A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT"— Transcrição da apresentação:

1 DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
04/06/2013

2 DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO(DIT)
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO(DIT) – É a divisão de produção no cenário mundial entre os países desenvolvidos e emergentes; Os primeiros exportam tecnologia, empresas e empréstimos enquanto os emergentes exportam produtos industrializados e matéria-prima Também consiste na especialização produtiva dos países e das regiões na intensificação das trocas. Essa especialização das funções econômicas é um reflexo da globalização.

3 DIT - ORIGEM No fim do século XV, o capital estava na distribuição e circulação das mercadorias entre as metrópoles e as colônias. As diversas regiões do mundo passaram a desenvolver funções diferentes, pois cada uma passou a especializar-se no fornecimento de matéria-prima, metais preciosos, produtos manufaturados etc; Então, dessa maneira, a metrópole exportava manufaturas e as colônias produziam matéria-prima e exportavam para a metrópole.

4 PRIMEIRA DIT Aconteceu no século XVIII com a consolidação do capitalismo durante a Primeira Revolução Industrial(RI) na Inglaterra; Essa DIT consistia na substituição da produção artesanal pelas máquinas; Nessa época, o mundo ficou divido nos países fornecedores de matéria-prima(subdesenvolvidos) e os que produziam produtos industrializados(desenvolvidos).

5 SEGUNDA DIT A partir do século XX a Inglaterra começava a perder a hegemonia de maior potência econômica e a partir da 2ª GM, os Estados Unidos a posição de grande potência mundial(fase do capitalismo financeiro); Nessa fase, muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelos detentores do capital; Muitas empresas passaram a espalhar filiais(multinacionais) pelo mundo; Esses países subdesenvolvidos se transformaram em exportadores de produtos industrializados, alterando as relações comerciais até então existentes.

6 TERCEIRA DIT Após a 2ª GM, a economia mundial acelerou como nunca; As empresas dos países industrializados tornaram-se grandes e se espalharam cada vez mais pelo mundo, globalizando não apenas a produção, mas também o consumo. Desde a década de 70, está havendo uma mudança na DIT, devido ao processo de reestruturação e a expansão das grandes empresas; Entretanto, o processo de industrialização é desigual, pois os tipos de indústria e tecnologia empregados não são os mesmos das matrizes.


Carregar ppt "DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google