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Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.

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1 Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony

2  O algoritmo é uma seqüência de instruções, onde cada instrução representa uma AÇÃO que deve ser entendida e realizada  É uma descrição textual, estruturada e regida por regras que descrevem os passos executados no algoritmo. Utiliza-se palavras-chaves, indentação, apenas um passo (ação) por linha. Algoritmos Computacionais

3 1.Identificação do problema: determinar o que se quer resolver ou qual objetivo a ser atingido. 2.Identificação das “entradas de dados”: informações fornecidas, a partir das quais se desenvolverão os cálculos. 3.Identificação das “saídas de dados”: as informações a serem geradas como resultado. 4.Identificação das regras e limitações do problema ou das limitações do agente executante (ex: se o agente fosse uma calculadora não-científica, iriam existir limitações no cálculo de funções, por exemplo). Diretrizes para a Elaboração de Algoritmos

4 5.Determinação do que deve ser feito para transformar as “entradas” em “saídas”. Neste ponto deve ser determinada a seqüência de ações que leve à solução do problema. 6.Elaboração do Algoritmo. 7.Teste da solução - execução de todas as ações do algoritmo, seguindo o fluxo estabelecido para verificar se ele está realmente gerando os resultados esperados ou detectar possíveis erros em sua descrição Diretrizes para a Elaboração de Algoritmos

5 O computador utiliza dois conceitos básicos para construir e interpretar algoritmos: Estruturas de Dados: manipulação das informações - Tipos de Dados - Constantes - Variáveis Estruturas de Controle: manipulação das ações - Expressões Aritméticas - Expressões Lógicas - Instruções/Comandos Algoritmos Computacionais

6 Tipos de Dados  Informação: é a matéria-prima que faz com que seja necessária a existência dos computadores, pois eles são capazes de manipular e armazenar um grande volume de dados com alta performance, liberando o homem para outras tarefas nas quais o seu conhecimento é indispensável. Estas informações classificam-se em duas categorias básicas: dados e informação  A informação são caracterizadas por quatro tipos de dados básicos: números inteiros, números reais, caracteres, lógicos.

7 Tipos de Dados  Inteiros: são tipos inteiros, dados numéricos positivos ou negativos, excluindo-se destes qualquer número fracionário. Como exemplo deste tipo de dado, têm-se os valores: 15; 0; -63.  Reais: são tipos reais, dados numéricos positivos, negativos e números fracionários. Como exemplo deste tipo de dados, têm-se os valores: 15; 0; -63; 1,2; -45, 987; 2,29E+22; 1,98E-12.

8 Tipos de Dados  Caracteres: São tipos caracteres, as seqüências contendo letras, números e símbolos especiais. Uma seqüência de caracteres deve ser indicada entre apóstrofo( " ). Este tipo de dado é também conhecido como: alfanumérico, string, literal ou cadeia. Como exemplo deste tipo de dado, têm-se os valores: "PROGRAMADOR", "RUA: CORONEL JOAÕ BATISTA", "FONE: 257-2222", "0605743-82", " ", "8".  Lógico: são tipos lógicos ou booleanos, os dados com valores VERDADEIRO ou FALSO, sendo que este tipo de dado poderá representar apenas um dos dois valores.

9  Será muito comum o uso de expressões (fórmulas) aritméticas e lógicas, uma vez que na sua maioria todo trabalho computacional está relacionado e envolve a utilização de cálculos. Estas expressões são definidas pelo relacionamento existente entre variáveis e constantes numéricas através de operadores específicos. Expressões

10  Uma expressão aritmética é aquela cujos operadores são aritméticos (+, -, *, /,... ) e cujos operandos são constantes e variáveis do tipo numérico (inteiro e/ou real).  Exemplos: 45+6-7867*2/2(80+4)**2 media*0,02quantidade+1preco/2 (((a**2)+b+(c/2))/b-5)**3 Expressão Aritmética

11  Operadores aritméticos são o conjunto de símbolos que representam as operações básicas da matemática. Estas operações guardam entre si uma hierarquia, que determina em que ordem devem ser resolvidas em uma expressão aritméticas.  Assim, expressões que têm prioridade maior devem ser resolvidas primeiramente. Para as operações de mesma prioridade, primeiro resolvemos as operações mais à esquerda e depois as mais à direita da expressão. Para alterar a prioridade das operações, utilizamos parênteses. Expressão Aritmética

12  Os operadores aritméticos serão representados pelos símbolos a seguir, com suas respectivas prioridades. Operador Operação Prioridade ** exponenciação 4 / divisão 3 * multiplicação 3 - subtração 2 + adição 2 Expressão Aritmética

13  É o conjunto de ações primitivas que serão executadas numa seqüência linear de cima para baixo e da esquerda para a direita, isto é, da mesma ordem que foram escritas. Inicio // começo do algoritmo declaração das variáveis comando A comando B : comando N Fim //Fim do Algoritmo Seqüência

14 VAR V1, V2, V3,..., VN : TIPO Onde: VAR -> palavra que inicia sessão de definição de variáveis V1, V2, V3,..., VN -> variáveis : -> separador TIPO -> tipo de dado (inteiro, real, caractere, lógico) Exemplo: VAR nome : caractere Idade: inteiro Salário: real Declaração de Variáveis

15 Instruções Atribuição de um valor a uma variável. Variável := Valor Ex: Numero := 5 Receber do Mundo externo um valor que será armazenado em uma variável. Leia(Variável) Ex: Leia(Numero) PROCESSAMENTOSAÍDA ENTRADA

16 Instruções Sequência Alternativa - Se..Então Alternativas Múltiplas - Escolha...Caso Estruturas de Repetição: –Enquanto –Para ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA

17 Instruções Escreva(valor1,valor2,...Valorn) Onde Valores podem ser: Variável - Escreva(Numero) Constante - Escreva(“Numero :”) Expressão - Escreva(Numero*2) PROCESSAMENTO SAÍDA ENTRADA

18 Instrução Leia Na instrução Leia as variáveis armazenam na memória, valores que são digitados pelo usuário. Sintaxe : Leia(Var1,Var2,Var3,...,Varn) Ex:Leia(Nome) Leia(Num1,Num2)

19 Atribuição de Valores Na atribuição, as variáveis armazenam na memória, valores que são atribuídos no algoritmo/programa. Sintaxe : Variável := valor Ex: Nome := “Marcelo” Num := 1 Soma := Num + 5 Total := Total + soma

20 Instrução Escreva A instrução Escreva é utilizada para exibição de valores (Saída de dados). Sintaxe : Escreva(Val1,Val2,Val3,...,Valn) Ex: Escreva(“Algoritmo”) Escreva(Nome) Escreva(“Soma é : “,Soma)

21 Exemplo de Algoritmo Faça um algoritmo para ler 2 números, calcular e informar a soma desses números. Inicio // Começo do algoritmo VAR A,B,C:Inteiro // declaração das Variáveis Leia(A,B)// Entrada Soma:=A+B// Processamento Escreva(Soma)// Saída Fim// fim do algoritmo

22 Exemplo de Algoritmo Faça um algoritmo para ler 3 números, calcular e informar a média desses números. Inicio // Começo do algoritmo VAR A,B,C:Inteiro// declaração das Variáveis Media:Real Leia(A,B,C)// Entrada Media:=(A+B+C)/3// Processamento Escreva(Media)// Saída Fim// fim do algoritmo

23 Exercícios Faça um algoritmo para, calcular e informar: –O triplo de um número –O quadrado de um número –A metade da soma de 3 números –Um terço do produto de 2 números –A soma e a média de 4 números


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