A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
RITUAL DA INICIAÇÃO CRISTÃ DE ADULTOS
COMO ESTÁ A NOSSA CAMINHADA?
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
Um caminho para formar discípulos-missionários Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO NACIONAL DE CATEQUESE (DNC)
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
( Catechesi Tradendae n° 20)
O catequista da iniciação cristã
O AGIR DO MCC DEFINIÇÃO E PRÁTICA.
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
2007 7ºCatecismo - Projecto + 8ºCatecismo - Somos +
º Catecismo º Catecismo
A CATEQUESE A SERVIÇO DA INICIAÇÃO CRISTÃ PROPOSIÇÕES PASTORAIS
Congregação para a Doutrina da Fé
PLANO DE FORMAÇÃO INICIAL
Encaminhamento para o AGIR
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
Formação de Mensageiro(a)
CATECUMENATO.
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
Departamento Arquidiocesano da Catequese
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
CATEQUESE E INICIAÇÃO CRISTÃ.
A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO CATECUMENAL
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATEQUESE
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
APRESENTAÇÃO ANO DA FÉ.
CATEQUÉTICA FUNDAMENTAL
OS TRÊS VERBOS DA CATEQUESE 1)EDUCAR: ajudar a pessoa a desenvolver suas potencialidades, por ela mesma, visando à autonomia responsável do sujeito em.
Diocese de São João da Boa Vista
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
 Pastoral Missionária Conceito, natureza, ambitos e coordenadas 1.
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
III Capacitação Arquidiocesana para Catequistas Iniciação à vida cristã: catequistas a serviço da Cultura do Encontro “A iniciação cristã é um desafio.
MISTAGOGIA: NOVO CAMINHO FORMATIVO DE CATEQUISTAS
Aparecida e as urgências presentes nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil – DGAE –
A VOCAÇÃO DE SER CATEQUISTA
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
ENCONTROS DE CATEQUESE COM ADULTOS Itinerário de vida cristã
MCC DO BRASIL – AR ASSEMBLEIAS REGIONAIS 2014.
Formação Catequética Catequista.
2ª Urgência – Igreja: casa da iniciação à vida cristã
Rede de Formação Bíblico-ministerial iV encontro
CATEQUESE COM ESTILO CATECUMENAL
Projeto Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
 1. CAMINHO PARA ATINGIR UM OBJETIVO  2. PROGRAMA QUE ESTABELECE PREVIAMENTE UMA SÉRIE DE OPERAÇÕES:  em vista de um objetivo  3. MODO DE PROCEDER;
Catequista – encontro, comunidade, missão, espiritualidade,discípulo
O Saber Fazer O CATEQUISTA E A QUESTÃO METODOLÓGICA É preciso que o catequista seja competente em sua ação catequética superando a improvisação e a simples.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Conversão Pastoral. Aparecida 365 diz: 2 “Nenhuma Comunidade deve isentar-se de:  entrar decididamente,  com todas as forças, nos processos constantes.
PASTORAL FAMILIAR FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL ( ENCONTROS DE NOIVOS)
Incorporação na Igreja e os Sacramentos
Transcrição da apresentação:

A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada da Igreja (EG 1); Nesta nova etapa é urgente a revisão de nosso processo de transmissão da fé;

A Evangelização atual A Nova Evangelização interpela a todos, realizando-se fundamentalmente em três âmbitos: da pastoral ordinária, dos batizados que não o vivem e daqueles que não conhecem (recusam) o Evangelho (EG 14); A Nova Evangelização necessita de uma catequese querigmática e mistagógica como caminho de formação e de amadurecimento que implica tomar a sério cada pessoa e o projeto que Deus tem para ela (EG 160).

Mas é possível iniciar à vida cristã? Sentido teológico: não Sentido eclesiológico: sim A IVC acontece sempre em sentido secundário e instrumental, isto é, no âmbito das mediações humanas que podem ajudar no processo do despertar e do crescimento da fé; Qualquer processo de IVC, portanto, deve estar consciente dos seus limites: é uma mediação educativa puramente instrumental e dispositiva, a serviço do encontro dos seres humanos com a proposta interpeladora de Deus.

Elementos estruturais da VC Doutrinais: suficiente conhecimento da mensagem cristã em vista da opção pessoal por Cristo [conversão] (DNC 53a); Litúrgicos: inserção e participação na experiência celebrativo-ritual da fé cristã (DNC 53b); Morais: educação à consciência cristã e ao agir cristão (DNC 53c); Orantes: alimentação da vida de oração cristã (DNC 53d); Comunitários: progressiva inserção numa comunidade eclesial existente (DNC 53e); Missionários: familiaridade com experiências caritativo- apostólicas voltadas não somente à comunidade eclesial, mas também à sociedade como um todo (DNC 53f.g).

A IVC É uma mediação eclesial para colocar pessoas em sintonia com a Palavra de Deus e favorecer o crescimento na fé; É o conjunto de ações através do qual a comunidade cristã ajuda as pessoas a “tornarem-se cristãs”; Não deve ser entendida como preparação aos sacramentos do Batismo, da Eucaristia, da Crisma (Confirmação) e da Reconciliação (em alguns casos) e muito menos aos ritos desses; Mas como um itinerário de preparação que torna o discípulo(a) capaz de ser existencialmente fiel (integração entre o crer e o existir).