçoso, nunca fazia exercício…

Comia porcaria a toda a hora do dia, desde o pequeno almoço, passando pelo lanche e pelas refeições principais… e mais! Nunca fazia exercício…

O irmão do meio era o Luís, que estava sempre a torcer o nariz e nunca tinha apetite, não comia nada… por isso era pequeno, magro, não tinha força e estava sempre a sentir-se enjoado.

Já o terceiro irmão era bem diferente, chamava-se Augusto e era muito robusto. Gostava de tudo o que era saudável, comia bons alimentos, fazia todas as refeições e ainda praticava exercício. Estava sempre bem disposto e cheio de energia!

Ora tal como na história dos 3 porquinhos, um dia estes 3 irmãos decidiram construir as suas casas. O primeiro, João Comilão, queria fazer uma casa grande e forte como ele, mas não conseguiu carregar as pedras que precisava. Então fez uma casa de madeira…

O segundo irmão, Luís Torce-o-nariz, queria fazer uma casa que fosse resistente e bonita, mas não conseguiu carregar os tijolos que precisava… então fez uma casa de palha, fraquinha como ele.

O terceiro irmão, Augusto Robusto, queria construir a casa dos seus sonhos, bonita, forte e grande. Como era forte e saudável, conseguiu carregar todos os materiais necessários e fez uma bela casa!

Gordinho como um balão, mas que bela refeição! Dali a algum tempo, os 3 irmãos apanharam um grande susto: apareceu por aquelas bandas uma bruxa malvada… cheia de fome e muito zangada! Viu a casa do gorducho João Comilão e pensou: Gordinho como um balão, mas que bela refeição!

Aproximou-se e lançou o seu feitiço: - Vento de furacão, deita esta casa ao chão! E pelo ar foi a casa do João Comilão…

Que fugiu, muito assustado, para a casa do irmão!

Que enfezado e magrinho, mas que almoço tão fraquinho! Seguiu então, cada vez mais zangada, cada vez mais esfomeada, para a casa do Luís Torce-o-nariz. Pensou a bruxa malvada: Mas é melhor do que nada… Que enfezado e magrinho, mas que almoço tão fraquinho!

Aproximou-se e lançou o seu feitiço: - Vento de furacão, deita esta casa ao chão! E pelo ar foi a casa do Luís Torce-o-nariz!

Que fugiu, muito assustado, para a casa do irmão, onde já estava também, o irmão João Comilão!

Mas não tardou muito a lá chegar a bruxa malvada, cada vez mais furiosa, cada vez mais esfomeada… É agora que vos como, não me escapais, vou encher a barriguinha até não poder mais!

Mas não conseguiu, por mais que dissesse o seu feitiço: - Vento de furacão, deita esta casa ao chão! A casa nem se movia. E a bruxa malvada foi-se embora de vez, muito mais furiosa, muito mais esfomeada!

O João Comilão e o Luís Torce-o-nariz continuavam muito assustados, mesmo depois da bruxa malvada ter partido, mas o Augusto Robusto sossegou-os, convidando-os a morar com ele naquela casa forte e resistente. Só tinha uma condição… - Têm que comer comida decente!

Os irmãos ouviram-no com atenção e aceitaram a condição, pois perceberam que era muito importante para a sua saúde, e também para ficarem fortes e bem-dispostos, fazerem uma alimentação saudável e exercício também! Guloseimas, só de vez em quando…

E, passado algum tempo, João Comilão e Luís Torce-o-nariz já nem pareciam os mesmos! Estavam muito mais elegantes, fortes, bem-dispostos e saudáveis. Mas foi preciso apanharem um grande susto!

FIM História adaptada a partir de ideia original publicada, da autoria de Dulce Lemos “A casinha do Zé Valentão” Fafe, 2009