Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES
2
O BARROCO NA ITÁLIA Teocentrismo Igreja Católica Contrarreforma
IDADE MODERNA Idade Média Teocentrismo Teocentrismo Igreja Católica Contrarreforma Renascimento Antropocentrismo Linha do tempo
3
Michelangelo ("Miguel Ângelo") di Ludovico Buonarroti Simoni ( ) foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista italiano.
4
Davi de Michelangelo (1501-1504). Galleria dell'Accademia, em
Florença. “Davi” ( ), Bernini, Galleria Borghese, Roma
5
Pieta ( ) . De Michelangelo.
7
Basílica de São Pedro, construída entre 1506 e 1626.
8
ANTECEDENTES: Reforma Protestante, que teve início na Alemanha expandiu-se para outros países. A Igreja Católica organizou-se na contra Reforma Protestante. A Igreja Católica retomou sua forças e novas e grandes igrejas foram edificadas. A arte é vista como um meio de propagar o Catolicismo e sua influência. Precursor da Reforma Protestante na Europa, Lutero nasceu na Alemanha ( ) e fez parte da ordem agostiniana. Em 1507, ele foi ordenado padre, mas devido as suas idéias que eram contrárias as pregadas pela igreja católica, ele foi excomungado.
9
O BARROCO NA EUROPA O Barroco originou-se em Roma, na passagem do século XVI para o século XVII, perdurando até meados do século XVIII. Momento histórico: material e espiritual, razão e emoção. Função da arte: Educar no cristianismo. O Juízo final, de Michelangelo. 13,7m x 12,2 m. Capela Sistina, Vaticano. VÍDEO
10
JACOPO ROBUSTI TINTORETTO (1518-1594)
Primeiro pintor do estilo Barroco. Explorou cenas dramáticas e a perspectiva diagonal. Utilizou recursos de luz e sombra e grande quantidade de elementos. A Última Ceia Tintoretto. óleo sobre tela, 365 x 568 cm. Igreja S. Giorgio Maggiore, Veneza .
11
CARAVAGGIO (1571-1610) Michelângelo Merisi nasceu em Caravaggio.
Radicalização realista, a luz dirigida e a composição extremamente elaborada, com imagens que parecem projetar-se da tela. Forte contraste de luz e sombra. Jogo teatral.
14
ANDREA POZZO ( ) A pintura barroca desenvolveu-se também no teto das igrejas e de palácios; como efeito decorativo e composição em perspectiva. Ilusão de arquitetura que se abre para o céu. Anjos e santos convidam os homens para a santidade.
22
ARQUITETURA BARROCA: Nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados. Como se isso não bastasse, boa parte do interior delas era folheado a ouro, aproveitando a abundância do mineral no país.
23
Igreja de Santa Inês, Roma
30
BARROCO NO BRASIL Ocorreu durante os séculos XVII e XVIII.
Colonização européia; ordens religiosas. Igrejas, edifícios públicos, chafarizes ... Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco; riqueza advinda do plantio de cana-de-açúcar e de mineração.
31
Catedral de São Pedro dos Clérigos. Recife, Pernambuco
32
Fachada da Igreja de São Francisco. Salvador, Bahia.
34
Igreja de Nossa Senhora do Pilar. Ouro Preto, Minas Gerais
36
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA “ALEIJADINHO” (1720-1814)
Conjunto escultórico do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.
37
A igreja - ou capela, como preferem os especialistas - começou a ser erguida em 1776 e só ficou pronta no início do século 19. Ela foi desenhada e ornamentada pelo maior artista brasileiro do período, Antônio Francisco Lisboa.
39
Vista geral do grupo de profetas esculpido por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730?-1814). Basílica do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas do Campo (MG).
40
Teto da Igreja de São Francisco de Assis, (Ouro Preto - MG), obra-prima do pintor Manuel da Costa Ataíde ( ).
43
Interior da Basílica da
Abadia de Ottobeuren, Alemanha
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.