A História da terra e da vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

EM BUSCA DO PASSADO DO PLANETA
Tabela Cronostratigráfica
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Fóssil de Amonite Na História da Terra são de particular importância as informações fornecidas pelos fósseis, na maioria dos casos encontrados em rochas.
BIOGEOGRAFIA Profª Marisa Dionísio.
Dinâmica Física da Terra Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais -
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
Fósseis.
“Nos últimos 2 bilhões de anos, o clima na Terra tem se comportado de forma mais ou menos cíclica, com períodos quentes e períodos frios- glaciações. “
A sua Importância para a Reconstituição da História da Terra
Geografia bíblica Introdução.
TEMA 2 A HISTÓRIA DA TERRA E DA VIDA
Colégio da Imaculada Conceição - Disciplina de Biologia e Geologia - Prof. Pedro Damasceno 1 Biologia e Geologia 10º ano.
A Terra conta a sua história ...
A Terra conta a sua História
Rochas Sedimentares Síntese de Capítulo.
Fósseis.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
O que é Simetria? Forma de um objeto e que descrevem sua aparência:
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
A Teoria da Deriva dos Continentes
Teoria da Tectónica de Placas
Continentes em movimento
TERRA UM PLANETA EM MUDANÇA
A Terra conta a sua História
Onde está escrita a história da Terra?
Rochas.
A Terra – Um planeta em mudança
As rochas – Arquivos que relatam a história da Terra
A medida do tempo e a idade da Terra
As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
HISTÓRIA DA TERRA By Vítor Maia.
BIOGEOGRAFIA.
Fósseis.
A Geologia, os geólogos e
Registo Fóssil – Datação relativa Isótopos – Datação absoluta
Fóssil é um resto, marca ou vestígio de um ser vivo do passado
continentes - argumentos
Ciências Naturais – 7.º ano
continentes - argumentos
Ciências Naturais – 7.º ano
Movimentos da Terra Idade: 4,6 bilhões de anos. Pesquisada através da radioatividade de alguns elementos (datação). C14: Carbono radioativo, presente na.
Dinâmica Interna da Terra.
Princípios de Estratigrafia
Como este tipo de informação científica é possível?
Aristóteles Rios Introdução à Geologia e Paleontologia
Ciências Naturais – 8.º ano
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Pressupostos histórico-filosóficos para o paradigma evolucionista
A Terra, um planeta em mudança COLÈGIO DA LAPA 2011/2012 Magda Charrua BG I 1 Biologia/Geologia I.
Tempo Geológico 1. Pensamento ocidental medieval: interpretação literal dos 11 primeiros capítulos do livro de “Gênesis” (Bíblia); universo geocêntrico,
Testemunhos do passado gravados nas Rochas
Fontes de informação Reconstrução do registo climático.
A medida do tempo geológico
Uso estratigráfico dos fósseis e tempo geológico
continentes - argumentos
N oções Básicas de Estratigrafia 1. O que é Estratigrafia? 1.1. Origem do nome: Latim: "stratum"= camada, estrato; Grego: "graphos"= descrição 1.2. Definição:
Cartografia Geológica
Compreender a Terra 7. A constatação de que os continentes se ajustam como peças de um puzzle foi uma das primeiras observações efetuadas por Alfred Wegener,
São restos de seres vivos ou vestígios da sua actividade que ficaram preservados nas rochas sedimentares. Na sua maioria, os fósseis são contemporâneos.
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
Dinâmica externa da Terra
A medida do tempo e a idade da Terra
Métodos Físicos e Geofísicos  Datações Radiométricas  Magnetostratigrafia 1.
Um planeta em mudança. 2  CATASTROFISMO – muitos dos aspectos da crosta terrestre hoje observados, como as suas deformações ou o registo fóssil, são.
Arquivos Históricos da Terra
Transcrição da apresentação:

A História da terra e da vida A medida do tempo e a história da Terra. Exemplos de métodos de datação.

Interpretar a História da Terra é um dos objectivos fundamentais da GEOLOGIA . Tal como um detective, o geólogo também analisa e investiga pistas, só que neste caso estes vestígios têm de ser procurados nas Rochas. Perceber um conjunto de processos geológicos e a sucessão cronológica original desses acontecimentos geológicos é uma das principais motivações dos geólogos, no sentido de compreenderem a evolução do nosso planeta. No entanto, estes processos geológicos, por vezes, não se encontram completos e muitos foram total ou parcialmente destruídos pela dinâmica do nosso planeta.

