S. Luís de Toulouse Licenciatura: História da Arte Cadeira: Iconografia Prof. Luís Urbano Afono Bárbara Inês Martinez Caetano Clemente Ribeiro Licenciatura:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pedro I de portugal D. Pedro I foi o oitavo rei de Portugal, foi-lhe dado o cognome de “O Justiceiro” (também o Cruel; Cru; ou o vingativo), estes cognomes.
Advertisements

ARTE ROMÂNICA.
Origens Medievais do Estado Moderno e seus Teóricos
Madre Teresa nasceu na macedónia, em Chamava-se Agnes Gonxha.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
SÃO FRANCISCO DE ASSIS História de São Francisco de Assis:
Nossa Senhora de Lourdes..
Santo Antonio.
Uma flor especial.
Segundo uma sólida tradição sustentada nas histórias mais antigas, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização foi obsequiada à recém criada diocese.
Vestes Litúrgicas.
Comemoração: 24 de Janeiro
Pouca gente sabe - eu não sabia até hoje - que o Brasil, desde bem antes de Nossa Senhora de Aparecida, já tinha um padroeiro que, por antiguidade,
Santo André, Apóstolo.
A flor... O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária.
Trabalho realizado por: David Santos Nº5 8º3 Rodrigo Bernardo Nº20 8º3
Crucifixo de São Damião.
A flor... Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que pagava muitíssimo bem, uma família.
O último paga o churrasco
Minha mãe sempre contava uma história assim:
Adoração no livro do Apocalipse
Um exemplo inspirador. Um exemplo inspirador Para São Francisco de Assis, Deus era o pai de todos, de modo que não podia deixar de sentir-se irmão.
Maria, Mãe da Humanidade
Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de.
NATAL EM PAZ Era uma vez dois irmãos que se chamavam Alex e Madalena. Apesar da diferença de idades entre eles – Alex tinha catorze anos e Madalena tinha.
Conceito de Idade Média
O Estado Moderno.
Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando.
São Benedito, o Negro.
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
Nossa Senhora de Guadalupe
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Era filha de André II, rei da Hungria, tendo nascido no ano Ainda muito jovem foi dada em matrimônio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve.
Virgem de Guadalupe.
Nossa Senhora Auxiliadora.
Salmo, capítulo 131 humildade e confiança em Deus
São Luís, Rei da França de 1226 a 1270, nasceu no dia 25 de abril de 1214 ou 1215, em um dia extremamente religioso, devotado a procissões em homenagem.
Papa Francisco Jorge Mario Bergoglio.
Biografia de Dona Inês de Castro
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
Sto. Antônio Maria Zaccaria para adolescentes
No dia 17 de junho de 1603, nasceu, no reino de Nápoles, na aldeia de Copertino, um menino de nome José. Era o filho mais novo da família Desa, cujo.
São Peregrino Laziosi nasceu na cidade de Forli, na Itália em 1274 e faleceu em Era idealista e de caráter folgoso e seu apelido era furacão.
Oração de São Francisco de Assis
A unificação da Itália e da Alemanha
Santa Teresinha do Menino Jesus: Ser o Amor
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
ILUSTRAÇÕES SOBRE A VIDA DE SÃO LUIZ GUANELLA
Conteúdo de História – 7º ano A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica (p. 136 a 151) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Identificar as ações da Igreja.
“Segundo a doutrina do Concílio Vaticano II, deve procurar-se que os ritos brilhem por uma nobre simplicidade. Isto vale igualmente para a liturgia episcopal,
Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Telmo Alves História da Arte Iconografia Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo 2015/2016 Lisboa, 2016.
Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Luís Urbano Afonso Ano Letivo: 2015/2016.
Santo Agostinho Unidade Curricular: Iconografia Docente: Luís Afonso Ano Lectivo: 2015/2016 Aluna: Sara Florêncio nº
Rainha Santa Isabel Curso: História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Luis Urbano Afonso Ano lectivo:2015/2016 Faculdade de Letras – Universidade.
Santa Cristina de Bolsena Cristiana Gaspar História da Arte Iconografia Professor Luís Urbano Afonso Ano letivo 2015/2016 Lisboa, 2016.
Santo Antão Maria Francisca Antão Nº145689Iconografia Professor Doutor Luís Urbano Afonso 2ºSemestre 2015/2016 Estudos Gerais.
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
Santa Bárbara da Nicomédia Cláudia Maié Vaz Iconografia 2015/2016.
Aluno: Tiago Blé Número: Curso: História da Arte Cadeira: Iconografia Ano letivo: 2015/2016.
Santa Catarina de Siena História da Arte Iconografia Professor Doutor Luís Afonso Catarina Fernandes nº Ano letivo
Santo Antonino de Florença Guerreiro Anne Sophie, ERASMUS, Estudos Lusofonos.
“Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do SENHOR enquanto eu viver.” Salmo 23.6.
Santa Matilde de Ringelheim Matilde Outeiro | nº Artes e Humanidades Iconografia | Professor Luís Urbano 2016.
SANTA ISABEL da Hungria 17 de Novembro Curso de Licenciatura de História Da Arte Disciplina de Iconografia Docente Professor Doutor Luís Urbano Afonso.
São Gonçalo de Amarante
Santa Rosália de Palermo Trabalho realizado por: Rita Sousa, nº História da Arte Iconografia.
Santa Inês de Montepulciano Inês Serrario de Macedo Curso: História de arte Cadeira: Iconografia.
Transcrição da apresentação:

