Era uma vez uma ratinha cinzenta que vivia num campo de trigo e que só desejava correr mundo. Começou cirandando para todo o lado: o seu narizinho afilado,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Castanha Lili.
Advertisements

A gota de água que precisava de tomar banho
Depois de caminhar durante muitos dias, um Lobo chegou a uma pequena cidade.  Estava cansado e com fome, doíam-lhe os pés e só lhe restava algum dinheiro.
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Era uma vez uma casa nas dunas, voltada para o mar
O corvo e o jarro.
Gênesis 28,10-22 Naqueles dias, Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se.
O caçador de borboletas
Oh, não! OUTRA VEZ sopa de legumes! queixou-se o lobo, que já era velhinho. Quem me dera ter uma ovelhinha aqui à mesa. Fazia já um belo ensopado de.
Banho, nem pensar!.
Era uma vez uma família de patinhos que morava numa bonita casinha na floresta. O PATINHO QUE NÃO COMIA LEGUMES.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
Interpretação Textual
Uma antiga lenda norueguesa narra este episódio sobre um homem chamado Haakon, que cuidava de uma ermida à qual muita gente vinha orar com devoção.   Nesta.
Uma prenda de Natal UmaM. Christina Butler
Ali e a sua grande aventura. Ali encontrava - se em Banichonginchyng, que ficava a Sul da Rússia. Estava num deserto escaldante, mas tinha de ir para.
MORAL DA HISTÓRIA.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Desapego Passa automático.
Eufrásia Bica.
CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSINHOS
A Moça das Maçãs.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
A MAIS BELA FLOR O estacionamento estava deserto quando me sentei para ler embaixo dos longos ramos de um velho carvalho. Desiludido da vida,
PROJETOS PEQUENOS LITERATOS
O Príncipe Feliz.
A menina mal comportada!
Semântica da pontuação...
A casa assombrada.
O PEIXINHO QUE DESCOBRIU O MAR
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
OS CAMINHOS DE DEUS.
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
A Castanha Lili Autora: Ana Rocha
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
Colaboração: Carlos Penatti
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Nada na vida acontece em vão
Estávamos extremamente cansados.
A visita.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
A felicidade Compartilhada
Pai Nunca Desiste autor desconhecido.
SABES O QUE SIGNIFICA FAMÍLIA EM INGLÊS?
Era uma vez ………….
ANTES DE LER ESTE MAIL, PROMETE QUE O ENVIARÁS A TODAS AS PESSOAS QUE CONHECES PROMETES?
E se... a história tivesse outro fim?
A ovelhinha que veio para o jantar
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
Era uma vez um pequeno planeta amarelo.
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
Rosas azuis Autor desconhecido
PARA PARAR E PENSAR.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
A Estrela Dourada A noite estava fria, muito fria, e como todas as vésperas de Natal, a minha mãe e a minha avó estavam a preparar a comida habitual para.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
Formatada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Um monstrinho no jardim…
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
O Sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Sempre quando anoitece, um pequeno lobo aparece, no alto de uma colina. Fica olhando o horizonte, surgir atrás dos montes, uma lua muito linda.
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. FÁTIMA É UM LUGAR DE ORAÇÃO. NOSSA SENHORA DISSE QUE É MUITO IMPORTANTE REZAR. VÊM PESSOAS DE TODO O MUNDO REZAR NO LUGAR ONDE.
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Transcrição da apresentação:

Era uma vez uma ratinha cinzenta que vivia num campo de trigo e que só desejava correr mundo. Começou cirandando para todo o lado: o seu narizinho afilado, por entre as pedrinhas e os tufos das ervas, tudo ia cheirando e com os seus olhos negros, muito vivos, para tudo ia olhando.

De repente, avistou por entre as folhas secas qualquer coisa redonda, acastanhada e lisa. Era uma avelã grande, tão brilhante e polida que só teve vontade de a levar para casa.

Estendeu a patinha para a apanhar. Mas a linda avelã fugiu-lhe, a rebolar.

A Ratinha seguiu-a. Porém muito mais rápida junto de uma árvore a avelã foi parar e pela sua raiz se pôs a escorregar. A Ratinha, espreitando, viu um buraco a dar para umas escadinhas pequenas, pequeninas, a descer lá para o fundo.

