Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arte Gótica.
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
ARTE ROMÂNICA.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Projeto De Artes Alunos:Alex nº 01 Janaina nº.: 13
BARROCO Página Seguinte – 11º Ano.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Alunos; Paola e Matheus
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Renascimento
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
A arte do antigo Egito Baixo relevo de Hathor e do Faraó Seti I.
Humanismo e individualismo
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Aspectos do Renascimento cultural
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
A ARTE NA IDADE ANTIGA - MESOPOTÂMIA
Prof. Everton da Silva Correa
PROFESSORA: DANIELLE PALAGANO DA ROCHA
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
RENASCIMENTO.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Art Nouveau.
Arte Egípcia.
Prof. Renato Denadai da Silva
Prof. Renato Denadai da Silva
HISTÓRIA DA ARTE Alguns momentos do pensamento e produto da arte na história da humanidade Comunicação, Arte e Cultura.
Teoria filosófica da arte.
ARTE BARROCA.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
HISTÓRIA DA ARTE 1º ano do ENSINO MÉDIO Profª MÁRCIA FABIANI AULA 3
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Falando sobre Arte… 1. Arte na Pré-História.
RENASCIMENTO ARTÍSTICO
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
ARTE MEDIEVAL E RENASCENÇA
Arte Romana.
O homem no centro do mundo
Disciplina de Artes Ensino Médio Profª Katiuscia
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Neoclassicismo e Romantismo
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
O BARROCO.
A arte e a arquitectura egípcia. A arte e a arquitectura egípcia está cheia de religião, pois destinava-se principalmente a glorificar os deuses e o Faraó.
Transcrição da apresentação:

Profª Sabrina Rodrigues Magalhães

1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando animais e cenas de caça; 3.Apresentava poucos recursos, utilizando pedras, argila e sangue de animais.

1. Construções monumentais e religiosas; 2. Fundamento ideológico: glorificação dos Deuses; 3. Pintura colorida (lei da frontalidade: corpo sempre de frente e cabeça e pés de perfil)

1. Padrões mais rigorosos; 2. Arte com objetividade; 3. Muito representativas nas artes arquitetônicas; 4. Arte antropocêntrica e racional; 5. A obra tinha o intuito de ser a representação da verdade; 6. LEGADO ROMANO: o idioma latim e o direito.

1. Forte influência da Igreja; 2. Período denominado Idade das Trevas; 3. O ensino de artes, literatura e ciências era centralizado nos mosteiros; 4. Objetivava evangelizar através das imagens.

1. Busca a exaltação do homem e sua capacidade criativa; 2. Racionalidade; 3. Ideal humanista: homem no centro de todas as coisas; 4. Redescoberta dos padrões clássicos; 5. Muitos burgueses financiaram os artistas do período; 6. Utilização de pinturas à óleo.

1. Surge após crises religiosas; 2. Decoração exuberante; 3. Contrastes entre luz e sombras; 4. Ideias opostas: emocional x racional; carnal x pecado; 5. Pinturas com efeitos ilusionistas.

1. Reação ao Barroco; 2. Bases clássicas (gregas e romanas); 3. Arquitetura simples; 4. Academicismo nas técnicas; 5. Imitação e culto à Natureza.