BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Advertisements

Blocos Econômicos.
Prof. Jeferson C. de Souza
União Europeia.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
Tratados da União Europeia
UNIÃO EUROPÉIA.
União Europeia: A Europa dos 28.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
FRONTEIRAS E seus significados, só pelas imagens. Uns precisam de arame farpado, outros não. PPS montado por Magu, com fotos enviadas pelo Anhangüera,
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
As fases da 2ª Guerra Mundial 1 de setembro de 1939 – Invasão da Polónia.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Comissão Europeia EspanhaFrançaGrécia ItáliaPortugal PARCERIA TRANSNACIONAL NO ÂMBITO DO PROGRAMA DAPHNE REACT TOGETHER.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/29 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, Cap. 2 BARBOSA, A.
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
- Apresentação do Plano de Prevenção do Suicídio nas Forças de Segurança; - O caso das populações das cidades de Beja e Moura ( ). Ministério da.
União Europeia para os mais novos
Antônio Cordeiro Jéssyca Rodrigues Talles Henrique Marta Fabiana Rodrigo Alves Vinicius Rodrigues BLOCOS ECONÔMICOS.
II Guerra Mundial
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Processo de Bolonha Grupo Lusófona Abril, Aspectos Introdutórios a)Fundamentos da Declaração de Bolonha Constatação da falta de competitividade.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
Blocos Econômicos PROF: Wilson Forti ALUNO: João Neto Nº:7 ALUNO: Mateus Dian Nº11.
Professor: Wilson Forti Integrantes: Matheus Oliveira n° 15 Frederico da Costa n° 6 Francisco Miller n° 5.
PROFESSOR WILSON FORTI Trabalho de Geografia. POR: BEATRIZ RUSSO; 03 ISABELLA DE ABREU; 10 NAIRA FRANCHI; 17 Alca e Pacto Andino.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
Beatriz Nunes N°2 Emily Borgani N°5 Livia Ribeiro N°13 Asean.
1 Desafio: Quem sabe, sabe! Sala Integrantes do Grupo no. XX: XXX YYYY VVVV LLLLL MMMM VVVV “Existirão dois tipos de executivos nos próximos anos: os que.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
Fundamentos do Comex II - Aula 7 – Blocos Econômicos Definição: Associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Países.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
COLÉGIO SÃO CARLOS Ensino Médio Prof. Rafael Finotti Andrade São Carlos – SP / 2016 Brexit: os rumos da União Europeia.
O que é a União Europeia (UE)?
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
(Capitais da Europa) Desde a menor até a maior ...
Trabalho realizado por: Ana Rita Bruxela nº 3
UNIÃO EUROPÉIA.
28 de Fevereiro, Paulo Marques, Eng.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
VI Unidade Geopolítica, geoeconomia e poder mundial
Blocos econômicos Blocos econômicos
A UNIÃO EUROPEIA: GÉNESE, ALARGAMENTOS E OBJETIVOS
Europa Europa, a península mais importante da superfície terrestre Do ponto de vista geológico, a Europa é apenas uma península da Ásia. Do ponto de vista.
Globalização e blocos econômicos
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
A UNIÃO EUROPEIA.
Os dez maiores - países Europa 902
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
Transcrição da apresentação:

BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.economia mundial globalizada

O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro. Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.

O Euro como moeda única Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 19 países. Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.

ALCA