Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“... EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO”
Advertisements

Acompanhemos o “Cordeiro de Deus” (Fauré) no caminho para a Cruz
Vinde e vede: um convite à amizade.
A Missão.
Amai-vos com Eu vos amei
Uma Morada para o Senhor
O Chamado.
Cordeiro de Deus.
Nesse segundo domingo do Advento,
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Nesse advento, a Liturgia apresentou vários personagens que prepararam os homens para a 1a vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira.
QUEM DIZEM OS HOMENS QUE
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
O Verbo se fez carne.
Batismo de Jesus.
2 ° domingo do advento 9 de dezembro.
Eis o Cordeiro de Deus.
Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a.
IMACULADA.
Marta e Maria.
Marta e Maria.
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
A paz esteja convosco! 3º DOMINGO DA PÁSCOA 22 de abril de Aprofundando os textos bíblicos: Atos 3, ; Salmo 4; 1Jo 2,1-5a; Lucas 24,35-48.
JOÃO é seu nome.
Mestre, onde moras.
"Testemunhas" Nesse tempo de Páscoa, a liturgia nos apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que tinham a missão de continuar.
A Reconciliação.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
Trindade.
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Celebrando hoje a festa de Pedro e Paulo, exaltamos seu exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e seu ardoroso testemunho no projeto libertador de Deus.
Uma Voz clama no deserto: "Endireitai o caminho para o Senhor"
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
A primeira leitura Mostra como Deus cuida do testemunho dos discípulos e como cuida deles quando o mundo os rejeita. Na ação de Deus em favor de.
O Chamado.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
Ligue o som... É o único santo que a Liturgia celebra também a festa do nascimento (geralmente só o dia da morte...) As Leituras bíblicas nos ajudam.
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
Porquê esta Festa? - Se no ano todo revivemos a vida e as mensagens de Cristo... - Se hoje é um regime político um tanto abandonado… - Se entre os homens.
Nos primeiros domingos do Tempo comum, a Liturgia apresenta-nos o início da vida pública de Jesus, com o ANÚNCIO DO REINO e o CHAMAMENTO dos primeiros.
Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação".
O Seguimento de Jesus Neste domingo, somos convidados a valorizar ainda mais a Palavra de Deus em nossa vida de cristãos. O tema central das leituras.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia de hoje focaliza algo de fundamental da nossa vida cristã: O maior Mandamento: O AMOR. Na 1.ª Leitura O mandamento do Amor é concretizado.
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
Marcos, no seu Evangelho, vai mostrando: "Quem é Jesus". Não se preocupa com definições abstractas... mas apresenta Jesus agindo: - Jesus liberta o.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
O tempo de Natal é a uma caminhada à procura de Jesus. Com a festa da EPIFANIA, concluímos esse tempo, lembrando a procura e o encontro de Jesus pelos.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O 4.º Domingo da Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10.º de São João,
O Povo sempre procura ou fabrica alguém que seja o "salvador da pátria". O Povo de Deus também aguardava um Salvador, a quem chamavam de "Messias".
Neste segundo domingo do Advento, a Voz profética de ISAÍAS e JOÃO BAPTISTA ressoa animando a nossa vida para a chegada de Cristo que vem. As Leituras.
No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.
A Liturgia de hoje nos convida a refletir sobre a HOSPITALIDADE e o Acolhimento. Toda vez que nos reunimos para celebrar a Eucaristia, o Senhor nos.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Senhor está a chegar O 3.º domingo do Advento é conhecido como "Domingo da ALEGRIA". O Natal do Senhor aproxima-se.
A Pesca A Liturgia convida-nos a reflectir hoje sobre a IGREJA: a Comunidade que tem a missão de testemunhar e concretizar o projecto libertador que.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Transcrição da apresentação:

Após as festas natalícias, iniciamos o Tempo Comum. O Evangelho apresenta o início da vida pública de Jesus e os primeiros encontros com os discípulos. A Liturgia de hoje propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade ao CHAMAMENTO de Deus.

