B RASIL 2035 PAZ, DEFESA E SEGURANÇA INTERNACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Painel de Política Agrícola- Sober 2008 Guilherme Leite da Silva Dias, FEA/USP.
Energia e Aquecimento Global
FOGO.
VII Fórum Nacional de Segurança Pública
Fontes de energia Natureza e Sociedade.
– 1 UNIVERSIDADE DOS AÇORES Prof. Dr. Fernando Lopes CAPÍTUL0 8 O Processo do Crescimento Económico.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Fontes de Inovação na Empresa
Grupo de Trabalho 1: Cenários e Sustentabilidade para a Amazônia
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
Pressões Internacionais sobre a Amazônia CEEE, 28/05/2008 Eduardo Viola Professor Titular do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília.
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Indicadores de aprendizado e capacitação produtiva e inovativa em APLs
Seminário Energia Nuclear pós-Fukushima
Perspectivas do Setor Elétrico e Integração Energética
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
O Brasil e a Superação da Crise Internacional
A ameaça do Crime Organizado à Segurança Pública no Brasil Fórum Centro de Liderança Política Junho de 2010 Leandro Piquet Carneiro Instituto de Relações.
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
China Glauco Magno Ribeiro.
Matriz de Incerteza Social - Incerteza + - Importância +
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
O RIO DE JANEIRO HOJE É O PRINCIPAL CENTRO PARA INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA. A percepção de segurança cresceu com o sucesso das UPPs, a retomada dos.
Lucia Melo João Pessoa, 19 de junho de 2013
O Poder das Corporações Globais
O Rio no Centro da Solução das Inovações em Energia e Sustentabilidade Rio, Capital da Energia Dezembro de 2009.
A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E A AGENDA 21 DO BRASIL Enrique Ortega FEA, Unicamp, Caixa Postal 6121 CEP Campinas, SP, Brasil.
Os BRICS e seus vizinhos: comércio e acordos regionais
Sub-Rede: Os efeitos das intervenções antrópicas na Bacia do Purus: análise das relações entre as funções ambientais, atores sociais e gestão das águas.
ENERGIA NUCLEAR NA MATRIZ BRASILEIRA GESEL Rio de Janeiro, setembro de 2014.
Globalização – Prós e contras Selma Hosni Abril 2011
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
A EVOLUÇÃO TEÓRICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Pensar Globalmente – Agir Localmente
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
SETOR AGROALIMENTAR.
A Revolução Energética
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Ecologia e relações internacionais
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Estratégias para a Amazônia
Projeção do Brasil no Atlântico Sul
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Defesa e integração sul-americana
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
PRF Silvia Regina.
Quarta Frota dos EUA August Valores Compartilhados Pelos Nossos Paises ­ Democracia ­ Direitos Humanos ­ Ligações Étnicos Interdependência Econômica.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
A TEMÁTICA DA SEGURANÇA NAS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI DE 2003 A 2014: UM BALANÇO PRELIMINAR DE UMA PARCERIA EM CONSTRUÇÃO. Prof. Dr. Tomaz Espósito.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Fórum Mineiro de Energia Renovável 03/06/2014 Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais.
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
C/T&I para Conhecimento e Uso do Patrimônio Natural da Amazônia Bertha K. Becker.
Seminário IEA América do Sul: Integração, Geoestratégia e Segurança Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa Departamento de Geografia - USP “Evolução da Geopolítica.
B RASIL 2035 Energia Tendências Brasília, 7 de junho de 2016.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
1 Um novo paradigma na geopolítica energética das Américas Rio de Janeiro, 16 de Outubro, 2007 Uma apresentação para o GT de Bioenergia do CDES Annette.
Transcrição da apresentação:

B RASIL 2035 PAZ, DEFESA E SEGURANÇA INTERNACIONAL

B RASIL 2035 TENDÊNCIAS – SEGURANÇA REGIONAL

Fonte: Lopes (2015). 1. Manutenção do envolvimento das Forças Armadas em questões não relacionadas à sua atividade fim OPERAÇÃOUFANO “Operação Rio” contra o crime organizadoRio de Janeiro Greve de policiais militaresMinas Gerais2004 Operação de patrulhamento com Política Federal, Incra e IBAMAPará2005 Ocupação de 12 favelas em busca de armas roubadasRio de Janeiro2006 Morro da ProvidênciaRio de Janeiro2008 Complexo do AlemãoRio de Janeiro Ocupação dos complexos de morros da Mangueira, Rocinha e Vidigal, Cajú, Lins, Maré para a instalação de Unidades de Polícia Pacificadora Rio de Janeiro Força-tarefa para reforçar a segurança da zona rural do AmazonasAmazonas, Pará e Rondônia 2011 Leilão da plataforma de LibraRio de Janeiro2013 Quadro 1 – Algumas das principais opera ç ões de GLO realizadas entre 1994 e 2014

Fonte: Lopes (2015). 1. Manutenção do envolvimento das Forças Armadas em questões não relacionadas à sua atividade fim A situação em outros países da América do Sul - O quadro jurídico-institucional

Fonte: Lopes (2015). 2. Aumento da defasagem na C.T&I da região em relação às principais potências Figura 1 – Gastos com P&D por região (2011)

Fonte: Lopes (2015). 2. Aumento da defasagem na C.T&I da região em relação às principais potências Gráfico 1 – Gastos com P&D de 2006 a 2013 (% do PIB)

3. Manutenção da região amazônica como foco de tensões envolvendo atores estatais e não estatais A geopolítica da Amazônia (Bertha Becker) a)Esgotamento da região como fronteira econômica a ser descoberta – nacional – e uma geopolítica baseada no capital natural – internacional; b)Mudanças em áreas de baixa rentabilidade econômica para conseguir maior eficiência; c)Aumento da importância de atores locais; d)Transição de uma política de ocupação para uma de desenvolvimento.

4. Manutenção da cooperação em defesa entre os países da região Medidas de cooperação e redução das tensões e diminuição da percepção de ameaça mútua Tratados e acordos regionais e bilaterais UNASUL e o CDS

4. Manutenção da cooperação em defesa entre os países da região Medidas de cooperação e redução das tensões e diminuição da percepção de ameaça mútua Tratados e acordos regionais e bilaterais UNASUL e o CDS

B RASIL 2035 TENDÊNCIAS – SEGURANÇA INTERNACIONAL

1. Intensificação das atividades ilícitas transnacionais Gráfico 2- Produção de cocaGráfico 3 – Crescimento do mercado de psicoativos

1. Intensificação das atividades ilícitas transnacionais Figura 2 – Principais fluxos global de cocaína

3. Aumento do impacto de novas tecnologias nas percepções e no desenho da segurança internacional e da defesa Figura 2 – Principais fluxos global de cocaína

3. Aumento do impacto de novas tecnologias nas percepções e no desenho da segurança internacional e da defesa Os impactos de tecnologias revolucionárias, como biotecnologia, robótica, tecnologia espacial, geração de energia e transporte no campo da segurança internacional

3. Aumento do impacto de novas tecnologias nas percepções e no desenho da segurança internacional e da defesa Os impactos de tecnologias revolucionárias, como biotecnologia, robótica, tecnologia espacial, geração de energia e transporte no campo da segurança internacional

B RASIL 2035 SURPRESAS INEVITÁVEIS SEGURANÇA INTERNACIONAL

1. Aumento da importância da temática de recursos naturais e energéticos na agenda de segurança internacional e defesa Figura 3 – As inter-relações e interdependências entre a biosfera e a segurança alimentar, hídrica e energética

1. Aumento da importância da temática de recursos naturais e energéticos na agenda de segurança internacional e defesa Gráfico 8 – Taxas metabólicas globais de e salários

1. Aumento da importância da temática de recursos naturais e energéticos na agenda de segurança internacional e defesa Gráfico 9 – Descobertas e produção de petróleo convencional no mundo