Grupos de Slides No 5. Prof. SIMÃO

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Transcrição da apresentação:

Grupos de Slides No 5. Prof. SIMÃO Algoritmos Estrutura de Repetição “enquanto” while Grupos de Slides No 5. Prof. SIMÃO Feito por Prof. Jean Marcelo SIMÃO e revisado por Prof. Luis Alberto LUCAS

Estrutura de Repetição “enquanto” while ( condição for verdadeira ) conjunto de comandos end

Exemplo de Algoritmo - 1 % algoritmo/programa para imprimir os números de 1 a 1000. clc; num = 1; while ( num <= 1000 ) printf ( 'Número: %i \n', num); num = num + 1; end % Fim do algoritmo/programa.

Exemplo de Algoritmo - 2 % Algoritmo/Programa para somar os nuhmeros de 1 a 1000. clc; soma = 0; num = 1; while ( num <= 1000 ) soma = soma + num; num = num + 1; end printf ( 'O somatório dos números entre 1 e 1000 é: %i. \n', soma); % Fim do algoritmo/programa.

Explicando o Exemplo % algoritmo/programa para somar os números de 1 a 1000. clc; soma = 0; num = 1; while ( num <= 1000 ) soma = soma + num; num = num + 1; end printf ( 'O somatório dos números entre 1 e 1000 é: %i. \n', soma); % Fim do algoritmo/programa. Passo Num Soma 1 2 3 4 6 5 10 15 7 21 8 28 9 36 ...

Exercício 1 Algoritmo para somar todos os números de uma sequência que começa por um e finaliza em um número dado pelo usuário.

Solução Exercício 1 % algoritmo/programa para imprimir os números de 1 a X. clc; soma = 0; num = 1; printf ( 'Soma de 1 até um número dado. \n'); fim = input( 'Informe um número: '); while ( num <= fim ) soma = soma + num; num = num + 1; end printf ( 'O somatório dos números entre 1 e %f eh: %f. \n', fim, soma ); % fim do algoritmo/programa.

Exercício 2 2.1 - Algoritmo para decidir se um número é par ou impar. 2.2 - Algoritmo para decidir se cada número entre 1 e 500 é par ou impar. 2.3 - Algoritmo para somar os números pares entre 5 e 500 (inclusive).

Solução 2.1 % algoritmo/Programa para decidir se um número é par ou impar. num=input ( 'Digite um numero: ' ); resto = rem ( num , 2 ); if ( resto == 0 ) printf ( 'É um número par! \n' ); else printf ( 'É um número impar! \n' ); end % fim do algoritmo/programa.

Solução 2.2 % algoritmo/programa para classificar os número entre 1 e 500 % como par ou impar. num = 1; while ( num <= 500 ) resto = rem ( num , 2 ) ; if ( resto == 0 ) printf ( 'O número %d é par! \n', num); else printf ( 'O número %d é impar! \n', num); end num = num + 1; % Fim do algoritmo/Programa.

Solução 2.3 % algoritmo/programa para somar os números pares entre 5 e 500 clc; soma = 0; num = 6; while ( num <= 500 ) soma = soma + num; num = num + 2; end printf ( 'A soma dos números pares entre 5 e 500 eh %d: \n', soma); % fim do algoritmo/programa.

Exercício 3 Elaborar um algoritmo para o cálculo da soma, subtração, multiplicação ou divisão de dois números reais fornecidos pelo usuário, segundo sua opção. O usuário poderá realizar quantas operações desejar enquanto não optar por sair do programa.

