Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Advertisements

«Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados».
Senhor, a quem nós iremos? Só tu tens palavras de vida eterna...
O Pão partilhado.
A Quem iremos?.
A eucaristia Começar.
Marta e Maria.
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Eu Sou a Videira.
"O Pão da Vida" Nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... sempre está com fome de algo… E Deus intervém sempre na vida dos homens,
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o facto já era aceite pela.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior como preparação para a grande festa da Páscoa. A Palavra de Deus.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
MISSA DA SAGRADA FAMÍLIA
Cada Domingo é Dia do Senhor Ressuscitado... Vivendo o clima de Páscoa, reunimo-nos em nome de Jesus, para proclamar a nossa fé na Ressurreição. A liturgia.
A Liturgia deste 3.º domingo da Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos desfazer-nos de uma.
"Meu Senhor e Meu Deus!" " Felizes os que creram, sem terem visto"
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O Seguimento de Jesus Neste domingo, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras.
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
DOMINGO VI DO TEMPO PASCAL FESTA DA PALAVRA 1 de maio de 2016 Eucaristia das 12h00 | Igreja Matriz de Vila do Conde.
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimónio cristão, dentro.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje fala-nos da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
TESTEMUNHAR RELAÇÕES RELAÇÕES PESSOAIS SINCERAS ACOLHEDORAS PACIENTES RECONCILIADORAS.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
REI, REI DA GLÓRIA (2X) NA PRESENÇA DO REI VAMOS CELEBRAR UM CANTO DE VITÓRIA VAMOS ENTOAR TODO JOELHO DIANTE DELE HÁ DE SE DOBRAR POIS SUA GLÓRIA ESTÁ.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Na nossa caminhada para o Natal, a Liturgia deste domingo Convida-nos a despirmo-nos dos valores efémeros e egoístas que muitas vezes nos fascinam,
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
Como é fácil condenar… Costumas julgar os outros? Criticas os outros pelas costas? Teces intrigas, és mentiroso ou invejoso? Estás zangado ou de relações.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Vivemos num mundo em que a vida humana ficou transformada num grande comércio, onde tudo se compra e tudo se paga... Diante dessa realidade, muitos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
Texto: Jo, 15, 1-8 // Páscoa 5 B. Comentários e apresentação: Asun Gutiérrez. Música: Mahler. Sinfonia 5ª. Adagietto. São bons frutos os que procedem.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Aos Discípulos e a Você: Quem sou EU ? Estamos aqui reunidos em oração, porque somos "CRISTÃOS". Mas quem é Cristo para você? A Palavra de Deus nos propõe.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
O Povo sempre procura ou fabrica alguém que seja o "salvador da pátria". O Povo de Deus também aguardava um Salvador, a quem chamavam de "Messias".
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Vale a pena semear Retomando os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia leva-nos a reflectir sobre a Vida e a Acção da Igreja de hoje. As reacções são as.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Geralmente somos levados a olhar nas pessoas só os aspectos negativos... Como é o OLHAR DE DEUS? Na 1.ª Leitura, vemos o Olhar de Deus: "Os olhos de.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
A Caminho de Jerusalém Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar seus planos. A Liturgia de hoje ilustra esse fato com vários exemplos:
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718).
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
A Pesca A Liturgia convida-nos a reflectir hoje sobre a IGREJA: a Comunidade que tem a missão de testemunhar e concretizar o projecto libertador que.
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
"Tu és Pedro" Celebramos hoje a festa de dois Apóstolos marcantes da Igreja primitiva: São Pedro e São Paulo. - Diferentes: na vocação, no caráter,
A Liturgia convida-nos a reflectir sobre um dos elementos essenciais da vida cristã e do seguimento de Cristo: a ORAÇÃO. Mas o que é Oração? Como fazê-la?
Transcrição da apresentação:

Na vida, deparamo-nos com muitas encruzilhadas, em que devemos fazer a ESCOLHA: Tomar uma estrada e deixar a outra… Como é importante, então, o testemunho seguro de alguém que sabe o que quer! + Li numa revista a afirmação de uma artista de TV: "Eu sou católica, baptizei a minha filha na Igreja, mas quando ela crescer, ela irá escolher a sua religião". O que pensa você sobre isto? Será que esta mãe deixará a filha crescer, para ver se ela quer comer e estudar?

