A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O homem no centro do mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O homem no centro do mundo"— Transcrição da apresentação:

1 O homem no centro do mundo
Renascimento O homem no centro do mundo

2 Crescimento da população
A Europa no século XI Avanço ténico + aumento da produtividade agrícola Crescimento da população Trocas comerciais entre o Oriente e o Ocidente. Comércio → Valorização da burguesia e de sua forma de pensar (valorizava o individualismo, o talento individual, a criatividade de cada um).

3 Renascimento Movimento cultural que floresceu na Europa entre os séculos XV e XVI e que consistia numa revalorização da cultura clássica greco-romana. Foram os renascentistas que criaram o termo “Idade das Trevas” para caracterizar a Idade Média, período em que a Igreja era a detentora do saber e sua explicação sobre os fenômenos era a única aceita, sendo esta explicação sempre baseada na FÉ.

4 Por que o Renascimento surgiu na Itália?
Em cidades com intenso comércio e muito dinheiro, como Gênova e Veneza. Burgueses ricos queriam ganhar visibilidade social e, para isso, encomendavam obras de arte. Reis, nobres e clero também queriam ser retratados. Mecenato = Prática de financiar a produção de obras de arte. Burgueses, príncipes e papas que patrocinavam as artes e as ciências, ficaram conhecidos como mecenas.

5 Principais características do Renascimento
Racionalismo – A razão passou a ser a qualidade humana mais valorizada, pois tudo pode ser explicado por meio dela, e não mais da fé. A razão está associada à experimentação (laboratório) e construção de um conhecimento objetivo. Antropocentrismo - O ser humano passou a ser o centro de tudo, e não mais Deus, como ocorria na Idade Média.

6 Principais características do Renascimento
Artes: Uso de perspectiva - ponto de fuga produzia profundidade nas obras, que passaram a ser tridimensionais. Estudo da anatomia humana – retratar as formas humanas como são na realidade. Santos com aparência de pessoas comuns – quase igualando criatura e criador. Sombra e Luz – aparência de realidade.

7 Idade Média Renascimento
Teocentrismo – Deus é o centro do universo. Antropocentrismo – O homem é o centro do universo. Explicações baseadas na fé. Explicações baseadas na razão. Teoria geocêntrica – A Terra é o centro do universo. Teoria heliocêntrica – O Sol é o centro do universo. Obras de arte chapadas. Perspectiva – Obras de arte tridimensionais. Seres humanos desfigurados. Estudo de anatomia – aparência humana quase real. Destaque para as figuras sacras (santos). Santos com aparência de pessoas comuns. Preocupação com a vida após a morte. Valorização da vida terrena.

8 Idade Média Renascimento
Pintura chapada e formas humanas desfiguradas Perspectiva e formas humanas próximas do real

9 Arte Renascentista Davi, escultura em mármore de Michelangelo, Galeria da Academia de Belas Artes de Florença, Itália.

10 Arte Renascentista A criação de Adão, afresco de Michelangelo, , Capela Sistina, Vaticano.

11 Arte Renascentista Escola de Atenas, de Rafael Sanzio,

12 Reforma e Contrarreforma
Símbolo da Reforma Religiosa, Martinho Lutero prega suas 95 teses nas portas da Igreja de Wittenberg (Alemanha).

13 Motivações da Reforma Corrupção da Igreja Católica – clero vivia no luxo, afastando- se das pregações de Jesus Cristo (humildade). Venda de indulgências – compra da salvação. Só quem paga é salvo e vai para o reino dos céus. Venda de “relíquias sagradas” – pedaços de tecido e até ossos de animais eram vendidos como pertencentes a algum santo. Ao mesmo tempo em que enriquecia, a Igreja Católica condenava a usura – empréstimo de dinheiro a juros, realizado pela burguesia.

14 Venda de Indulgências (salvação)
A compra da salvação

15 Surgem as Igrejas Protestantes
Luterana (Martinho Lutero – Alemanha): Só a fé salva. A Bíblia é a única fonte de verdade e deve ser traduzida em diversas línguas. O culto às imagens não tem fundamento. Os cultos devem ser ministrados em língua nacional, não mais em latim. Por suas ideias consideradas hereges pela Igreja Católica, Lutero foi excomungado

16 Surgem as Igrejas Protestantes
Calvinismo (João Calvino – Suíça) crença na predestinação: as pessoas já nascem predestinadas à salvação ou à danação, e um dos sinais de que está salvo é o enriquecimento por meio do trabalho. Religião ideal para a burguesia. Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber relaciona calvinismo e capitalismo.

17 Surgem as Igrejas Protestantes
Anglicanismo (Inglaterra) O rei Henrique VIII queria desfazer seu casamento para casar-se com Ana Bolena, mas não obteve autorização da Igreja. Ato de Supremacia (1534) – O rei Henrique VIII rompe com a Igreja Católica e cria a sua própria Igreja.

18 Contrarreforma Contrarreforma - Movimento da Igreja Católica para se fortalecer, divulgar o catolicismo e deter o avanço das ideias protestantes. Jesuítas – propagação do catolicismo por meio da catequese de povos em outros continentes (América e Ásia). Inquisição (Tribunal do Santo Ofício) – perseguição àqueles considerados hereges. Concílio de Trento – Reafirmação dos dogmas e Index (Lista de livros considerados proibidos pela Igreja Católica).


Carregar ppt "O homem no centro do mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google