-P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Interpretação de textos
Advertisements

Prof. Richard Brunel Matias
Comunicação.
MEU ANIVERSÁRIO.
Modo Indicativo e Subjuntivo
PROFª KYLDES BATISTA VICENTE
Variedades Linguísticas
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
COMO VAI VOCÊ COMO VAI VOCÊ.
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: o que é isso?
Três trabalhadores de uma empresa de limpeza estão num andaime, lavando os vidros de um grande edifício.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
ROSAS VERMELHAS Por:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
O relato é real e comovente!
ANÁLISE TEXTUAL Aula de revisão para a AV1.
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO.
Cultura, Linguagem e Língua
Variedade Lingüística
O nó de afeto.
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Coisas que você nunca irá ouvir de um homem
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Dor de perda Letícia Thompson.
COMO VAI VOCÊ COMO VAI VOCÊ.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
CULTURA: É o conjunto de atividades, de modos de agir, de costumes, de crenças, de tradições e de valores de um grupo, transmitidos por meio da linguagem.
Gramática da língua portuguesa
Linguagem e variação linguística
REVISÃO: LÍNGUA PORTUGUESA
Variação Linguística: Dialetos, Registros e Norma Linguística
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
By Heury Alex No último capítulo dessa ilustre novela, um mistério rondava a pacata Can-can, bilhetes e recados misteriosos...
Carlise Inês Kronbauer
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Cap Competência linguística
PROFª. Rose Cléa Universidade Castelo Branco
MEU ANIVERSÁRIO ESTE ANO
COMO VAI VOCÊ?.
PROFA. NEUSA FATIMA MAIOCHI
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
By Búzios Slides A DOR DA PERDA Avanço automático.
Perspectiva Benvenistiana
“Nem a distância nem o tempo poderá apagar o que sinto por você!!!”
Como interpretá-los? (OBJ.2). * No ordinário de nossas vidas, o contexto em que encontramos determinado sinal ou símbolo usualmente nos ajudará.
Mas, afinal, como falam (ou deveriam falar) as pessoas cultas
Variação Linguística: Dialetos, Registro e Normas Linguística
Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:- Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:-
Comunicação e Redação Empresarial
ASPECTOS LINGUÍSTICOS E ESTILÍSTICOS
Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:- Uma mulher ia andando pela rua quando chega um cara junto dela e diz:-
USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
Aula sobre níveis de linguagem
A a b b c c 106. Os períodos e suas variações. Os períodos e suas variações. Gramatical Gramatical Formas Variantes. Lingüístico.Lingüístico. ee.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa Tópico da Aula: Variações Linguísticas Professor: Socorro Arruda.
REGÊNCIA “É o mecanismo que regula as ligações entre um verbo ou nome e os seus complementos.”
Variações da Linguagem
COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som... Click p/ mudar de slide.
ANALISE TEXTUAL Aula 9 - Produção e efeito de sentidos – Metáfora e Metonímia.
LINGUAGEM LINGUAGEM UTILITÁRIA E LITERÁRIA DENOTAÇÃO Linguagem informativa, comum a todos. Objetiva um conhecimento prático, científico. A palavra empregada.
Língua, Linguagem e Comunicação.
Transcrição da apresentação:

-P-Privada -I-Individual -M-Momentânea -V-Valorizada temporalmente -P-Pública -C-Coletiva -C-Conservadora -V-Valorizada socialmente -F-Fotos -S-Sons musicais -V-Vídeos -G-Gestos -E-Expressões fisionômicas -Í-Ícones -C-Cores

Silêncio!

LÍNGUA Denomina-se língua ao sistema linguístico empregado por uma determinada comunidade para a comunicação entre seus membros. A língua pertence a todos os membros de uma comunidade e é uma entidade viva em constante mutação.

VARIEDADE PADRÃO A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

FORMAL/ CULTO “Quando ouço algumas pessoas dizerem que o computador é uma forma artificial de produção da escrita, pergunto-me se há alguma forma natural de escrita. A escrita é uma prática sócio-cultural relativamente recente na humanidade e não tem mais do que cinco mil anos na forma como a conhecemos hoje. Se prosseguirmos na observação, veremos que, se não há razão alguma para pensar na escrita como algo natural, há menos razão ainda para pensar no livro como algo natural. O livro, na forma como o conhecemos hoje, é um espaço de escrita desenvolvido há menos de 1000 anos e na sua forma impressa tem cerca de 500 anos.” (Luiz Antônio Marcurschi, in “O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula”)

INFORMAL/ COLOQUIAL/ POPULAR Variante espontânea; Utilizada em relações informais; Sem preocupações com as regras da gramática normativa; Presença de coloquialismos (expressões próprias da fala), tais como: pega leve, se toca, etc. Uso de gírias; Uso de formas reduzidas ou contraídas (pra, cê, peraí) Uso de “a gente” no lugar de nós; Uso frequente de palavras para articular ideias (tipo assim, ai, então, etc.);

LINGUAGEM VULGAR Existe uma linguagem vulgar, segundo Dino Pretti, ligada aos grupos extremamente incultos, aos analfabetos, aos grupos que têm pouco ou nenhum contato com centros civilizados. Exemplos: nóis vai; eu di um bejo; vamo i.

VARIEDADE REGIONALISTA OU REGIONALISMO

A GÍRIA Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca. - E aí, cara? Vamos no cinema? - Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo... - Eu também tava, cara. Mas já estou melhor. E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mané que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima sessão. Saímos de lá, comentando: - Que filme massa! - Maneiro mesmo! Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão. Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais. Márcia Paganini Cavéquia

O JARGÃO “Dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio." "Bem, dona Fabiana, a senhora pode parar de tomar o remédio, sem problemas" “É preciso fazer um back up do HD antes de formatar o pc.” “É preciso fazer uma cópia de segurança do disco rígido de dados antes de apagar os dados do computador.”

Diferenças Fonéticas Mais (Paulista) X Mais (Carioca) / Mesmo Dente Porta Morfológicas Correr X Corrê Sintáticas Estar andando (Brasil) X Estar a andar (Portugal) / Me diga X Diga-me Lexicais Guri (Rio Grande do Sul) X Piá (Paraná) X Garoto (Rio de Janeiro) Semânticas: BICHA: Brasil = homossexual Portugal = fila

Tipos de variação Geográfica: lexical, fonética, sintática. Sócio-econômico: uso da norma culta, de jargões, coloquialismos, gírias. Contextual (situacional): formal/informal; uso de linguagem figurada, (Exemplo: Muito bonito o que você fez!) Diacrônica (Histórica) – (cousa/coisa – loura/loira – pharmácia – você/VC)

-S-Sentido literal -V-Valor referencial, informativa “O papel foi rabiscado por todos.” -I-Inúmeros sentidos -A-Abstrata e subjetiva “O papel desempenhado pelo ator era muito complexo.” “Qual foi o seu papel nisso tudo?”