Consultoria Legislativa do Senado Federal 4 de dezembro de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energias Renováveis MEI 2005/2006
Advertisements

Coréia do Norte.
Eólicas e Pequenas Centrais Hidrelétricas
Maremotriz Energia Renovável
BARRAGEM CONGONHAS.
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
PCH’s Quartel I, II e III PCH’s Quartel I, II e III
Os portugueses na América do Norte, América do Sul e África
Energia das marés ou maremotriz
Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
ESTUDO DE MOTORIZAÇÃO DE MECANISMOS DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES
28 anos LÍDER NO MERCADO DE PROCESSAMENTO DE DADOS.
Profª Janete Feijó, MSc. Coord. Curso de Engenharia Ambiental - CTTMar
Engenheiro Plinio Tomaz
Diferença com relação a relatórios como The Global Competitiveness Report e IMD World Competitiveness : • Conjunto limitado de países que, por suas características.
Pequenas Centrais Hidroelétricas: Perspectivas de Expansão no Brasil
Gerdau São Paulo INAUGURAÇÃO.
Rio Tijuco com 250 km de extensão é o segundo maior afluente do lado de Minas do rio Paranaíba Acima mapa das possibilidades de construção de PCHs e a.
8º ENERCON 18 de setembro de 2006 Jerson Kelman Diretor-Geral da ANEEL Perspectivas e desafios para alcançar eficiência no planejamento energético.
MAIS UM NA TERRA. Dia 8 de julho de 2011; Nasce um novo país; O Sudão do Sul; País de número 193; JUBA - O Sudão do Sul tornou- se a mais nova nação do.
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Nicolly e Gabriel.
A DESFLORESTAÇÃO.
IMPLANTAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS E O MERCADO DE ENERGIA
PERSPECTIVAS E POTENCIALIDADES CADEIA SUÍNA Novembro de 2003.
Trabalho De Química Alunas: Ingrid, Letícia, Maria e Sebastiana
Audiência Pública conjunta Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Comissão de Infraestrutura (CI). O “Plano Decenal de Energia ”
Escola: Coopen Série: 4º ano B Alunos: Maria Eduarda Campos e Arthur
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
Um dos mercados mais estáveis e ricos do mundo. Gera aproximadamente um terço da renda global. Contém 23 países e população de aprox. 460 milhões. Renda.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão ÁGUA FRIA.
Escola: Coopen Série: 4º ano A Alunos: Marina e Pedro Paulo.
A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015.
Energias Renováveis no Brasil Deputado Paulo Teixeira.
O Plano Nacional de Recursos Hídricos Análise Diagnóstica (cont.) Vazões Águas Superficiais.
JOÃO JOSÉ MAGALHÃES SOARES
APRESENTA UMA NOVIDADE AOS Fabricantes de Torneiras.
PANORAMA E EXPECTATIVAS PARA O MERCADO DE ARROZ
Central Nuclear Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Grupo 8 Andre Godoy Jademilson dos Santos Juliana Torini
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
G-20.
Energia Eólica Junho / 2015.
Central Hidrelétrica Reversível Sazonal
EU SOU DA TERRA DA LUZ EU SOU DO CEARA
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
Belo Monte PARTICIPAÇÃO DO AHE BELO MONTE NO ATENDIMENTO AO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL EM ,4 % 6,4 %
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
Regularização de vazões
G - 2.
MERCADO DE ENERGIA ALUNOS:KLEBER BARROS VERIDIANO WIRLEY DA SILVA.
PCH Legislação e Estudo de Caso
Economia Social e Solidária Inovação social no mundo do trabalho 27 a 31 de Julho de 2015 Joanesburgo, África do Sul 5ª ACADEMIA da OIT Roberto Di Meglio.
PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA USINA HIDRELÉTRICA: BARRAGEM RESERVATÓRIO VERTEDOR CASA DE FORÇA SUBESTAÇÃO ECLUSA USINAS HIDRELÉTRICAS.
BALANÇA COMERCIAL DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
HISTÓRICO  Quais foram as justificativas para tais atos? o Implantação 1997 o Alteração/Aditivo 1998 o Alteração/Aditivo 2000 o Alteração/Aditivo 2002.
Resultados do 3T08. 2 Destaques 3T08 –Geração de energia no 3T08, 16,3% superior à energia assegurada –3.241,1 GWh gerados no 3T08, 4,5% menor que no.
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Instalações Elétrica de Alta Tensão I Hidrelétricas
O financiamento da educação brasileira: salto educacional e qualidade Nelson Cardoso Amaral (UFG) Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação.
Ministério de Minas e Energia Altino Ventura Filho Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético SENADO FEDERAL COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
Transposição do Rio São Francisco 3a. Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasília, 17/11/2005 João Suassuna.
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
Agricultura Familiar Produzindo alimentos para um Brasil sem fome.
Novas Narrativas no Semiárido Brasileiro.
FMI e Banco Mundial (BIRD)
Transcrição da apresentação:

Consultoria Legislativa do Senado Federal 4 de dezembro de 2014

Grandes Barragens (*) : Estruturas com altura igual ou superior a 15m e, também, as que possuem altura variável entre 10m e 15m, desde que tenham capacidade de armazenar mais de 3 milhões m 3 de água em seus respectivos reservatórios. Há mais de 50 mil grandes barragens em operação mundo afora. (*) Comissão Internacional de Grandes Barragens

China, Estados Unidos e Índia: 3 primeiros. O Japão e a Coreia do Sul: 4ª e 5ª posições. Canadá (6º), a África do Sul (7º) e o Brasil (8º) (mal ultrapassa o milhar) A Coreia do Sul tem um terço a mais(!) e o Japão, o triplo (!!!). Como assim???????

O Brasil possui seis engenheiros para cada grupo de 100 mil pessoas. O Japão possui cinco vezes mais. Em 2012, o Brasil formou menos de 40 mil engenheiros. No mesmo ano, a Coreia do Sul, com menos de um quarto da nossa população, formou o triplo. Ver artigo completo em:

Capacidade instalada de Belo Monte: ,1 MW Capacidade instalada (máxima) de uma PCH: 30 MW ,1 ÷ PCHs (aprox.) Área de reservatórios de PCHs: inferior a 3 km 2 3 km km 2 Área do reservatório de Belo Monte: 503 km²

Entorno de Belo Monte: APP contínua de 30 mil hectares (300 km²), o sêxtuplo da área de ambientes florestais que serão suprimidos para implantação dos reservatórios. Pagamento pelo uso de bem público: R$ 16,6 milhões por ano A partir do início da geração: Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos (CFURH) mais de R$ 230 milhões anuais, a partir de (Balanço anual da Norte Energia S.A. – 2013)

O pós-Eco 92, segundo Jeffrey Sachs (*) : “ Todo ano, um novo encontro (...) onde diplomatas que não conhecíamos discutiriam por dias como o mundo estava mudando. E as soluções ficaram sempre para o ano seguinte. Esse sistema está beneficiando advogados e diplomatas, mas não está aumentando o número de engenheiros capazes de solucionar os problemas.” (*) Ver entrevista completa em: entrevista-rio shtml?func=2 (acesso em 3/12/2014)