S. Luís de Toulouse Licenciatura: História da Arte Cadeira: Iconografia Prof. Luís Urbano Afono Bárbara Inês Martinez Caetano Clemente Ribeiro Licenciatura: História da Arte Cadeira: Iconografia Prof. Luís Urbano Afono Bárbara Inês Martinez Caetano Clemente Ribeiro

Biografia  Nasce em Itália, Sardenha, em 1274  Filho de Carlos II  Rei de Nápoles, Sicília, Jerusalém e Hungria.  1284, crise da Casa da Real de Anjou  Pai de Ludovico prisioneiro (Casa de Aragão)  Troca de reféns exigida por Afonso III  Prisão de Ludovico e dos irmãos.  Tratado com crueldade pagava pelos descontentamento do rei de Aragão em relação ao papa.  Príncipes mantidos em cativeiro  Ludovico ajudava os leprosos.  Nasce em Itália, Sardenha, em 1274  Filho de Carlos II  Rei de Nápoles, Sicília, Jerusalém e Hungria.  1284, crise da Casa da Real de Anjou  Pai de Ludovico prisioneiro (Casa de Aragão)  Troca de reféns exigida por Afonso III  Prisão de Ludovico e dos irmãos.  Tratado com crueldade pagava pelos descontentamento do rei de Aragão em relação ao papa.  Príncipes mantidos em cativeiro  Ludovico ajudava os leprosos.

Biografia  Período de cativeiro acompanhado pela Ordem dos frades Franciscanos  Frei Jacques Deuze  Janeiro 1296  Libertação de Ludovico e dos irmãos  Paz entre as casas de Anjou e Aragão  Ludovico volta a Nápoles e renuncia o trono  Ingressa na vida religiosa  Convento de Ara Coeli, Roma  Regressa a Nápoles  Oferta do papa Celestino V para Bispo de Toulouse.  Período de cativeiro acompanhado pela Ordem dos frades Franciscanos  Frei Jacques Deuze  Janeiro 1296  Libertação de Ludovico e dos irmãos  Paz entre as casas de Anjou e Aragão  Ludovico volta a Nápoles e renuncia o trono  Ingressa na vida religiosa  Convento de Ara Coeli, Roma  Regressa a Nápoles  Oferta do papa Celestino V para Bispo de Toulouse.  Viaja até Roma, tuberculoso.  Assiste à canonização de Luiz IX  Morre a 19 de Agosto de  Aos 23 anos.  Proclamado santo em 1317  Pelo papa João XXII, frei Jacques Douze.  União das famílias reais de Anjou e Aragão  Viaja até Roma, tuberculoso.  Assiste à canonização de Luiz IX  Morre a 19 de Agosto de  Aos 23 anos.  Proclamado santo em 1317  Pelo papa João XXII, frei Jacques Douze.  União das famílias reais de Anjou e Aragão

O Culto  Popular na França e Itália  Introduzido por Rroberto de Anjou (irmão)  Honrado na Catalunha  Pelo seu cativeiro em Barcelona  1433, Afonso V  Transporta as relíquias da catedral de Valência para os cuidados da Ordem Franciscana de Toulouse, Marselha, Nápoles e Valência.  Popular na França e Itália  Introduzido por Rroberto de Anjou (irmão)  Honrado na Catalunha  Pelo seu cativeiro em Barcelona  1433, Afonso V  Transporta as relíquias da catedral de Valência para os cuidados da Ordem Franciscana de Toulouse, Marselha, Nápoles e Valência.