A avelã saltitou em todos os degraus tep… tep… tep… Atrás dela, a Ratinha sempre aos pulos, não cai. Tep… tep… tep… saltitava a avelã, e para baixo, para baixo, a Ratinha lá vai.

Assim, saltitando, a avelã chegou a uma certa porta que logo se abriu. Ela e a Ratinha pela porta entraram e logo atrás delas a porta se fechou.

Viu-se a Ratinha dentro de uma sala e no meio da sala, sentado num sofá, um estranho homenzinho de barrete vermelho, sapatinhos bicudos e cara um pouco má.

- És minha prisioneira – gritou ele à Ratinha. - Prisioneira porquê? - Porque quiseste roubar a minha avelã tão bonita.

Não quis nada roubá-la! – exclamou a Ratinha - Fui eu que achei e por isso ela é minha. Não é nada… Ela é minha, e não fica contigo! – disse o estranho homenzinho, com uma voz de inimigo.

Olhando em volta, a Ratinha não viu a avelã e resolveu partir para a sua casa. Dirigiu-se à porta e viu-a fechada, o homenzinho tinha a chave bem guardada.

- Vais ser a minha serva, fazes a minha cama, tratas da minha casa e das minhas roupas e cozinhas as minhas sopas. E ainda acrescentou, mesmo a troçar: - Talvez, quem sabe, se trabalhares bem, eu te dê a avelã, para te recompensar!

Foi assim que a Ratinha se tornou sua serva: todos os dias lhe fazia a cama, lhe tratava das roupas e lhe cozinhava as sopas.

E todos os dias o homenzinho de vermelho saía pela porta e só à noite voltava, trazendo a chave muito bem agarrada. E quando a Ratinha lhe pedia a sua recompensa, com ar de troça respondia assim: Mais tarde! Mais tarde! Trabalhaste tão pouco! E isto durou tempos sem fim.

Até que o homenzinho de vermelho, certa manhã, muito apressado, fechou tão mal a porta que foi como se aberta a tivesse deixado. A Ratinha notou logo essa distracção, Mas não quis fugir sem ter na sua mão a prometida recompensa: a bonita avelã.

Foi gavetas abrir… foi todo o chão espreitar… Mas não a encontrava em nenhum lugar.

Por fim abriu uma portinha na lareira e… lá estava a avelã, sobre uma prateleira. A ratinha agarrou-a logo.

Depressa, depressa, abriu a porta e subiu a escadaria, depressa, depressa, passou pelo buraco debaixo das raízes e viu a luz do dia e correu para casa, numa enorme alegria.

Todos ficaram radiantes de a ver chegar, pois morta a julgavam já. E quando ela deixou cair a avelã em cima da mesa, à hora do chá, Ela abriu-se com um pequeno estalido. O que é que a avelã continha? Um colarzinho de pérolas brilhantes, tão bonito! Parecia que tinha sido feito para linda Ratinha.

A Ratinha põe-no muitas vezes ou guarda-o dentro da grande avelã. e o malvado homenzinho vestido de vermelho nunca mais vai encontrar esta Ratinha pois nem sabe onde ela mora.

Compreensão da história

Qual é a personagem mais importante desta história? uma gatinha? uma ratinha? uma cadelinha?

Onde vivia a Ratinha? na cidade? na praia? no campo?

A Ratinha era Curiosa ou Preguiçosa?

Que fruto encontrou a ratinha no meio das folhas secas? uma amêndoa? uma avelã? uma noz?

A avelã, sempre a rebolar, foi parar junto de: uma casa? uma árvore? uma flor?

LARANJA AZUL VERMELHA A Ratinha seguiu a avelã e foi ter a uma sala onde estava, sentado num sofá, um homenzinho com roupa: LARANJA AZUL VERMELHA

O homenzinho era malvado? bondoso?

A ratinha ficou presa na casa do homenzinho. Que tarefas tinha a ratinha de fazer?

Um dia a ratinha conseguiu fugir, porquê?

O que encontrou a Ratinha dentro da avelã? um relógio? um colar? um anel?

Quantos bocadinhos tem a palavra ratinha?

Descobre outras palavras que acabam em RATINHA CASINHA CAMINHA Descobre outras palavras que acabam em INHA

Ana Augusto 2009 / 2010