A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "18º DOMINGO DO TEMPO COMUM"— Transcrição da apresentação:

1 18º DOMINGO DO TEMPO COMUM
5 de agosto de 2012

2 1 Aprofundando os textos bíblicos:
Êxodo 16, Salmo 78(77) Efésios 4, João 6,24-35

3 João 6,24-35 Jesus começa o discurso sobre o pão da vida. A multidão, que o encontra em Cafarnaum, viu no milagre do pão apenas fartura material. Por isso, de forma pedagógica, ele quer levar as pessoas a reconhecerem o pão como sinal de sua vida doada por amor.

4 Exorta a trabalhar pelo alimento que permanece para a vida eterna (v
Exorta a trabalhar pelo alimento que permanece para a vida eterna (v.27). O povo pede que Jesus renove os prodígios realizados por Moisés. Mas ele, o Filho de Deus, é o verdadeiro sinal, o pão que desce do céu e dá vida ao mundo (v.33).

5 Moisés foi instrumento para alimentar o povo, com o pão do céu proporcionado por Deus. Quem vai ao encontro de Jesus e crê nele participa da fonte da vida e comunhão com o Pai, uma vez que eles formam uma perfeita unidade (cf. 10,30).

6 Como a água que sacia a sede para sempre
(cf. 4,14), Jesus revela ser o pão da vida, a palavra que alimenta, evocando a sabedoria antiga (Pr 9,1-6). Assim, ele proclama: Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede (v.35)

7 Na 1ª leitura, Êxodo 16, , Deus revela sua solicitude providenciando o maná para sustentar o povo na precariedade do deserto. Dá-nos conta da preocupação de Deus em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá vida.

8 A ação de Deus não vai, apenas, no sentido de satisfazer a fome física do seu Povo; mas pretende também (e principalmente) ajudar o Povo a crescer, a amadurecer, a superar mentalidades estreitas e egoístas, a sair do seu fechamento e a tomar consciência de outros valores.

9 Salmo 78(77) Deus envia do céu a chuva que fertiliza a terra e produz alimento para o ser humano

10 A 2ª leitura, Efésios 4, convida a viver em conformidade com a verdade de Jesus, revestindo-se do homem novo, criado à imagem de Deus. Trata-se de uma contínua renovação no Espírito para agir sempre na justiça e santidade. exorta a vivermos a unidade no amor, pois formamos um só corpo, sustentados pela mesma fé e esperança no Deus, Pai de todos.

11 Diz-nos que a adesão a Jesus implica o deixar de ser homem velho e o passar a ser homem novo.
Aquele que aceita Jesus como o “pão” que dá vida e adere a Ele, passa a ser uma outra pessoa.

12 ATUALIZANDO Deus vem, todos os dias, ao encontro do homem e, sem forçar nem se impor, convida-o a escutar a Palavra de Jesus, propõe-lhe a adesão a Jesus e ao seu projeto, ensina-lhe os caminhos do amor, da partilha, do serviço. Convém que nos familiarizemos com os métodos de Deus, para o conseguirmos perceber e encontrar, no caminho da nossa vida.

13 A recusa de Jesus em realizar gestos espetaculares (como fazer o maná cair do céu), mostra que, normalmente, Deus não vem ao encontro do homem para lhe oferecer a sua vida em gestos portentosos, que deixam toda a gente espantada e que testemunham, de forma inequívoca, a sua presença no mundo; mas Deus atua na vida do homem de forma discreta, embora duradoura e permanente.

14 Jesus é o verdadeiro sinal, o pão que nos sustenta na construção de um mundo novo e nos leva a conhecer o Pai através do amor até o fim. Que ele nos conceda o olhar profundo da fé para reconhecermos os sinais de sua presença e ação nos acontecimentos da nossa vida.

15 A PALAVRA DE DEUS NA CELEBRAÇÃO Neste domingo, somos chamados a fazer a experiência da pessoa de Jesus. Ele veio para dar vida ao mundo. Hoje, somos felizes, porque fomos convidados a nos alimentar do “Pão vivo, que desceu do céu”, pão que alimenta eternamente. Comendo do Pão da vida e bebendo do Cálice da salvação acolhemos o amor de Deus que se manifesta em todo gesto de partilha e de solidariedade.

16 PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO CORAÇÃO DE JESUS
REVISTA DE LITURGIA Ir. Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica. PORTAL DEHONIANOS PROVÍNCIA PORTUGUESA DOS SACERDOTES DO CORAÇÃO DE JESUS

17 Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "18º DOMINGO DO TEMPO COMUM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google