GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco
Advertisements

HISTÓRICO: do império russo à desintegração
A descolonização da África
2. COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NA ÁSIA
AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
Geopolíticas Asiáticas
Professor Luiz Felipe Geografia
Conflitos no Cáucaso, Ásia Central e Meridional
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
2ª Guerra Mundial.
PODER PARALELO.
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Conflitos tendo por base os nacionalismo e a vontade independentista
URSS para Rússia Atual.
Capitulo 1- Povos e Nações
A crise no mundo socialista
O fim do império e o surgimento da URSS
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
9º ANO – 3º BIMESTRE - TU 902 – AULA 2
14. Conflitos étnicos-culturais do pós Guerra Fria
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
Professor: Abel Edson Miguel
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
ÁFRICA Conflitos e tensões
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Federação da Rússia.
MOVIMENTO SEPARATISTA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
CONFLITOS NA MODERNIDADE
GUERRA FRIA.
Revisão 7ª série.
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Conflitos Nacionais na África.
A (re)emergência de conflitos regionais
Atualidades Temas  O petróleo do pré-sal;  100 anos da imigração japonesa;  Crise dos Estados Unidos;  Kosovo – O mais jovem país do mundo;
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
CEI – RÚSSIA E UCRÂNIA PROFª JULIANA AMARAL.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
A GUERRA FRIA
Estados Unidos FATOS HISTÓRICOS.
Coréia do Norte (Socialista) X Coréia do Sul (Capitalista)
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
ESTADO ISLÂMICO.
Complementação do capítulo 8
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Região, Regionalização e regionalismos
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
Geopolíticas Asiáticas
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
Transcrição da apresentação:

GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Universidade Cândido Mendes - UCAM Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Conflitos no Cáucaso Conflitos Étnico-Nacionalistas e Separatismo

O Cáucaso Região Montanhosa situada entre os mares Negro e Cáspio. É historicamente um polo de conflitos. No Cáucaso convivem cerca de 50 etnias com histórias e culturas próprias. Ponto equidistante entre Europa e Ásia, é também o limite entre as religiões Cristã e Islâmica.

Parte russa do Cáucaso: composta por repúblicas sem ligação entre si ou identidade com a Federação Russa. Rússia luta para manter controle sobre elas, devido a: – Grandes reservas de petróleo da região; – Posição estratégica no contexto geopolítico; – Principal ligação russa ao mar Cáspio; – Controle de vales férteis.

As Guerras da Chechênia A Chechênia foi incorporada ao Império Russo no séc. XIX e sua população, na maioria muçulmana, foi perseguida durante o regime soviético. Constituição de uma república e declaração de independência, com o fim da URSS, em Rússia tenta retomar o controle me 1994, reagindo com violência aos separatistas: foi a primeira Guerra da Chechênia.

Russos conquistam a capital Grózny e reforçam as atividades militares na região. Assinatura de um tratado de paz que apenas adiou a decisão da situação. Guerrilheiro checheno próximo ao Palácio Presidencial de Grózny.

Em 1999, os rebeldes retomam os combates e realizam atentados terroristas em Moscou e outras cidades russas. Invasão do Daguestão, com o intuito de formar um Estado Islâmico independente na região.

Deflagração da segunda Guerra da Chechênia. Ofensiva militar reduziu a cidade de Grózny a escombros. Russos assumem o controle em 2000 e fazem alianças com alguns líderes chechenos, dissolvendo o movimento.

Conflitos causaram mais de 50 mil vítimas. Chechênia declarada “zona livre de terrorismo” em 2009, pelo Comitê Nacional Antiterrorista da Rússia. Em 2010, entretanto, um antigo separatista checheno declarou-se responsável por organizar ataques suicidas no metrô de Moscou.

A Separação da Ossétia do Sul e da Abkházia Outro movimento separatista ocorrido com o colapso da URSS. Ossétia do Sul situa-se na Geórgia, mas compartilha raízes étnicas e culturais com a Ossétia do Norte, na Rússia. Guerra separatista em Abkházia, também situada na Geórgia, tentou separar-se em 1992, provocando uma guerra civil.

Eleição de um presidente da Geórgia com forte política pró-ocidente, em 2004, aproximou o governo russo de ambos movimentos separatistas. Em 2008 o governo da Geórgia usa a violência para acabar com os movimentos separatistas, com apoio do ocidente. Rússia desloca tanques e aviões, expulsando as tropas georgianas e avançando rumo a Tbilisi, capital da Geórgia.

Ossétia do Sul e Abkházia conquistam a independência.

Nos conflitos envolvendo a Ossétia do Sul e a Abkházia, a Rússia deixou claro que está disposta a usar força militar para defender seus interesses no Cáucaso. Seus interesses e presença deverão permanecer na região por um bom tempo.