Na 1.ª Leitura, temos o chamamento de SAMUEL. (1Sm 3,3b-10-19) - A Vocação é sempre uma iniciativa misteriosa e gratuita de Deus. O Profeta torna-se profeta porque escutou Deus a chamá-lo pelo NOME e a confiar-lhe uma missão. - A Voz de Deus faz-se ouvir no silêncio da noite. Longe das preocupações, o coração e a mente estão mais livres e disponíveis para escutar os apelos e os desafios de Deus.

- Samuel não reconhece logo e sozinho a voz de Deus. Só consegue após quatro vezes e com a ajuda do sacerdote Eli. Deus não desiste diante da nossa surdez... - Samuel responde: "Fala, Senhor, o teu servo escuta". É a expressão de uma total disponibilidade, abertura e entrega face aos desafios e aos apelos de Deus. * A Vocação de Samuel ilustra a vocação de todos nós.

Na 2.ª Leitura, Paulo convida os cristãos a viverem de forma coerente com o chamamento que Deus lhes fez. (1Cor 6,13c-15a.17-20) Quem vive em comunhão com Cristo deve manifestar sempre a vida nova de Deus. No Evangelho, temos o chamamento dos PRIMEIROS DISCÍPULOS. (Jo 1,35-42) O Texto faz parte da semana inaugural no Evangelho de João e apresenta um modelo de chamamento e de seguimento de Jesus.

O chamamento nasce do testemunho de João Baptista, a partir do qual se formou uma corrente. Ninguém chega a Jesus sozinho... - João Baptista reconhece o Cristo que "passa" e aponta a dois discípulos, André e Filipe: "Eis o Cordeiro de Deus" - Os Dois Discípulos seguem o Cristo de longe, timidamente. - Cristo vai ao encontro deles e começa o Diálogo: "Que procurais"? - "Mestre, onde moras"?  "Vinde e vede"… Foram e ficaram com ele todo o dia…

- No dia seguinte: André leva o irmão Pedro até Cristo. Filipe chama Natanael: "Encontramos o Cristo". * Só encontramos Jesus, se alguém nos fala dele. A Missão do discípulo é indicar a todos a pessoa de Jesus, o Cordeiro de Deus. O chamamento do cristão: O Cristão é aquele que acolhe o chamamento de Deus para seguir Jesus Cristo. Este seguimento tem um caminho a percorrer...

- "O que estais procurando?" São as primeiras palavras de Jesus no evangelho de João. Nós também estamos à procura de algo e de alguém... Como os discípulos, procuramos saber quem é Jesus... * O que estais buscando na vida? Qual a razão principal que nos move?

- "Mestre, onde moras?" A resposta dos discípulos mostra o desejo de comunhão. Os discípulos não procuram teorias sobre Jesus. Querem criar laços de intimidade com ele. "Onde moras?" - "Vinde e Vede" Para criar intimidade com Jesus, são convidados: "Vinde e vede". É o encontro com Jesus na intimidade, na simplicidade e acolhimento... "Então eles foram e viram... E permaneceram com ele naquele dia".

* DISCÍPULO de Jesus é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa o Messias libertador, que está disposto a segui-lo, que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com ele, que é capaz de testemunhar Jesus e de anunciá-lo aos outros irmãos. - Samuel reconheceu a voz de Deus e acolheu prontamente... - João Baptista : reconheceu a presença de Cristo no meio da multidão e indicou-O como Salvador. -Os Discípulos também reconheceram a presença de Cristo e com alegria O anunciaram a seus amigos e O seguiram prontamente…

Deus chama-nos e convida-nos a fazer parte do Grupo de Jesus... - Temos a mesma disponibilidade de Samuel: "Fala, Senhor, que teu servo escuta“? - Temos o ardor missionário dos primeiros discípulos, que partiram com entusiasmo para anunciar aos amigos o tesouro que encontraram? Cristo conta contigo! Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima