ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

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Transcrição da apresentação:

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida (1858-1935) Eliseu Visconti( 1866-1944) Cada um contribuiu para enriquecer e diversificar a pintura brasileira em gêneros diversos, técnicas e estilos.

Benedito Calixto: Destacou-se na pintura da paisagem. paisagista não só de marinhas mas de cenas urbanas. Algumas pinturas de paisagens antigas de São Paulo, foram baseados em fotografias e desenhos. Pedro Alexandrino: Mestre em naturezas-mortas. Representava Fielmente os elementos da natureza-morta; O colorido e a textura das frutas e dos legumes, a transparência do vidro, detalhes da louça e brilho dos metais.

Benedito Calixto, “Praia do consulado, Porto de Santos” ,1882. Pedro Alexandrino “ Bananas com metal”

BELMIRO DE ALMEIDA Nasceu em minas Gerais, estudou na academia imperial de Belas artes, inicialmente seu estilo era acadêmico, porém após suas viagens a França entrou em contato com obras impressionistas e neoimpressionistas, absorveu estas tendências e explorou em suas obras , podemos notar na obra “efeitos do Sol”, 1892 a influencia dos movimentos do Impressionismo e Neoimpressionismo.(superação da arte acadêmica). Gênero mais explorado é o retrato e autorretrato. No Brasil além de professor e pintor, Belmiro trabalhou como caricaturista em jornais e revistas. Mais tarde criou seu próprio jornal chamado de Rataplan.

Belmiro de Almeida. “Efeitos do Sol”, 1892. Obras de Belmiro de Almeida; Percebemos a mudança da técnica da pintura acadêmica para o estilo Neoimpressionista. Belmiro de Almeida “Arrufos”,1887. Belmiro de Almeida. “Efeitos do Sol”, 1892.

ELISEU VISCONTI Nasceu na Itália, veio ao Brasil em seguida , foi aluno de Victor Meirelles na Academia- Imperial de Belas artes. Na França fez curso de artes decorativas, influenciado pela arte francesa modifica sua pintura adquirindo técnicas do impressionismo e simbolismo. Se destaca como pintor, ceramista, desenhista, ilustrador, sendo considerado o primeiro designer brasileiro desenvolveu variadas linguagens no desenho industrial e gráfico. Gêneros; retratos, paisagens, e autorretratos, adotou as novas tendências europeias na pintura e nas artes decorativas, inaugurou os novos estilos, impressionismo e simbolismo. Suas obras se caracterizam pela versatilidade em aplicar diferentes pinceladas, sofisticação da cor e da luz, sendo considerado por este motivo o artista impressionista mais importante do Brasil.

Eliseu Visconti. “Garotos da ladeira”,1930. Eliseu Visconti : Em garotos da ladeira, apresenta duas características fortes; a riqueza das cores e a versatilidade em aplicar diferentes tipos de pinceladas. Eliseu Visconti. “Garotos da ladeira”,1930.

Esta obra, feita durante o período em que Visconti estava na Europa, revela o cuidado no tratamento da luz ao representar a natureza.

Exemplo de obras simbolista. (tema místico, imaginário) SIMBOLISMO: Movimento artístico e literário surgido na França no final do século XIX, caracteriza-se pela aproximação do mundo material e espiritual,(místico) representação do simbólico em oposição do real. No simbolismo são explorados, os símbolos religiosos, de imagens tiradas da natureza, de fantasias oníricas(sonhos), de figuras femininas(ninfas), dos temas da doença e da morte. Os artistas trabalham esse repertório comum a partir de estilos diferentes. Exemplo de obras simbolista. (tema místico, imaginário) gênero: retrato. “A dança das Oréades”,1899 Eliseu Visconti . .

IMPRESSIONISMO Foi um movimento artistico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do séxulo XIX. Edouart Manet, foi o precursor do estilo. Este movimento é considerado o marco inicial da arte Moderna. O nome impressionismo deriva de uma obra de Claude Monet “ Nascer do sol”. Vindo a se tornar um dos pintores Impressionistas mais importante do período. Caracterísiticas do Impressionismo; Ênfase nos temas da natureza, principalmente as paisagens. Os artistas retratam em suas obras a luz do sol e seus efeitos sobre a natureza. Abandono do contorno do desenho, usam pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada. Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

Claude Monet, o pintor impressionista Europeu que mais se destacou. Claude Monet. Impressão “Nascer do sol,1872” Claude Monet. O Lago de Nenúfares,1897,1899

Neoimpressionismo Foi um movimento artístico que surgiu de fazer evoluir o impressionismo no sentido do rigor na aplicação das novas teorias cientificas da cor. Teve origem em George Seurat que descobriu um novo método de execução, reduzir as pinceladas em pequenas manchas arredondadas, sendo chamado de pontilhismo, utilizam cor pura não misturada, utilizam cores quentes e complementares.

George Seurat –”Domingo na Ilha da Grande Jatte.” 1884

George Seurat- “As modelos, 1887-1888”

RELEITURA DE IMAGEM Releitura de uma obra, é ler novamente uma obra, é fazer uma nova interpretação com um estilo próprio sem fugir muito do tema original. Não é uma cópia, é uma nova criação, uma reconstrução de algo já existente. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística, como desenho, a colagem, a fotografia ou a escultura. O importante é criar algo novo que mantém um forte elo com a fonte que serviu inspiração

Releitura:. Primeira imagem “Monalisa” (1503-1506 )- Leonardo da Vinci Releitura: Primeira imagem “Monalisa” (1503-1506 )- Leonardo da Vinci. Segunda imagem: Monalisa geléia e pasta de amendoim. Vick Muniz, (1999).

“Meduza” – Caravaggio (1597) (artista Barroco) Releitura segunda imagem “ Meduza depois de Caravaggio” Vick Muniz(2009) (artista contemporâneo).Uso de sucata. Super dimensão.

Apropriação de imagem A apropriação se dá quando o sentido da obra original é confirmado pela nova produção. Quando o artista produz uma obra, que faz eco com o conceito que outra sugere, está fazendo uma apropriação. Quando produz uma obra, que permite uma nova reflexão sobre o tema, está compondo uma releitura. Na releitura a criação de uma obra revela uma nova maneira de ver e sentir o conteúdo da obra relida. Tanto a apropriação quanto a releitura aprofundam o debate sobre o tema tratado, mas a releitura amplia as possibilidades de leitura da obra, pois permite uma nova reflexão sobre o tema. IMPORTANTE: A diferença entre apropriação e releitura é muito SUTIL. Denomina-se APROPRIAÇÃO quando a obra original é confirmada pela nova produção. Chama-se RELEITURA quando a criação de uma obra revela uma nova maneira de ver e sentir o conteúdo da obra relida.

Obra grega Vênus de Milo (à esquerda) foi apropriada pelos romanos e por Salvador Dalí, autor da Vênus com Gavetas.

Vídeo Impressionismo na Europa e Brasil https://www.youtube.com/watch?v=TlVJoEOALeo Vídeo Exposição Eliseu Visconti https://www.youtube.com/watch?v=xEUrrpSBnOY