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A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015.

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1 A Pequena Empresa e as Exportações de Serviços: O Presente e o Futuro – Algumas Considerações Jorge Arbache UnB ENAServ 2015 São Paulo, 8 de abril de 2015

2 Transações correntes - % PIB

3 Saldo do comércio exterior de serviços - US$ milhão

4 Saldo do comércio exterior de serviços - % PIB

5 Despesas com serviços importados

6 Componentes da conta de transações correntes (US$ milhão)

7 Decomposição da conta de transações correntes - %

8 Serviços e rendas 2005-2013

9 Decomposição da conta de serviços - %

10 Quando o PIB aumenta em 1%, as despesas e receitas com serviços aumentam em... Em (%) - período 1990-2013

11 Serviços nas contas correntes (US$ 1.000.000) Ano Serviços - total Transporte s Viagens internaciona is Seguros Serviços financeiros Computação e informação Royalties e licenças Aluguel de equipamento s Serviços Governamentai s Comunicações Construçã o Relativos ao comércio Empresariais, profissionais e técnicos Pessoais, culturais e recreação 2000 -7.162,03-2.895,59-2.084,21-4,30-293,72-1.111,39-1.289,39-1.310,81-549,473,69227,41194,412.251,01-299,66 2013 -47.523,45-9.785,97-18.632,09-1.075,61.114,93-4.468,75-3.066,41-19.059,63-1.441,6220,8610,68317,9310.092,46-1.550,18 Part. de cada item (%) em 201310020,5939,212,26-2,359,406,4540,113,03-0,04-0,02-0,67-21,243,26 Fonte: Banco Central do Brasil

12 Exportações totaisValor adicionado nas exportações totais Total do valor adicionado de serviços Participação % nas exportações Valor adicionado direto de serviços domésticos Valor adicionado indireto de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado re- importado de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado de serviços estrangeiros Valor adicionado direto de serviços domésticos Valor adicionado indireto de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado re-importado de serviços domésticos (consumo intermediário) Valor adicionado de serviços estrangeiros Total do valor adiconado de serviços África do Sul 74.111,006.244,1017.404,204,104.007,6027.660,008,4323,480,015,4137,32 Alemanha 1.159.443,50129.280,80281.921,705.414,40139.448,60556.065,5011,1524,320,4712,0347,96 Argentina 63.941,107.436,1010.357,806,003.277,8021.077,7011,6316,200,015,1332,96 Brasil 176.562,4017.114,8041.746,2029,705.834,1064.724,809,6923,640,023,3036,66 Canadá 367.569,3036.311,0073.833,00207,7024.791,70135.143,409,8820,090,066,7436,77 Chile 60.585,403.923,609.862,206,104.580,7018.372,606,4816,280,017,5630,33 China 1.283.964,2062.577,40165.706,003.721,40146.223,90378.228,704,8712,910,2911,3929,46 Coreia do Sul 401.162,4038.271,5059.094,30644,4053.239,50151.249,709,5414,730,1613,2737,70 Espanha 312.611,5064.642,1080.392,40327,8028.365,40173.727,7020,6825,720,109,0755,57 Estados Unidos 1.458.182,80339.965,40327.981,303.543,6051.360,00722.850,3023,3122,490,243,5249,57 França 584.014,6083.250,00156.402,701.255,1058.663,20299.571,0014,2526,780,2110,0451,30 Índia 255.031,9059.453,2050.312,50133,2024.067,90133.966,8023,3119,730,059,4452,53 Indonésia 125.691,906.547,7013.364,6015,606.473,0026.400,905,2110,630,015,1521,00 Japão 618.021,9055.994,10163.644,20878,3027.003,50247.520,109,0626,480,144,3740,05 Malásia 179.789,7014.886,4023.670,30177,6026.953,5065.687,808,2813,170,1014,9936,54 México 231.898,5010.279,5038.384,70106,5021.767,8070.538,504,4316,550,059,3930,42 Polônia 162.225,3014.995,4035.917,20105,8017.781,9068.800,309,2422,140,0710,9642,41 Reino Unido 559.729,00145.762,70134.597,40804,0042.034,80323.198,9026,0424,050,147,5157,74 Rússia 331.374,8024.240,0068.525,6098,6011.896,10104.760,307,3120,680,033,5931,61 Tailândia 173.975,6015.711,8014.420,1059,0022.195,3052.386,209,038,290,0312,7630,11 Turquia 136.407,2020.531,1030.946,2035,7010.597,5062.110,5015,0522,690,037,7745,53 Vietnã 63.055,503.407,105.212,508,208.280,4016.908,205,408,270,0113,1326,81 Fonte: TiVA 2009 - OCDE-OMC Valor adicionado no comércio - 2009 (US$ milhão)

13 O comércio de serviços já é, mas se tornará ainda mais crítico para determinar os destinos de um país na economia mundial -- os serviços já representam 55% do comércio mundial; até 2025 eles serão 75% Por isto, os serviços se tornarão o maior front de disputas comerciais e de investimentos no futuro próximo

14 Os serviços de agregação de valor e diferenciação de produtos já são, mas serão ainda mais relevantes para a geração de empregos, riqueza e prosperidade O TISA, TPP e TTIP indicam que a reordenação da economia mundial ocorrerá pelas vias dos serviços Como o Brasil está muito atrasado na agenda de serviços, a tendência é que nos isolemos ainda mais ao longo dos próximos anos

15 O envolvimento de pequenas e médias empresas (PME) no comércio de serviços será bem-vindo por várias perspectivas, incluindo o da redução dos déficits em serviços e o da inserção internacional Mas a crescente concorrência internacional sugere que a inserção internacional de um país requer produtividade elevada, estrutura de gestão e produção profissionalizada e escala, o que se tornou mais relevante com a crescente popularização de tecnologias de TI

16 Pequenas empresas devem trabalhar para encontrar soluções comuns que viabilizem uma participação vencedora no comércio internacional As PME podem explorar nichos de mercado e áreas que experimentam crescimento

17 As políticas públicas devem estimular e apoiar PMEs com políticas de start-ups, fomento, acesso a crédito, desenvolvimento de novos instrumentos de mitigação de riscos de crédito, acesso a tecnologias, acesso a mercados internacionais, acesso a mão de obra qualificada e consultorias, acesso a instituições de C&T, informações sobre operação em mercados internacionais e oportunidades e remoção de barreiras à entrada e estímulo à competição Não deve, contudo, haver políticas exclusivas para PMEs, posto que elas tendem a distorcer mercados e a alocação de recursos

18 Muito Obrigado!


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