Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PALESTINOS MUÇULMANOS
Advertisements

FONTES DE ENERGIA Diógenes Luís.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
O CONFLITO ENTRE ISRAELENSES E PALESTINOS
FONTES DE ENERGIA.
Petróleo Surgimento do petróleo
ORIENTE MÉDIO OS CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO REMONTAM Á ANTIGUIDADE, QUANDO OS HEBREUS, ANTEPASSADOS DOS JUDEUS, LUTAVAM PELO CONTROLE DA PALESTINA.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
“Pós-Guerra Fria” Prof° Davi Ruschel.
Acordo de Oslo, árabe-israelense, 1993
A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?
NOVA ORDEM MUNDIAL CAPÍTULOS 27, 28 e 29.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
FORMAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
Conflitos árabe-israelenses
2ª Guerra Mundial.
CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO
Petróleo – Definições e Aplicações
Energy Management and Policy
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Trabalho De História.
ISRAEL X PALESTINA.
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Fontes de Energia.
Professor Luiz Felipe Geografia
Mapas de Israel Fonte: BBC
Fontes de Energia.
Cenário econômico mundial Condições FavoráveisCondições Desfavoráveis Economia mundial aquecida, influenciada pelo crescimento contínuo do BRIC – Brasil,
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
Blocos Econômicos OPEP
Revisão 7ª série.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Oriente Médio: conflitos
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO.
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ORIENTE MÉDIO.
GUERRA FRIA- PAZ IMPOSSÍVEL, GUERRA IMPROVÁVEL
CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Conflito árabe-israelense
PETRÓLEO Mistura de Hidrocarbonetos(moléculas formadas por carbono e hidrogênio: CxHy )
História já ! O tempo presente
Petróleo.
Geografia geral PROFESSOR JHONNY.
MÓDULO 21 - ENERGIA.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
Complementação do capítulo 8
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
Trabalho realizado por: Priyal Ramesh nº 16 Rodrigo Souto nº 17 Tamara Marques nº 24 Tiago Pereira nº 26.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
PALESTINA 1917, o diplomata britânico Lord Balfour propõe a criação do Estado judaico na região da Palestina (Declaração de Balfour) A Migração judaica.
Transcrição da apresentação:

Fontes de energia I GG. 07 PAG.42

Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica animal sob determinadas condições de temperatura e pressão;  O material forma uma rocha matriz (rocha-reservatório) em que o óleo é expulso;  Petróleo- do latim petrus, e oleum;  É extraído das rochas por meio de bombas;  Refinado por destilação fracionada: Benzina, gasolina, óleo diesel, querosene, éter, óleos lubrificantes, parafina, vaselina, e resíduos utilizados em asfaltos;  São matérias-primas de produtos como plástico, náilon, borracha sintética;  A sua extração aumentou após a Segunda Guerra Mundial, pois o avanço tecnológico passou a exigir mais energia;  Mesmo com tantos avanços, o homem ainda depende direta ou indiretamente, de algum derivado do petróleo;

O petróleo na sociedade moderna  Corrida do petróleo- Devido ao aumento da produção de veículos, entre 1910 e 1930, aumentou a demanda de gasolina, óleo diesel, querosene, entre outros;  Sete irmãs- grupo que manipulava negócios mundiais em diversos estágios (extração, refino e distribuição);  Sete irmãs controlavam o setor energético da economia global com monopólio de reservas naturais, produção, comercio, até pesquisas tecnológicas;  Fazem parte do grupo: Royal Dutch Shell (Inglaterra e Holanda), British Petroleum (Inglaterra), Chevron, Gulf, Mobil, Exxon, Texaco (EUA)