Iconografia  Imagem aureolada de aspeto jovem.  Trajes episcopais e por baixo o hábito de minorita.  Insígnias episcopais:  Mitra  Báculo  Luvas  Livro  Capa pluvial azul  Flores de lis douradas  Alamar heráldico da casa de Anjou  Imagem aureolada de aspeto jovem.  Trajes episcopais e por baixo o hábito de minorita.  Insígnias episcopais:  Mitra  Báculo  Luvas  Livro  Capa pluvial azul  Flores de lis douradas  Alamar heráldico da casa de Anjou  Coroa que renunciou:  Aos seus pés  Na mão esquerda  Sobre a sua cabeça segura por dois anjos.  Atributos:  Flor de lis  Cara não barbeada  Descalço ou sem mostrar os pés  Isolado ou na companhia de Nossa Senhora.  Coroa que renunciou:  Aos seus pés  Na mão esquerda  Sobre a sua cabeça segura por dois anjos.  Atributos:  Flor de lis  Cara não barbeada  Descalço ou sem mostrar os pés  Isolado ou na companhia de Nossa Senhora.

Igreja San Lorenzo Maggiore, Nápoles Simon Marmion, 1317  Séc. XIV  Ordenado por Roberto de Anjou, imediatamente depois da canonização de S. Luís.  Senta-se num trono.  Dois anjos seguram a coroa celestial sobre a sua cabeça enquanto este coloca a coroa real na cabeça do seu irmão, que encontramos aos seus pés.  Vestido com as vestes franciscanas coberto pelo traje episcopal e carrega um báculo na sua mão direita.  Séc. XIV  Ordenado por Roberto de Anjou, imediatamente depois da canonização de S. Luís.  Senta-se num trono.  Dois anjos seguram a coroa celestial sobre a sua cabeça enquanto este coloca a coroa real na cabeça do seu irmão, que encontramos aos seus pés.  Vestido com as vestes franciscanas coberto pelo traje episcopal e carrega um báculo na sua mão direita.

Estátua de Bronze dourado, Donatello Museu da Santa Cruz, igreja dos franciscanos de Florença.  1415, séc. XV  Veste o hábito franciscano.  Pés descalços.  Carrega a mitra, a capa e o báculo.  1415, séc. XV  Veste o hábito franciscano.  Pés descalços.  Carrega a mitra, a capa e o báculo.

Moretto, S. Luís de Toulouse e Bernardino de Siena Louvre  Séc. XV  S. Luís era representado várias vezes junto daqueles que tinham mais influência dentro da ordem, o novo membro adicionava um certo novo prestígio à Ordem dos Franciscanos por prover de uma Casa Real.  S. Luís é representado com a mitra, o báculo o livro e o traje episcopal coberto de flores de lis douradas, de pés descalços.  Séc. XV  S. Luís era representado várias vezes junto daqueles que tinham mais influência dentro da ordem, o novo membro adicionava um certo novo prestígio à Ordem dos Franciscanos por prover de uma Casa Real.  S. Luís é representado com a mitra, o báculo o livro e o traje episcopal coberto de flores de lis douradas, de pés descalços.

Conclusão  S. Luís de Toulouse é representado sempre de aspeto jovem, e sempre de forma modesta, este para além dos trajes episcopais que por vezes aparecem ornamentados em tons de azul e por flores de lis douradas, este tem sempre os pés descalços que nos pode remeter ao facto de este ter sempre preferido a modéstia e pouca luxúria da ordem dos franciscanos quando o cargo de bispo lhe podia oferecer riqueza.  O facto de este ter renunciado a coroa de Nápoles, em favor ao seu irmão, é também muitas vezes representado por uma coroa que por vezes aparece aos seus pés ou sobrevoa sobre a sua cabeça.  S. Luís de Toulouse é representado sempre de aspeto jovem, e sempre de forma modesta, este para além dos trajes episcopais que por vezes aparecem ornamentados em tons de azul e por flores de lis douradas, este tem sempre os pés descalços que nos pode remeter ao facto de este ter sempre preferido a modéstia e pouca luxúria da ordem dos franciscanos quando o cargo de bispo lhe podia oferecer riqueza.  O facto de este ter renunciado a coroa de Nápoles, em favor ao seu irmão, é também muitas vezes representado por uma coroa que por vezes aparece aos seus pés ou sobrevoa sobre a sua cabeça.

Bibliografia e Webgrafia  MUELA, Juan Carmona, Iconografia de los santos, Madrid, 2003, ISTMO  RÉAU, Louis, Iconografía del Arte Cristiano: G-O. Iconografía de los santos, 2ª edição, 1997, Ediciones del Serbal    MUELA, Juan Carmona, Iconografia de los santos, Madrid, 2003, ISTMO  RÉAU, Louis, Iconografía del Arte Cristiano: G-O. Iconografía de los santos, 2ª edição, 1997, Ediciones del Serbal  