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PublicouMiguel Chagas Caiado Alterado mais de 7 anos atrás
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A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
uniformização mundial em termos económicos, financeiros, sociais políticos, culturais, religiosos, jurídicos, baseado essencialmente na divulgação do modelo ocidental, com uma economia de mercado e uma organização político-social liberal.
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OS FATORES QUE ACELERARAM A GLOBALIZAÇÃO
• O fim da “Guerra Fria” e da bipolarização das relações internacionais; • A abertura da China à economia de mercado; • O desenvolvimento dos transportes que reduziu tempos e custos • O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação
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movimentos de integração económica (na
No plano económico e financeiro os fatores que aceleraram a Globalização foram: • A crescente liberalização dos mercados, dos movimentos de integração económica (na América do Norte, na Ásia e na Europa) e do papel das empresas transnacionais (ETN), que têm intensificado a deslocalização de segmentos do processo produtivo à escala global
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As Dimensões do processo de globalização
Económica Política Social Demográfica Cultural Jurídica Religiosa
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A Dimensão Económica Teve origem no processo de transnacionalização da produção pelas ETN e traduziu-se por uma nova divisão internacional do trabalho(DIT) As características desta nova economia mundial são as seguintes: - economia dominada pelo sistema financeiro e pelo investimento à escala global; Processos de produção flexíveis e multilocais
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Baixos custos dos transportes
Revolução das TIC desregulação das economias nacionais domínio da Tríade (EUA, EU e Japâo)
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Dimensão Social Aparecimento de uma nova classe capitalista transnacional fora do controlo das organizações nacionais, da qual fazem parte os administradores, gestores e acionistas das ETN e que concentram uma grande parte do rendimento mundial
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Dimensão Cultural • Verifica-se a difusão de uma nova cultura universal (através dos Jogos Olímpicos, Rock in Rio) • Os fluxos migratórios em massa estão a gerar comunidades transnacionais, as diásporas unidas em torno de universos simbólicos transnacionais por sentimentos e identidades comuns, partilhando gostos, prazeres e aspirações de carácter coletivo e global
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• Pode-se assistir ao desaparecimento das especificidades das culturas locais ou nacionais
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Dimensão demográfica e religiosa
• Intensificação dos fluxos migratórios internacionais • Aumento dos fluxos turísticos • Aumento do multiculturalismo e multietnicidade
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Diversidade de dinâmicas espaciais religiosas, como a expansão de algumas religiões (ex. islamismo) e perda de influência de outras
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Dimensão Política Estabelecimento de acordos políticos
Inter-estatais (NAFTA, Mercosul, UE) uma vez que a organização política estatal deixa de ter condições para suportar as exigências da nova DIT e da visão “pró-mercado”
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Dimensão Jurídica •Implementação do sistema neoliberal
Desregulamentação Enfraquecimento dos mercados dos poderes do Estado (trabalho, serviços comerciais e de capitais) •Implementação do sistema neoliberal •Sistema de produção flexível •Emergência de blocos regionais
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Atores da Globalização
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Características da globalização
•Difusão do modelo liberal de economia de mercado • Intensificação das trocas comerciais de natureza diversa à escala mundial • Concorrência acrescida/competição feroz entre empresas
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• Crescente importância das ETN como atores do processo de globalização • Domínio das trocas ditas transnacionais e intra-empresariais • Abertura das fronteiras aos grandes fluxos planetários (de bens, pessoas, capitais, informações e serviços comerciais)
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• Diminuição/”desnacionalização” do
papel/peso do Estado. • Deslocalização contínua das empresas, procurando reduzir os custos de produção • Utilização crescente das novas tecnologias de informação e comunicação • Consumo de massas de produtos standard
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Aspetos positivos da Globalização
• O sistema de trocas internacionais favorece a especialização e a eficiência produtiva, permitindo a cada país aperfeiçoar-se nas produções em que possui vantagens comparativas • O fluxo de capitais e de pessoas e a internacionalização das empresas facilitam a difusão internacional das inovações e o progresso científico, alargando as possibilidades de produção
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•Os consumidores ganham ao adquirirem bens a preços mais baixos, devido à redução dos custos de produção e ao acederem a uma maior diversidade de bens e serviços
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Aspetos negativos da Globalização
• O aprofundamento das desigualdades sociais e económicas entre países ricos e países pobres • A cooperação internacional beneficia os países estratégica ou comercialmente interessantes, em vez de contribuir para a redução das assimetrias de desenvolvimento
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• As trocas Norte-Sul aumentam as desigualdades entre as grandes potências ocidentais e os países em desenvolvimento • As ETN e os mercados financeiros aproveitam a ausência ou a debilidade dos sistemas de regulação supranacionais para desenvolverem as suas estratégias ou protegerem os capitais especulativos, garantindo a maximização das mais- valias e concentrando a riqueza
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