Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
Advertisements

TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA.
TEMA 1 DA TEORIA DA DERIVA DOS CONTINENTES À TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS. A DINÂMICA DA LITOSFERA
Teoria da Tectónica de Placas
Aula 9° ANO Professor : Diego
Métodos indiretos para o estudo do interior da Terra
O que pesa mais: 1Kg de chumbo ou 1Kg de algodão?
As principais camadas da Terra
Movimentos Verticais da Litosfera:
Glaciares.
Estrutura Interna da Terra
Da superfície ao centro da Terra
Estrutura da crusta terrestre
Teoria da Deriva dos Continentes
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
Ciências Naturais – 7.º ano
O PLANETA AZUL Nas entranhas da Terra.
ESTRUTURA INTERNA DA TERRA
A TEORIA DA TECTÔNICA DE PLACAS
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
A tectônica das placas.
4.3 Flutuação. 4.3 Flutuação Quando se coloca um objeto no meio de um fluido, pode ocorrer uma de três situações: Situação 1 Flutuação no interior.
São hipóteses que procuram interpretar as compensações que ocorrem em profundidade dos relevos superficiais em função do seu peso (densidade). Nível de.
Tópicos de Meteorologia e Climatologia: Sistema Climático Terrestre Termodinâmica da Atmosfera (Breve Revisão Conceitual) Enio P. Souza (UFCG)
3.1.1.Calor Específico molar do gás
{ Território e terra Território e terra. Vasto território Brasileiro Vasto território Brasileiro.
PARA SE DAR BEM NA PROVA DE GEOGRAFIA!!! TUDO O QUE VOCE DEVE SABER NAO SEJA BESTA E PRESTA ATENCAO!!!
Teoria da deriva dos continentes → segundo Wegner há cerca de 250 M.A, os continentes estavam unidos num supercontinente → Pangeia rodeado por um único.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
AGENTES DO RELEVO Professor: Jeferson. Forças ou agentes modificadores do relevo Porém, a superfície terrestre sofreu grandes alterações ao longo do tempo.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Planeta terra A Terra como um sistema.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Subsequente em.
Teoria da Deriva dos Continentes
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
Evaporação Condensação Formação de NUVENS Evapotranspiração Precipitação Escorrência Infiltração.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
A TECTÓNICA DE PLACAS Vítor Maia. A TECTÓNICA DE PLACAS A Tectónica de placas é a teoria actualmente aceite para explicar todos os fenómenos da dinâmica.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
Experiência 07 Fluidos em Equilíbrio Simone Fraiha.
1. 2 Este é o aspecto actual dos Continentes, mas o processo de deriva não terminou. 3.
1 SUBDOMÍNIO REAÇÕES ÁCIDO-BASE 1.1Ácidos e bases 1.2Acidez e basicidade de soluções 1.3Ácidos e bases em soluções aquosas 1.4Acidez e basicidade em soluções.
As Ciências da Terra Adelaide Semedo Patrícia Moreira Sara Cid Sílvia Monteiro Susana Loureiro.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Mecânica dos Fluidos.
Deformações Falhas e Dobras.
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA OCEÂNICA.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
Ciências Naturais – 7.º ano
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves 2015 unipampa
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Efeito de Estufa E Redução da Camada de Ozono 1.
FÍSICA. CAPÍTULO 11 A pressão média é medida por um força exercida perpendicularmente a uma superfície. Da razão entre força e área obtemos a pressão.
Planeta terra e sua evolução geológica Trabalho de História Alunos: Breno Siqueira Freitas Felipe Yamak Alves Franca Vitória Ferreira Duré Valentina Nunes.
CAPACIDADES COORDENATIVAS
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
N7 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Ciclo das rochas.
Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas
2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.
 Big Bang (13 a 14 bilhões de anos)  Nebulosa Cósmica  Formação dos astros por meio da agregação da poeira devido a atração gravitacional.
AS PROPRIEDADES DA ÁGUA
Transcrição da apresentação:

Dinâmica da Litosfera e grandes estruturas geológicas Movimentos verticais da litosfera. Equilíbrio Isostático

Gravimetria A existência de uma maior espessura da crosta continental (menos densa) relativamente à crosta oceânica (mais densa), já que os valores da gravidade medidos sobre os continentes são inferiores aos verificados sobre os oceanos. Baseia-se na medição, tanto a nível local como global, da força gravítica terrestre. Essa força aumenta (positiva) em zonas de maior densidade; Essa força diminuí (negativa) em zonas de menor densidade. 1 – Negativa 3 – Positiva

Segundo a Gravimetria a Litosfera rígida flutua sobre o material rochoso da Astenosfera, mais denso e com capacidade de deformação. A Isostasia tenta explicar como se mantém o equilíbrio entre a Litosfera e a Astenosfera.

Casos de ajustes isostáticos : Se um determinado bloco for suportado por materiais mais plásticos e mais densos que ele, então, estes blocos devem flutuar nesse substrato de acordo com o princípio de Arquimedes, tal como acontece quando se colocam blocos de madeira, gelo ou barcos num dado volume de água. De um modo análogo, a crusta terrestre poderia ser comparada a um conjunto de blocos rochosos, "flutuando" em equilíbrio sobre a parte superior de um substrato mais denso.  

De acordo com o equilíbrio hidrostático, também a litosfera tende a equilibrar-se na astenosfera. Sempre que este equilíbrio se altera ocorrem ajustamentos isostáticos que envolvem movimentos verticais da litosfera, de levantamento ou de afundamento.

A erosão e o degelo são processos naturais que originam anomalias isostáticas negativas. Fazem diminuir o peso dos materiais nos continentes, havendo um ajustamento, em que ocorrem movimentos verticais ( levantamento) da litosfera no seio da astenosfera.

A sedimentação e as glaciações originam anomalias isostáticas positivas. A acumulação de sedimentos ou de gelo causam sobrecargas e provocam movimentos verticais ( afundamento ) da litosfera no seio da astenosfera. Litosfera Astenosfera

Exemplo – Antárctida “Afundada na astenosfera”

Exemplo – Península da Escandinávia “A litosfera liberta do gelo está a elevar-se” Nos últimos 10 000 anos já subiu 250 m: Para chegar ao equilíbrio isostático, terá de subir mais 200 m, à razão de 1 m/ século.

Conclusão : Se uma região perde massa – anomalia isostática negativa - tenderá a recuperar o equilíbrio, elevando-se. Se uma região adquire massa – anomalia isostática positiva - tende a afundar-se na astenosfera. A TERRA é um planeta dinâmico.