Solução exercício. % algoritmo/programa para operações elementares sobre dois números clc; opcao = 0; while ( opcao != 5 ) printf ( 'Operações elementares sobre dois números. \n' ); printf ( 'Digite 1 para soma. \n' ); printf ( 'Digite 2 para subtração. \n' ); printf ( 'Digite 3 para multiplicação. \n' ); printf ( 'Digite 4 para divisão. \n' ); printf ( 'Digite 5 para sair. \n' ); opcao=input( "Informe sua opção: '); printf("\n"); if ( ( opcao >= 1 ) && ( opcao <= 4 ) ) num1 = input( 'Digite o primeiro numero: ' ); num2 = input( 'Digite o segundo numero: ' ); end switch ( opcao ) case 1 soma = num1 + num2; printf ( 'O valor da soma é %f: \n ', soma); case 2 sub = num1 - num2; printf ( 'O valor da subtração é %f: \n ', sub); case 3 mult = num1 * num2; printf ( 'O valor da multiplicação é %f: \n ', mult); case 4 if ( num2 != 0 ) div = num1 / num2; printf ( 'O valor da divisão é %f: \n', div); else printf ( 'Divisão por zero impossível! \n'); case 5 printf ( 'Fim da execução do programa. \n' ); otherwise printf ( 'Opção inválida. \n' ); printf ( '\n \n' );

“Fluxograma” (Diagrama de Atividades) do exercício

Exercício 4 4.1 - Elaborar um algoritmo para receber as notas de 150 alunos e calcular/apresentar a média das notas. 4.2 - Elaborar um algoritmo para receber as 4 notas de cada um dos 150 alunos, calculando/apresentando a média de cada um, bem como a média geral da turma.

Exercícios - 5 5.1 - Algoritmo para o cálculo do quadrado e da raiz quadrada de 1 até um número dado pelo usuário. 5.2 Algoritmo para o cálculo do fatorial de um número dado pelo usuário. Obs.: Usar a estrutura de repetição enquanto-faça.

Algoritmo Fatorial 1 Número = 5 resultado Numero 5*4= 20 4 1 20*3=60 3 % Algoritmo/programa para o calculo do fatorial clc; numero=input( 'Informe um número decimal inteiro: '); if ( numero > 1 ) resultado = numero; while ( numero != 1 ) numero = numero - 1; resultado = resultado * numero; end printf( 'O fatorial eh %d: \n', resultado); else if ( numero >= 1 ) printf ( 'O fatorial eh 1. '); printf ( 'Número inválido. '); % Fim do algoritmo/programa Número = 5 resultado Numero 5*4= 20 4 1 20*3=60 3 2 60*2=120 120*1=120

Algoritmo Fatorial 2 Número = 5 resultado Numero 5*4= 20 4 1 20*3=60 3 % Algoritmo/programa para o cálculo do fatorial clc; numero=input( 'Informe um número decimal inteiro: '); if ( numero > 1 ) resultado = numero; while ( numero != 1 ) numero = numero - 1; resultado = resultado * numero; end printf ( 'O fatorial eh %d: \n ', resultado); else if ( numero >= 0 ) printf ( 'O fatorial é 1. \n' ); printf ( 'Número inválido. \n' ); % Fim do algoritmo/programa Número = 5 resultado Numero 5*4= 20 4 1 20*3=60 3 2 60*2=120 120*1=120

Exercícios 6. Algoritmo para permitir ao usuário escolher entre o cálculo do fatorial, do quadrado ou da raiz quadrada de um número dado por ele. O usuário também pode escolher como opção ‘sair do programa’. Uma primeira versão usando apenas estrutura de decisão se (if end) para tratar a opção do usuário. Uma segunda versão usando apenas estrutura de decisão se senão (if else end) para tratar a opção do usuário. Uma terceira versão usando apenas estrutura de decisão escolha caso (switch case) para tratar a opção do usuário.

Exercícios 7 6.1 Algoritmo para permitir o cálculo da área ou do perímetro de uma circunferência. Raio fornecido pelo usuário. Depois de cada cálculo o algoritmo deve permitir ao usuário escolher a mesma ou outra opção. Utilizar a estrutura escolha-caso (switch case). Utilizar uma variável caracter para tratar a opção do usuário. O algoritmo só terminará quando o usuário escolher uma opção de término. 6.2 Algoritmo para cálculo da área de um quadrado, de um triângulo retângulo ou de uma circunferência dependendo da escolha do usuário. Parâmetros (e.g. lado ou raio) fornecidos pelo usuário.

Exercício Refazer os todos os exercícios por meio de Diagrama de Atividades da UML, que são fluxogramas modernos por assim dizer. Opcionalmente: (Re) Pesquisar sobre Fluxogramas tradicionais. Refazer todos os exercícios anteriores por meio de fluxogramas tradicionais.