Criação da OPEP  Em 1960: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Kuwait e Venezuela criaram um cartel;  Cartel - associação de empresas que por meio de acordos entre si, estabelecem preços ou cota de produção para controlar determinado setor da economia (oligopólio).  Para ampliar a margem de lucros em detrimento do enriquecimento das Sete Irmãs;  Em 1970 surgiu a Organização dos Países Exportadores de Petróleo ;  Associaram-se também: Catar, Emirados Árabes Unidos, Líbia, Argélia, Nigéria, Gabão, Indonésia, Equador e Angola.  Atualmente controla cerca de 78% das reservas mundiais e 40% da produção mundial de combustível;  Outros países que se destacam na produção de petróleo: China, Argentina, México, Noruega, Inglaterra, EUA, Rússia e Brasil;

O poderoso mineral negro  A utilização do petróleo e seus derivados gera grave problemas ambientais (em todas as etapas, extração, refino, distribuição e consumo);  EUA, China, Rússia, Japão, índia, Alemanha e Reino Unido são os maiores poluidores com petróleo;  É fonte de energia não renovável;  No Oriente Médio se concentra 60% das jazidas mundiais, por isso é palco de conflitos;  Principalmente na palestina (1947), agravada por problemas étnicos e religiosos;  Guerra dos Seis Dias-  1967, foi uma ação surpresa realizada pelas forças armadas de Israel contra o Egito (Faixa de Gaza e península do Sinai), a Síria (colinas de Golan) e a Jordânia (Cisjordânia);  Em seis dias, os exércitos da Síria, do Egito e da Jordânia foram derrotados, demonstrando a imensa superioridade da força militar israelense em relação à de seus vizinhos;  A ONU interviu no conflito conseguindo um cessar-fogo. Porém, Israel não aceitou a devolução dos territórios ocupados dos países vizinhos. Que resultou anos depois em um novo conflito, a Guerra do Yom Kippur, quando o Egito e a Síria atacaram simultaneamente Israel para retomar as terras ocupadas.

Conflitos  O Yom Kippur (Dia do Perdão) é um dos principais feriados religiosos do calendário judaico;  A maioria dos soldados israelenses estava longe dos quartéis, passando o feriado com suas famílias;  os primeiros 6 dias do conflito, as forças sírio-egípcias conseguiram retomar parte de seus territórios;  Porém, após duas semanas de batalhas, Israel começa a predominar na guerra;  As maiores potências do mundo organizaram-se para interferir no conflito para defender seus interesses. Os EUA auxiliaram Israel e a (URSS) ficou ao lado de Síria e Egito (Guerra Fria);  Após a vitória de Israel, os países árabes produtores de petróleo retaliaram reduzindo drasticamente a extração do petróleo provocando aumento do preço;  Primeira vez que o mundo questiona a sua dependência da Opep.  Países árabes alegaram estar preservando sua única riqueza, mas analistas e imprensa mundial interpretaram como resposta ao EUA, fornecedor de armas a Israel.  1980, por causa do aumento da produção de países não membros e investimentos em fontes alternativas, o preço caiu;

Conflitos  Guerra do Golfo- presidente iraquiano Saddam Hussein acusou o Kuwait de praticar uma política de super-extração de petróleo causando uma queda nos preços e prejudicando a economia iraquiana. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas;  A atitude de Saddam mobilizou o mundo e diversas nações, lideradas pelos EUA, se uniram para tentar reverter esse quadro, elevando o preço do petróleo;  Em os preços oscilam devido a prisão de um empresário russo ligado ao setor petrolífero, houve o risco de desabastecimento mundial (Rússia é uma grande exportadora),  Iraque, dono da segunda maior reserva entra em turbulência com conflitos entre grupos insurgentes locais e forças de ocupação lideradas pelos EUA.  Outro fator político que oscilou no preço do petróleo foi na Venezuela (exportador), pelo plebiscito que decidiria se Hugo Chávez seria destituído da Presidência. A instabilidade gerou risco de paralização de trabalhadores do setor.  As disputas pelo controle desse recurso natural fazem aumentar seu preço gerando tensões na economia;