Ensaios de estampabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência dos Materiais
Advertisements

Fadiga em Metais.
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
Novo projeto de uma máquina de.
Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional Francisco dos Reis Faustino Jovinilo.
ENSAIO DE DUREZA BRINELL
Metrologia Professor: M.Sc. Dímisson Abreu Louzada
Tecnologia de Conformação de Chapas
Conformabilidade de Aco Inox
Conformabilidade das Chapas
Tecnologias Avançadas
Curso de Tecnologia de Conformação de Chapas II
Conformação de Aco Inox
Conformabilidade das Chapas
FACULDADE DE ENGENHARIA INDUSTRIAL da Fundação de Ciências Aplicadas
DUREZA ROCKWELL Proposto em 1922 leva o nome do seu criador, é o processo mais utilizado no mundo, devido à rapidez, à facilidade de execução, isenção.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
Estampagem ou Conformação de chapas.
Multiplicadores de Lagrange.
PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS METAIS
Aula 9 Processos de Conformação Mecânica Estampagem
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Aula 13 Processos de Conformação Mecânica Estampagem - Introdução
Aulas 8 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO – parte 1
Aula 13 Processos de Conformação Mecânica Estampagem - Introdução
Correção dos exercícios
AULA 08 DUREZA ROCKWELL PROF: Elias Junior
Propriedades Mecânicas: O Ensaio de Tração Uniaxial
Vibração Livre de Sistemas de Sistemas Torcionais
Aula 8 Técnicas de Manutenção Falhas em uniões por Parafusos e Rebites
DUREZA Definição de dureza é de acordo com o contexto em que é empregada:  Na ·área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência a deformação.
EMBUTIMENTO É na estamparia que o ensaio de embutimento encontra sua principal aplicação. A operação de estampagem envolve dois tipos de deformações: Estiramento,
Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo
Aula 16 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo
Estampagem Conformação de chapas é definida como a transição de uma dada forma de um semi-acabado plano em uma outra forma. Os processos de conformação.
Capítulo 17 Régua e mesa de seno
CONFORMAÇÃO DE CHAPAS.
Limites de Consistência
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
ENSAIO DE FLEXÃO Departamento de Materiais e Tecnologia Maio
DOBRAMENTO DE CHAPAS.
O QUE É? Na área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência à deforma- ção plástica permanente. Para um projetista, é uma base de medida Na.
1 - Ensaio de Tração: Procedimentos Normalizados
Estado de superfície NBR 8404
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Ensaio de Materiais Parte II Aula 05.
AULA 5 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Superfícies Quádricas
Ensaio de Materiais Parte II Aula 05.
Aula 06 – Ensaio de Materiais Dureza
Aula 05 – Ensaio de Materiais
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
CIÊNCIA E ENG MATERIAIS
Laminação.
Estampagem.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Sérgio Luiz Manenti PREVISÃO TEÓRICA DA CURVA CLC E COMPARAÇÃO COM RESULTADOS.
I NFLUÊNCIA DA FORÇA NO PRENSA - CHAPAS NA CONFORMABILIDADE DO AÇO MULTIFÁSICO CPW 800.
Uma abordagem experimental para determinação da força de prensa-chapas para o DP600 com diferentes taxas de deformação no flange durante a estampagem Este.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Aula 06 – Ensaio de Compressão, Dobramento, Embutimento e Torção
Processamento de Materiais Métodos de enformação por deformação plástica Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC.
Diagrama tensão x deformação Ensaio de tração de metais Curso Técnico Eletromecânica Tecnologia dos Materiais Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Gabriel Castilho Mendes Ribeiro Avaliação da Curva Limite de Conformação Usando o Teste de Marciniak Comparado com Teste de Nakazima para Avaliação de.
Para ter acesso a esse material acesse:
Comportamento mecânico dos materiais
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
Curvas Limite de Conformação CLC
Aula 05 – Ensaio de tração Para ter acesso a esse material acesse:
Transcrição da apresentação:

Ensaios de estampabilidade

O ensaio tem como objetivo avaliar a estampabilidade de chapas e/ou tiras metálicas, relacionando características mecânicas e estruturais da peça com as máximas deformações possíveis de ser realizadas sem que ocorra ruptura [ASTM E643-84]. Existem diversos tipos de ensaio para essa forma de avaliação, descritos em seguida. Ensaio Erichsen Ensaio Olsen Ensaio Swift Ensaio Fukui CLC

Ensaio Erichsen O ensaio consiste em um punção de cabeça esférica que avança sobre uma fina chapa metálica (blank), presa em um sistema que aplica uma sobrepressão. O ensaio envolve estiramento biaxial, e o resultado é dado pelo avanço do punção sobre o metal até o instante em que ocorre a fratura. Os resultados podem variar com a velocidade de avanço do punção, a lubrificação do equipamento e do blank e, principalmente, em razão dos critérios para a determinação do fim de teste (início da fratura)

Os blanks utilizados no ensaio podem ser circulares ou retangulares, e o mínimo comprimento ou diâmetro deve ser de 90mm, e a espessura nominal da chapa deve estar entre 0,2 e 2,0mm. A parte esférica do punção deve ter dureza de 62 HRc, e a superfície da matriz (do topo até a base) deve ter dureza superior ou igual a 56 HRc. A velocidade de avanço do punção deve estar entre 0,08 e 0,40mm/s, e próximo a ruptura a velocidade pode ser reduzida para se obter maior precisão. Em geral, devido à dispersão dos resultados, deve se ensaiar pelo menos seis chapas e indicar a média dos valores de avanço do punção.

O ensaio Erichsen apresenta como maior desvantagem uma má reprodutibilidade, como conseqüência do emprego de pressões diferentes para a fixação da chapa na matriz, a diferenças de rugosidades nas matrizes e nos punções das diversas máquinas existentes e, principalmente, devido à qualidade diversificada do lubrificante utilizado e à velocidade do ensaio.

Ensaio Fukui ou CCV (Conical Cup Value) Nesse teste, a matriz é cônica na parte de apoio do esboço, sendo que o esboço é simplesmente apoiado, sem uso de antirruga. Quando o punção desce, o esboço adquire formato cônico, sendo após isso deformado em formato cilíndrico através da cavidade da matriz até iniciar-se a fratura. O valor medido pelo ensaio é o “valor de CCV” que é igual à soma do diâmetro máximo Dm (mostrado na figura) e o diâmetro mínimo (na direção circunferencial da parte mais larga do corpo de prova).

𝐷 𝑚 = 𝐷 𝑚𝑎𝑥𝑖𝑚𝑜+ 𝐷 𝑚𝑖𝑛𝑖𝑚𝑜 2

Ensaio Swift consiste na deformação de um disco metálico (blank) preso em uma matriz com um punção na forma cilíndrica. Nesse caso, o resultado é obtido por meio da relação entre o diâmetro máximo do disco e o diâmetro do punção que provoca a ruptura da peça. Desse modo, esse método de ensaio exige a utilização de diversos corpos-de-prova, sendo muito utilizado para análise de casos de estampagem profunda (deep.drawing).

Curva limite de conformação (CLC) É definida como sendo uma representação do comportamento de uma chapa metálica que é deformada em um processo de conformação mecânica e traçada em um diagrama deformação verdadeira maior vs. Deformação verdadeira menor. É comum considerar que as deformações limites independam do tipo de ensaio empregado nas suas determinações e representem, portanto, uma propriedade intrínseca do material.