A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tópicos Avançados II Elizabete Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tópicos Avançados II Elizabete Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 Tópicos Avançados II Elizabete Nunes
Globalização Tópicos Avançados II Elizabete Nunes

2 Globalização “A notícia do assassinato do presidente norte-americano Abraham Lincoln, em 1865, levou 13 dias para cruzar o Atlântico e chegar à Europa. A queda da Bolsa de Valores de Hong Kong (Outubro-Novembro/97), levou 13 segundos para cair como um raio sobre São Paulo e Tóquio, Nova York e Telaviv, Buenos Aires e Frankfurt.”

3 Características gerais da Globalização:
Termo que surgiu nos anos 80 nas Escolas de Administração Norte-Americanas Características gerais da Globalização: • Expansão do fluxo de informações, atingindo todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais. • Aceleração do ritmo das transações econômicas, ultrapassando fronteiras nacionais. • Crescente difusão de valores políticos e morais em escala universal.

4 CONCEITO Processo mundial de homogeneização do modo de produção capitalista, de globalização dos mercados e das transações financeiras, do entrelaçamento das redes de comunicação e do controle mundial das imagens e das informações. A lógica que a preside é a competição de todos com todos. (Boff, 2002).

5 CONCEITO O escopo de uma sociedade é o intercâmbio. Uma sociedade cujo motor é a competição, é uma sociedade que me propõe o suicídio. Se me ponho em competição com o outro, não posso interagir com ele, devo eliminá-lo, destruí-lo. (Jaquard, 2001)

6 CONCEITO Significa a intensificação das relações sociais à escala mundial que ligam localidades distantes de tal maneira que, acontecimentos locais são modelados por eventos que ocorrem a muitos milhares de quilômetros de distância e vice-versa (Giddens,1990).

7 “FASES” 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção. 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos modernos e tecnologicamente avançados.

8

9 Globalização Econômica Financeira Cultural?

10 Globalização Econômica
Aceleração da produção Renovação dos meios técnicos – transporte e meios de produção Produção flexível Marcas e produtos mundiais

11 Globalização Econômica
Divisão territorial do trabalho Dispersão das camadas consumidoras Intenso fluxo de capital entre países centrais Concentração da riqueza mundial

12 Globalização Financeira
Circulação financeira Bolsas de valores Produção flexível

13 Globalização Financeira
Dívida externa Seguros, previdência e crédito Paraísos fiscais Criação de blocos econômicos

14 Globalização Cultural?
Cultura global? Universalização ou padronização? Indústria cultural Estetização dos bens de consumo

15 Globalização Cultural?
Cultura local Cultura nacional Cultura e cidadania


Carregar ppt "Tópicos Avançados II Elizabete Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google