DEUS SELA: O Batismo Cristão

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Transcrição da apresentação:

DEUS SELA: O Batismo Cristão João 1:19-28 Presb. Josimar Santos Rosa

1. Introdução 1.1 - A igreja é uma organização instituída por Deus. 1.2 - Como função principal a igreja deve arrebatar o povo, logo o batismo é a porta de entrada. 1.3 - O batismo é um sacramento instituído por Jesus Cristo, como registra o Novo Testamento. 1.4 - No batismo o crente faz um juramento de fidelidade a Cristo, até a morte. 1.5 - Jesus instituiu dois sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia.

Frederick Fyvie Bruce “No momento, João não fala deste batismo diferente, mas menciona aquele que o administrará. Trata-se daquele para quem João está preparando o caminho, como precursor, aquele que virá depois dele. De qualquer modo, o precursor é menos importante que a pessoa para a qual ele prepara o caminho...”

2. Visão do Texto Bíblico 2.1 - Referência – O eu confere referência para o futuro. 2.2 - Reconhecimento – Falta de dignidade para prestar um serviço mesmo que elementar. 2.3 - Missão – Preparar o caminho para quem haveria de vir.

3. O Significado do Batismo 3.1 - Selo da nossa união com Cristo: 3.1.1 - O nascimento confere identidade com Adão. 3.1.2 - A aceitação de Jesus como Salvador assegura identidade com o Senhor. 3.1.3 - Atitudes conjuntas: crucificação, morte e ressurreição. “Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição...” (Romanos 6.5)

3.2 - Selo da nossa participação no pacto da graça: 3.2.1 - A Trindade e o pacto da redenção. 3.2.2 - O Filho colocou-se no lugar de pecador. 3.2.3 - Padeceu para que o homem tivesse vida e vida em abundância. “De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.” (Gálatas 4.7)

3.3 - Selo da promessa de pertencermos ao Senhor: 3.3.1 - Estabelece uma nova aliança. 3.3.2 - Garantia do cuidado do Senhor. 3.3.3 - Certeza da companhia. “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz...” (1 Pedro 2.9)

3.4 - Selo como meio de graça: 3.4.1 - O batismo é um canal de bênçãos. 3.4.2 - O batismo assegura eficácia perene. 3.4.3 - O batismo é a prova visível da graça de Deus. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28: 19-20)

4. Elementos do Batismo 4.1 - Elemento espiritual – Modo essencial, ação interna, forma invisível, expressão real, com a operação divina do Espírito Santo. 4.2 - Elemento material – Revela-se com ação externa, forma visível e um simbolismo constituído pela água.

5. Formas de Batismo 5.1 - Por imersão – Quem estiver sendo batizado deverá ter todo o corpo coberto por água.

5.2 - Por aspersão – Derramamento de água sobre a cabeça da pessoa que está sendo batizada.

Adão Carlos Nascimento “A forma do batismo não está claramente definida na Bíblia. Homens piedosos, cultos e fiéis, examinando a Escritura têm concluído que o modo correto de se ministrar o batismo é a aspersão. Outros igualmente piedosos, cultos e fiéis, têm concluído que a forma bíblica é a imersão.”

6. Evidências do Batismo 6.1 - Administração do batismo – Não é tema de permanente debate entre os presbiterianos. 6.2 - Forma do batismo – Confere uma importância relativa. 6.3 - Importância do batismo – Não depende da quantidade da água empregada. 6.4 - Validade do batismo – Sua convergência não se faz pelo modo em que a água é aplicada. 6.5 - Efetividade do batismo – Ingresso na igreja de Cristo.

Charles Hodge Nosso modo de batizar está de acordo com a Escritura e é também o mais edificante. É o modo que se adapta a todas as idades, climas e constituições físicas. Se tivéssemos as mesmas convicções a respeito da imersão adotaríamos esse modo. Porém, como não as temos sentimo- nos impelidos a defender e a manter o nosso modo de batizar.

(Confissão de Fé de Westminster, Capítulo XXVIII, V) 7. Aplicação “Posto que seja grande pecado menosprezar ou negligenciar esta ordenança, contudo a graça e a salvação não se acham tão inseparavelmente ligadas a ela, que sem ela uma pessoa não possa ser regenerada e salva, ou que todos os que são batizados sejam indubitavelmente regenerados.” (Confissão de Fé de Westminster, Capítulo XXVIII, V)

8. Fundamentos 8.1 - Quem salva é só Jesus. 8.2 - O batismo é o grande simbolismo. 8.3 - Recebendo Jesus como Salvador, todos devem ser batizados.

9. Desafio Prático “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém.” (Romanos 11.36)

Muito Obrigado! Fim josimar.sinodo@terra.com.br