Beatriz Nunes N°2 Emily Borgani N°5 Livia Ribeiro N°13 Asean.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
Advertisements

ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
Blocos Econômicos.
CE_19_CAN CAN – Comunidade Andina de Nações APEC – Asia-Pacific Economic Cooperation ASEAN – Associação de Nações do Sudeste Asiático DISCIPLINA: Comércio.
Comércio Internacional
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Associação de Nações do Sudeste Asiático
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Blocos econômicos-APEC
Trabalho de Geografia Carolina Queiroz – nº 09 Paula Straub – nº 17
Sistemática de Importação e Exportação
Amanda Lodi nº1 Ana Clara Simões nº2 Maya Amaral nº
Associação de Nações do Sudeste Asiático
BLOCOS ECONÔMICOS.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Blocos Econômicos.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
CAXIAS, 15 DE DEZEMBRO DE 2014 Os Desafios do Brasil: Competitividade e governança.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/29 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, Cap. 2 BARBOSA, A.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
João- Nº5 Nikhil – Nº13 Núria – Nº15 Sérgio – Nº20 9ºC.
União Europeia para os mais novos
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
BRICS Mário Alves Nº10 Maura Vaz Nº12 Soraia Faria Nº23 Telmo Valério Nº25 E. B. 2, 3 das Olaias Geografia 9ºC.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
IFDM 2015 Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal Ano Base 2013 Recorte Municipal Abrangência Nacional.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
Blocos Econômicos PROF: Wilson Forti ALUNO: João Neto Nº:7 ALUNO: Mateus Dian Nº11.
Professor: Wilson Forti Integrantes: Matheus Oliveira n° 15 Frederico da Costa n° 6 Francisco Miller n° 5.
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
TRABALHO GEOGRAFIA Componentes: Francisco-04 Ricardo-12 PROFESSOR:WILSON.
Tibete “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Dalai Lama.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
Desempenho da Indústria Catarinense. Produção Industrial Fonte: IBGE % Desempenho por UF - Jan-Ago 2009 / Jan-Ago 2008.
Fundamentos do Comex II - Aula 7 – Blocos Econômicos Definição: Associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Países.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Transcrição da apresentação:

Beatriz Nunes N°2 Emily Borgani N°5 Livia Ribeiro N°13 Asean

ÍNDICE QUESTÂO 1 ………………………………………………………………………………………………………………………………………………………PÁGINA 3 QUESTÃO 2……………………………………………………………………………………………………………………………………………………....PÁGINA 11 QUESTÃO 3 ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….PÁGINA 13 QUESTÃO 4 …………………………………………………………………………………………………………………………………………… PÁGINA 17 QUESTÃO 5………………………………………………………………………………………………………………………………………………………PÁGINA 19 QUESTÃO 6 …………………………………………………………………………………………………………………………………………………......PÁGINA 21

1° Um bloco economico é quando alguns países ficam unidos para poderem ampliar relações econômicas ou para estender a integração social de países emergentes criados com a finaldiade de tornar o comercio e a troca de produtos entre países membros mais facil. BLOCOS ECONÔMICOS DO MUNDO :

Esses blocos exigem redução/isenção de impostos e/ou de tarifas alfandegárias ( importação ou exportação de algum produto ) e também buscar soluções em comum para problemas no comércio. Os blocos econômicos, muitas vezes fazem parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou até eliminadas entre os estados participantes. Grande parte dos blocos comercias estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com o seu nível de integração econômica. Exportações e importações antes: Exportações hoje : BR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=blocos+economicos+exportacao+de+produtos+2015&imgrc=8JuRig-GsMLfVM%3A

Um dos primeiros blocos da Europa foi o BENELUX : BE de Bélgica, NE de Netherlands (Holanda) e LUX de Luxemburgo. O acordo aduaneiro que iniciou a união foi assinado no ano de 1944 e é usado hoje em dia de uma forma bem geral que se refere ao agrupamento geográfico, econômico e cultural dos três países. Bloco Econômico BENELUX: biw=1040&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGp AKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+economico+benelux&imgrc=XTgYw4eJTpy N7M%3A

Um dos primeiros blocos da Europa foi o BENELUX : BE de Bélgica, NE de Netherlands (Holanda) e LUX de Luxemburgo. O acordo aduaneiro que iniciou a união foi assinado no ano de 1944 e é usado hoje em dia de uma forma bem geral que se refere ao agrupamento geográfico, econômico e cultural dos três países. Bloco Econômico BENELUX: biw=1040&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGp AKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+economico+benelux&imgrc=XTgYw4eJTpy N7M%3A

PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL: Bloco econômico da América Do Sul ( formado pela Argentina; Uruguai; Venezuela e Paraguai. UNIÃO EUROPEIA: A uniãio se iniciou após a Segunda Guerra Mundial, mas a criação foi etivada em 1992 com o Tratado de Maastricht. Hoje em dia, alguns países que fazem parte desse bloco são : BULGÁRIA; CROÁCIA; DINAMARCA; HUNGRIA; LETÔNIA; LITUÂNIA, POLÔNIA; ROMÊNIA; REINO UNIDO; REPÚBLICA CHECA e SUÉCIA. Bloco Econômico MERCOSUL: d=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+economico+mercosul+&imgrc=_ ource=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+ economico+uniao+iberica&imgrc=IrSAhsgSDPpn2M%3A

NAFTA: O bloco foi formado através de um tratado entre Canadá; México e EUA, em APEC: Foi originado em 1993 e é composto por inúmeros países do continente asiático, com a participação doas EUA. É formado por 21 países: Austrália; Brunei; Canadá; Chile; Hong Kong; Indonésia; Japão; Coreia do Sul; Malásia; México; Nova Zelândia; Papua-Nova Guiné, peru; filipinas; Russia; Singapura; Taiwan; Tailândia; EUA e Vietname. Bloco econômica NAFTA: rodutos&biw=1040&bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi 79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+economico+n afta&imgrc=Tr_exS9xg1M9WM%3A Bloco Econômico APEC : e=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=apec+bloco+eco nomico+grafico&imgrc=SSoXB6QJNjbNEM%3

ALCA: Proposto pelo governo estadunidense, e foi proposta sua criação em 2005, Tem negação latino-americana e é motivo de preocupação pra países desenvolvidos e subdesenvolvidos. O projeto esta parado desde ASEAN ( A associação de Nações do Sudeste Asiático) : É uma organização regional dos Estados do sudeste asiático, e foi criada no dia 8 de agostod e 1967 atarvés da Declaração de Bangkok. Ela engloba 12 nações. Em sua formação original, era composta por Indonésia, Maláisa, Filipinas, Singapura e Tailândia. Desde então, Brunei, Myanmar, Comoja, Laos, e Vietnã foram incorporados. Bloco Ecômico ALCA: e=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+alca Bloco Ecômico ASEAN: e=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUICCgD#tbm=isch&q=bloco+asean&i mgrc=B4JY_MnMEdqGaM%3A

Como que ele serve na economia global? O comércio enetre países constituentes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Normalmemte esses blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais/ comerciais. Essa tendência é nova mundial. Isso porque o comércio entre blocos econômcos cresce cada vez mais. Existem teorias de economistas que dizem que ficar fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. nto+economico+dos+blococ+economicos&imgrc=a1tRHJ0s1L1y1M%3A

2. Apresente quais os tipos de blocos existentes no nosso planeta: ° ZONA DE LIVRE COMÉRCIO: A Zona de Livre Comércio Acordos comerciais de redução ou eliminação das tarifas alfandegárias entre os países membros do bloco. POR EXEMPLO- Acordo de Livre Comércio Da América do Norte ( ou NAFTA) ° UNIÃO ADUANEIRA :A União Aduaneira além de reduzir ou eliminar as tarifas comerciais entre países integrantes do bloco, elem também regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco através da TEC ( Tarifa Externa Comum ). POR EXEMPLO- Mercado Comum do Sul ( ou MERCOSUL). &bih=599&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi79tzm_LjLAhWFGpAKHeEcBR4Q_AUIC CgD#tbm=isch&q=tipos+de+blocos+economicos&imgrc=qZDf8pb513o24M%3A

° MERCADO COMUM- O Mercado Comum proporciona ainda a livre circulação de capitair, serviços e pessoas nio interior do bloco. POR EXEMPLO- União Europeia ( EU). ° UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA – A União Europeia é a evolução do mercado comum. Os países adotam a mesma política de desenvolvimento e uma moeda só. É também o atual estágio da União Europeia. os+economicos&imgrc=JfFRvVOODg8ozM%3A

3-A Asean foi criado em criado em 8 de agosto de É composto por dez países asiáticos. No dia em que ocorreu a primeira conferência da ASEAN, em Fevereiro de 1976, foi assinado o Tratado de Amizade e Cooperação, onde vinham descritos os princípios a ser seguidos pelas nações aderentes. Entre eles constam o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridade territorial e identidade nacional e o direito de cada nação de se guiar livre de interferência, subversão ou coerção exterior. Este bloco possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia). A sede fica em Jacarta, capital da Indonésia. Na foto ao lado, apresenta a sede do Asean na capital da Indonésia, em Jacarta.

A zona livre de comércio começou a ser implantada no ano de 1992, mas ainda está em andamento. Há um acordo para a redução de tarifas, de produtos não agrícolas, no comércio entre os países membros. Aumentar a competitividade comercial na região para ampliar o comércio de mercadorias é o principal objetivo. Quem incentivou a criação desse bloco foi a Tailândia, para que a Malásia, Filipinas e Indonésia parare comos conflitos,que naquela época existiam. É organizado por um líder de cada país, e nas reuniões desse blocos os líderes vão representar o país. Está representando, o líder dos países, nas reuniões que existem do bloco, entre os países membros.

Os países que fazem parte são: - Tailândia - Filipinas - Malásia - Cingapura - Indonésia - Brunei - Vietnã - Mianmar - Laos - Camboja brasilescola.uol.com.br397 Nessa foto, aparece as bandeiras dos países membros da Asean.

Bandeira do bloco mundoeducacao.bol.uol.co m.br207 Na foto, está representada a bandeira do bloco Asean. Asean significa Associação de Nações do Sudeste Asiático.

4. Objetivos e perspectivas: - Estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, visando o crescimento econômico; - Criar condições de estabilidade política e econômica na região, para permitir um ambiente mais propício ao comércio; -Proporcionar a integração cultural e o desenvolvimento social na região. O objetivo central da criação da ASEAN é o estreitamento dos laços entre os países membros visando sobretudo, o desenvolvimento econômico, social, cultural da região. De tal modo, a ASEAN promove a união entre os países, estabilizando o campo político e econômico dos envolvidos, a partir do fomento da competitividade e produção de produtos dos países aderentes. Para tanto, o bloco focou no desenvolvimento do comércio e na intensificação das trocas comerciais entre os países integrantes, a partir da diminuição de tarifas alfandegárias e a criação da zona de livre comércio, em Suas perspectivas são: promover o crescimento econômico, integração cultural e desenvolvimento da região, diminuição da pobreza e desigualdade socioeconômica.

Os princípios fundamentais de Asean são: o respeito mútuo pela independência, soberania, igualdade, integridadeterritorial e identidade nacional de todas as naçõ es, o direito de cada Estado para conduzir a sua existência nacional livre da interferência externa, a não interferência nos assuntos internos um do outro, a renúncia à ameaça ou uso da força,a cooperação efetiva entre si. Escolhidos no en contro de todos os países do bloco, e ocorreu a assinatura do Tratado de Amizade. Os líderes da China e da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) concordaram na quarta-feira em Bandar Seri Begawan em trabalhar em favor de maiores avanços nos laços bilaterais nos próximos 10 anos.

5- A ASEAN possuiem uma forte relação economica com o Japão, China e a Coreia do sul que são os países mais proximos. Alem desses possui relações com a Rússia, Estados Unidos, Canadá e com o o bloco econômico, a União Européia. O potencial de crescimento da demanda para uma população de 500 milhões é o ponto forte da região. Outros indicadores positivos incluem regimes de política estáveis e inovadores, assim como macroeconomia relativamente saudável, como resultado de uma baixa relação Dívida/PIB, déficit fiscal e superávit em contas correntes. Além disso, é provável que a região se beneficie das exportações de carvão, azeite de dendê indonésios, azeite de dendê malaio e produtos agrícolas tailandeses. A região ASEAN, especialmente a Tailândia e a Indonésia, está se beneficiando do fluxo de entrada de produtos manufaturados da China e do Japão. Por exemplo, a mudança da produção no Japão ganhou força após o devastador terremoto no país, em março, e a recente valorização do iene. A China se deu bem, em grande parte, por conta do forte aumento dos salários no país, principalmente da força de trabalho de produtos de baixo custo. Ao mesmo tempo, a Filipinas se beneficia por ser o maior fornecedor de funcionários para a indústria de serviço, como hotéis e companhias aéreas. A região tem prosperado graças à crescente demanda por ptodutos agrícolas e minerais, assim como aumento nos produtos de varejo e automobilísticos. Ao todo Singapura vem surgindo como um dos destinos turísticos mais procurados por conta de seus parques temáticos e cassinos. Os países membros da ASEAN aumentaram, significativamente, seus meses de cobertura de importação nos últimos cinco anos. O Brasil oficiliarizou suas relações com a ASEAN apartir, de um tratado de amizade, atrevez dele o Brasil espra que surgam acordos de negócios como, a infraestrutura e a mineração. O Brasil quer EXPORTAR aos países que compõe a ASEAN e IMPORTAR para colaborar com desenvolvimento sustentável e políticas sanitárias. Empresas so Brasil e do sudeste asático entram em contado para realuzar acordos de desenvolvimento.

Imagens da questão 5 Legenda 1: reserva total em messes de importação em USS legenda 2: as pressões inflacióárias foram amenisadas em toda região.

6- Asean declara suas 10 economias como um mercado único Organização conta com 10 países e soma PIB de mais de US$ 2,5 trilhões. Associação busca mercado com livre circulação de capital e serviços. A Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) se declarou neste domingo (22) como um mercado único, no fim de um processo de oito anos para integrar suas dez economias que somam um PIB de mais de US$ 2,5 trilhões. A organização, fundada em 1967, é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã, e formam um espaço que conta com 622 milhões de habitantes. Os líderes destes países assinaram a declaração pela qual se proclamam como Comunidade Asean, na cúpula que o bloco regional encerra neste domingo em Kuala Lumpur, onde também prevê aprovar a roteiro a seguir até Com a declaração, a Asean persegue a criação de um mercado e uma base de produção única, com livre circulação de capital, serviços, bens, investimento e pessoal qualificado. O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, destacou a eliminação já consolidada da maioria de tarifas nas relações comerciais entre os parceiros da Asean, organização da qual ressaltou seu valor além do econômico. "O Sudeste Asiático emergiu como epicentro da resolução pacífica de conflitos. Isto se deve a Asean. Onde havia guerra, há paz; onde havia pobreza, há prosperidade; onde havia divisão e medo, há unidade e estabilidade", disse Najib na cerimônia. O dirigente malaio indicou que as medidas de integração adotadas melhoraram a competitividade da indústria manufatureira dos Estados-membros da organização. Com as novas diretrizes para os próximos dez anos, Najib disse que a Asean aspira a crescer até um PIB conjunto de US$ 4,7 trilhões em 2020 e a se transformar na quarta maior potência econômica do mundo dentro de 20 anos. A Asean fechará a cúpula com novos encontros paralelos com as delegações de Estados Unidos, China, Japão, entre outros, na qual se prevê que se abordem as disputas territoriais no Mar da China Meridional entre Pequim e vários parceiros do grupo.

BIBLIOGRAFIA do_ um-mercado-unico.html _id=1915&group_id=18