Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Advertisements

Estado e Sociedade Civil em Gramsci
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
- ESTADO, SOCIEDADE CIVIL, POLÍTICA, HEGEMONIA
sociedade capitalista.
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
REPRESENTAÇÕES DE INTERESSES, FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E HEGEMONIA
O que é o Dandara? - grupo feminista cujas concepções políticas se originaram e se desenvolveram no campo da esquerda - auto-organização.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
O «Estado» em Karl Marx. Segundo O’Connor, o estado é empurrado a assumir um compromisso crescente em termos de «despesas pelo capital social» (infraestruturas,
O que foi o iluminismo? Movimento intelectual, político, social e econômico. Originou-se na Inglaterra no século XVII. Principais fundamentadores: Isaac.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente SAEV Ambiental Poços de Caldas – MG Maio de 2015.
Seminário Sociologia da Educação Professor: Dr. José Carlos Da Silva
ICS – Instituto de Ciências da Sociedade SINT / IBR 29 e 30 de outubro de 2012.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
IDEOLOGIA, ALIENAÇÃO E TRABALHO:
Atividade 3 - A teoria de Max Weber
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Jürgen Habermas (1929) Integra a segunda geração da Escola de Frankfurt. Foi integrado à escola só depois da publicação de sua teoria sobre a esfera pública.
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Para entender o que é política pública Produção cultural
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
PARTIDOS POLÍTICOS E ELEIÇÕES. Escolher seus líderes foi a primeira prática política dos homens. Os partidos políticos nasceram da necessidade sentida.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Fundamentos do Trabalho PROFª. LEILA ROSA COLÉGIO FRANCISCO CARNEIRO MARTINS GUARAPUAVA-PR.
Quem foram os Sofistas? Mestres do saber e da arte da palavra – Oratória ( 2 dimensões do logos). Especialistas em: Dialéctica: dimensão do diálogo Retórica:
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Lugar, paisagem e espaço geográfico
ÉTICA E MORAL
Contabilidade introdutória Descrição das principais contas contábeis.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
POSITIVISMO E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO MÓDULO 4. Augusto Comte ( ) é tradicionalmente considerado o pai da Sociologia. Foi ele quem pela primeira.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
EMENTA DO PROGRAMA ÁREA DE INVESTIGAÇÃO E ESTUDOS RELAÇÕES EDUCAÇÃO SOCIEDADE E PRAXIS PEDAGÓGICA.
Max Weber Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
Estratificação e Mobilidade Social Professor Aníbal.
Para que serve a Filosofia?. Filo Sofia Pitágoras de Samos ( séc.V a.C)
Caminhos das Definições DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva pp
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
DISCURSOS SOBRE CURRÍCULO
Platão (428-7 a. C – a. C.) Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Filosofia Antiga (Século IV e III a. C.); Foi o primeiro filósofo a sistematizar.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Estado Moderno Equipe Bruna Negromonte Elso Palharini Fabiane Andrade Gregory Carneiro Raimundo Gledson Elso.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A FILOSOFIA POLÍTICA DE MAQUIAVEL. Prof. Douglas Gregorio.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
CURRÍCULO Se entendia currículo como se encontra no dicionário; Uma concepção meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, métodos.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
O RIENTAÇÃO E DUCACIONAL. S EXUALIDADE Relações de Gênero.
Pesquisa na América Latina Com base nos textos disponíveis no Stoa.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
Ensaio = ação de pensar Dissertação = ideias próprias = ponto de vista. ditadas pela memória/ reflexões sobre citações.
E.E.JOSÉ ALVES RIBEIRO A DESIGUALDADE E A TEORIA SOCIAL NO BRASIL
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Sociologia aplicada para o mundo dos negócios Ana Gebrim

Vida e obra (1981 – 1937) Antonio Gramsci foi um dos mais importantes filósofos e cientistas políticos italianos. Marxista, Gramsci foi militan- te político e permaneceu preso por mais de onze anos pela ditadura fascista italiana.

Contribuições: Principais obras: “Cadernos do cárcere”, “Concepção dialética da história”, “Os intelectuais e a organização da cultura”, entre outros. - Para Gramsci, o Estado capitalista não se impõe somente através da coerção e violência manifesta, mas sobretudo pelo consenso: - sociedade civil - hegemonia - intelectualidade orgânica

“Não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo, que não pense, precisamente poque pensar é próprio do homem como tal” (Gramsci)

O Conceito de ‘bloco histórico’: -“Bloco histórico é a articulação interna de uma situação histórica precisa.” (Portelli, H.) -Superestrura e estrutura formam um bloco histórico

Superestrutura: -Sociedade civil: “conjunto de organismos que correspondem à função de hegemonia do grupo dominante” – Ideologia - CONSENSO -Sociedade política: “Sociedade política ou ditadura, ou aparelho coercitivo para conformar as massas populares ao tipo de produção e economia de um determinado momento” (…) “Aparelho de coerção do Estado que assegura legalmente ” a manutenção do status quo. – Manutenção, pela força, da ordem estabelecida - COERÇÃO

Sociedade civil e sociedade política = hegemonia através da superestrutura

Estrutura: -Forças sociais - Mundo da produção (econômica)

Conclusão “Para formar um bloco histórico, é preciso que a estrutura e a superestrura estejam ligadas organicamente” = hegemonia Bloco histórico é a unidade entre a estrutura econômica e a superestrutura social (teoria x prática – ideologia x forças materiais)

“Política, para Gramsci, não é um simples reflexo da economia, mas uma esfera mediadora entre a produção material e a reprodução da vida humana”