A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade"— Transcrição da apresentação:

1 GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Competências e Habilidades Compreender como o fim da União Soviética e da Guerra Fria facilitaram a globalização. Entender como a globalização afeta as relações sociais. Conhecer as análises sociológicas contemporâneas a respeito dessas modificações. Analisar as mudanças de paradigma na sociologia. GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade

2 A identidade terrena “É na segunda metade do século XX, depois da Segunda Guerra Mundial e da destruição nuclear de Hiroshima e Nagasaki, que surge uma consciência de comunidade de destino. Como diz Mireille Delmas-Marty: ‘Começamos a nos conceber como humanidade há cinquenta anos’.” MORIN, Edgar. A cabeça benfeita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p. 71.

3 SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA
CENÁRIO Novas potências – Estados Unidos e União Soviética; Declínio da hegemonia europeia; Migrações de levas populacionais pelo planeta; A emancipação das colônias na África e na Ásia; A industrialização em diversas regiões; A revolução tecnológica; Características Modificaram a geopolítica, abalaram as instituições e reorganizaram as formas de poder e o equilíbrio internacional.

4 Releitura e atualização do modelo de Karl Marx que inspirou o regime político da União Soviética (desmembrou em 1991), China e Cuba. Stalin

5 Questões de vestibular e do Enem
(Uece) O processo de mundialização do capital é corretamente definido como: Uma divisão internacional do trabalho entre países produtores de matérias-primas e produtores de produtos industrializados; Divisão do espaço internacional em três áreas de influência para o investimento direto – o Primeiro Mundo, o Segundo Mundo e o Terceiro Mundo; Um processo de modernização tecnológica global que se baseia na produção em massa; Um processo de expansão econômica baseado nas grandes corporações, cujo controle econômico se dá através das esferas financeira e tecnológica.

6 (UEM-PR) Assinale a alternativa incorreta sobre as redes de comunicações.
As rodovias, as ferrovias e os gasodutos são exemplos de vias de circulação que podem formar redes. Os nós ou vértices são pontos de encontro de duas ou mais vias de comunicação ao longo de uma rede. Os fluxos correspondem ao deslocamento de pessoas, de bens ou de informações ao longo de uma via de comunicação. As redes de transporte podem ser elementos importantes de estruturação do espaço geográfico. As redes viárias correspondem às rotas aéreas que ligam os lugares centrais às periferias.

7 D E


Carregar ppt "GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google