O nosso Planeta… A TERRA Actualmente, admite-se que tem uma idade de cerca de 4600 M.a.

Os Geólogos, enquanto cientistas, apresentam uma atitude perante o tempo muito diferente daquela que os físicos e os químicos, por exemplo, têm. Estão habituados a trabalhar com fenómenos geológicos que podem durar alguns segundos (Sismo) , A intervalos de tempo na ordem dos milhões de anos (Cadeias Montanhosas)

Tempo e Geologia O que é o Tempo ? Tempo é uma dimensão, em que os instantes podem ser considerados como pontos no espaço. Os movimentos no tempo só são possíveis em uma única direcção: Passado Presente Futuro No caso concreto dos geólogos, estes adoptam um conjunto de técnicas que funcionam como relógios geológicos que permitem estabelecer relações temporais entre os vários processos geológicos

Através de um conjunto de métodos, os geólogos estabelecem datações “relativas” ou datações que permitem atribuir uma idade numérica, e que são chamadas de radiométricas /absolutas. A Geologia, como ciência, tem desempenhado um papel fundamental na história do conhecimento humano, nomeadamente com o estabelecimento de uma escala do tempo geológico. Princípios que relacionam Tempo e Geologia importantes para o entendimento da História da Terra: …

No início = Catastrofismo = todas as rochas da superfície da Terra estavam associadas a um único evento caracterizado por enchentes (Dilúvio ) de acordo com preceitos bíblicos (Gênesis) e teriam durado por poucos milhares de anos A Igreja Católica foi a responsável pelo pouco avanço das Ciências Geológicas. James Hutton( 1785) questionou o catastrofismo, entendendo as rochas como produtos de diversos processos contínuos, lentos, relacionados a um longo período de tempo.

Presente é a Chave do Passado Actualismo O Conceito mais Básico da Geologia Histórica Presente é a Chave do Passado (Os processos geológicos modernos podem ser utilizados para o entendimento dos processos antigos ) Uniformitarismo Existem certas leis na natureza que não mudam com o tempo. Os processos geológicos que actuam hoje operaram no passado com os mesmos resultados.

Tempo Geológico Quantitativo Diversos métodos: Relógios sedimentológicos – Litostratigrafia; Relógios paleontológicos - Biostratigrafia Datação Relativa Diversos métodos: Relógios sedimentológicos – Ciclos de gelo – degelo; Relógios paleontológicos – Dendrocronologia Métodos físicos e geofísicos – Datação radiométrica e magnetostratigrafia. Datação Absoluta

“Relógios” Sedimentológicos

Litostratigrafia é um ramo da Estratigrafia que estuda os estratos relativamente à sua forma, composição litológica, à sua origem e à relação entre estratos. Também são chamados Unidades litostratigráficas

Relógios Sedimentológicos – Litostratigrafia – um método de datação relativa Diferentes Princípios podem ser utilizados para fazer datação relativa de formações geológicas : Este princípio foi enunciado pela primeira vez por Steno, no séc.XVII.

Princípio da sobreposição dos estratos Sequência Estratigráfica ou Coluna Estratigráfica O estrato B é mais velho do que o A e mais novo do que o C e D.

As superfícies que delimitam um estrato, superfícies de estratificação, são isócronas, isto é , ao longo daquelas superfícies os materiais depositaram-se ao mesmo tempo.

Princípio da Continuidade Lateral

Princípio da intersecção

Princípio da inclusão

Discordância angular

Relógios Sedimentológicos - Ciclos de gelo – degelo Relógios Sedimentológicos - Ciclos de gelo – degelo . Método de datação absoluta Método incluído nos “relógios” sedimentares. Resulta da deposição de sedimentos nas bacias sedimentares, com periodicidade anual, resultante de ciclos de gelo – degelo em zonas glaciares. Esses depósitos sedimentares, denominam-se varvas ou varvitos

Ciclos de gelo – degelo Método de datação absoluta O estrato de cor clara (varva) deposita-se no Verão, quando os sedimentos, de origem detrítica, chegam em maior quantidade ao lago. No Inverno a superfície do lago fica gelada, não há entrada de sedimentos. Depositam-se os materiais mais finos juntamente com matéria orgânica, e os estratos(varvas) ficam de cor escura.

Ciclos de gelo – degelo Método de datação absoluta Permite fazer datações absolutas até cerca de 15.000 anos antes da actualidade. Indica: Os tipos de ambientes de sedimentação . O tipo de clima da região.