As leituras dão dois testemunhos muito significativos: A 1.ª Leitura narra a ESCOLHA de Israel: Javé ou os ídolos. (Jos 24, ) Após a peregrinação pelo deserto e a posse da Terra Prometida, Josué convoca o Povo e coloca-o diante de uma ESCOLHA: "ESCOLHEI a quem quereis servir: os deuses do lugar ou o Deus que nos libertou do Egipto e fez uma Aliança connosco? Eu, porém, e a minha família, vamos servir ao Senhor".

Diante do testemunho de Josué, o povo não se deixou levar pela tentação de uma religião mais fácil, a dos cananeus, pelo contrário decidiu continuar fiel ao Deus de seus pais. Na 2.ª Leitura, Paulo fala da ESCOLHA dos esposos por Cristo e as consequências nas relações familiares: Amor ou egoísmo. (Ef 5,21-32) Como Cristo e a Igreja formam um só corpo, assim marido e esposa, comprometidos numa comunidade de amor, formam um só corpo. O casal cristão deve ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.

O Evangelho narra a ESCOLHA de Pedro. (Jo 6,60-69) O texto é a conclusão do discurso do "Pão da vida", que provoca uma profunda crise entre os discípulos… Diante de Jesus e de suas palavras, são levados a fazer uma ESCOLHA...

- Cristo havia feito o milagre da multiplicação dos pães… - O Povo entusiasmado quer proclamá-lo rei… - Cristo pede um gesto de fé: crer ou não nele... aceitar ou não a sua proposta... Buscar apenas o pão material ou acolher o Pão da vida... Como alimentara o povo com o pão material… assim também daria um outro pão que seria o próprio corpo (a Eucaristia).

- E o povo escandaliza-se… não aceita… até os discípulos murmuram: "Estas palavras são duras demais, é difícil de engolir..." Muitos retiram-se e abandonam-n’O… - Jesus não muda a linguagem, exige fé.

A fé pode ser aceite ou não, mas não "negociada"... Sem fé, não entenderiam aquelas palavras e aqueles sinais… Por isso, questiona os doze: "Vocês também querem ir embora?" - Diante deste desafio, aparece o testemunho de Pedro: "A quem iremos, Senhor? Só tu tens palavras de vida eterna." A atitude forte de Pedro dissipa as dúvidas dos demais apóstolos, e todos permanecem fiéis junto do seu Mestre.

- Todos os dias somos desafiados a construir a nossa vida nos valores do poder, do êxito, da ambição, dos bens, da moda... - E todos os dias somos convidados por Jesus a construir a nossa existência sobre os valores do amor, do serviço, da partilha com os irmãos, da simplicidade, da coerência com os valores do Evangelho... Devemos fazer também a NOSSA ESCOLHA...

CRISTÃO é quem escolhe Cristo e o segue... Para isso, deve ser educado no pensamento de Cristo, ver a história como ele, julgar a vida como ele, escolher e amar como ele, esperar como ele ensina, viver nele a comunhão com o Pai e o Espírito Santo. + HOJE vemos muitos católicos deixando a religião e ficamos preocupados... A falha é de quem? Da Igreja que baptiza? Dos pais que não vivem a vida cristã? Da comunidade que não evangeliza ou não testemunha a sua fé?

- Você teria a mesma convicção firme de Josué... : "Nem que todos te abandonem, eu e minha família, não..." Ou a mesma firmeza de Pedro? "A quem iremos, Senhor, só tu tens palavras de vida eterna"! + Que tipo de cristão você pretende ser? Que tipo de religião pretende seguir? - Uma religião REVELADA por Deus, que você acolhe generosamente... - ou uma religião CRIADA pelos homens, porque atende melhor aos seus interesses pessoais?

Jesus não parece estar tão preocupado com o número de discípulos que continuarão a segui-lo. Prefere perder discípulos a renunciar à Missão recebida do Pai. Muitos pensam que, "suavizando" as exigências do Evangelho, seriam mais facilmente aceites pelos homens do nosso tempo... Devemos preocupar-nos não tanto pelo número dos que vão à igreja; mas pela autenticidade e testemunho frente à proposta de Jesus.

Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima E nós... a quem iremos? Se ainda estivermos indecisos na nossa escolha, recordemos as palavras de Pedro: "Senhor, a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna…"