Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Materiais poliméricos - Noções
Advertisements

Propriedades da Matéria
POLIÉSTER.
P MEROS L.
POLÍMEROS DEFINIÇÃO; Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros.
AÇOS: TIPOS E APLICAÇÕES
Polímeros.
, NOME:MISAELA ,ARIANE,JAINE,TAINA PROF:JANE 6ºc.
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
BORRACHAS NBR E SBR JANINE DE LIMA TALITA CASTRO.
Elastômeros FPM e MQ Clarissa Martins Lílian Policiano
Objetivo e metodologia de trabalho
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE POLÍMEROS
A indústria química brasileira
AULA: 04 Materiais Plásticos Prof: Elias Junior
Madeira como material de construção
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes; Moléculas são eletricamente neutras com.
Química Orgânica 2013 – prof Marcelove
PROCESSO DE ACABAMENTO E REVESTIMENTO DE CONDUTORES
PLÁSTICOS Grupo: Jéssica Beneti Jéssica Gonçalves
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
BIOMATERIAIS E BIOMECÂNICA TQ-064
Trabalho elaborado por: Pedro Lopes João Pessoa
POLÍMEROS Náilon Foi impulsionado pela idéia de conseguir um composto que reproduzisse as qualidades da seda, que Carothers,químico norte-americano,diretor.
POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através de ligações covalentes. Moléculas são eletricamente neutras com.
MATERIAIS POLIMÉRICOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
2. Polímeros Polímeros naturais.
Seleção de materiais Wilson Kindlein Junior Leandro Ruchiga Bonilha
Química Prof. Enio Prof. Enio S. Santos.
Polímeros.
POLIESTIRENO.
Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros).O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula.
Fios de sutura Professor: Eunaldo Dias.
Os plásticos.
Prof. Mario P. Scatena POLÍMEROS NATURAIS E SINTÉTICOS
Professor: Wanderson A7
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Propriedades da Matéria
Madeira. Anna karolyna nº3.
Plástico..
Têxteis. Anna Karolyna Souza nº 3.
Poli = muitas; meros = parte
COMPORTAMENTO OPTICO DOS POLÍMEROS
Ensaios Mecânicos de Polímeros
2.2 Propriedades dos polímeros
POLÍMEROS.
Propriedades dos materiais
MATERIAIS POLIMÉRICOS
Polímeros Aula 15.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
MATERIAIS POLIMÉRICOS
Michele da Silva Gonsalez No mundo moderno, grande parte das pessoas procura a praticidade. Neste contexto, os plásticos assumem uma posição de destaque,
Polímeros Módulo I - introdução
POLÍMEROS Química Orgânica
Elementos de Máquinas Fundamentos da Lubrificação.
Professor Maurílio Martins
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Polímeros Priscila Sousa.
Para ter acesso a esse material acesse:
POLÍMEROS..
Química e Física dos Materiais II Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica.
POLÍMEROS O que são polímeros?
Para ter acesso a esse material acesse:
Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC Processos de ligação.
Formadora:Adelina Santos Historia do Plástico.
Para ter acesso a esse material acesse:
POLÍMEROS.
Ensaios dos materiais Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa.
POLÍMEROS.
Transcrição da apresentação:

Polímeros MATERIAIS I PROF. ENG. O CLAUDIO SCHAEFFER EVERTON NEZI PEREIRA JEAN OLIVEIRA JULIANA MARTINS WESLEY TAFAREL DE SOUZA

O Polímero Polímero é uma macromolécula formada pela união de várias moléculas pequenas, chamadas monômeros, e o processo que faz a união dos monômeros é denominado polimerização. Monômero Polimerização Polímero Polimerização: A reação química que conduz a formação de polímeros, pela aplicação do calor, pressão e utilização de processos químicos e aditivos.

Origem dos polímeros Naturais (natureza): Amido, algodão, madeira, lã, couro, seda, borracha de seringueira, diamante, grafite, etc Sintéticos (desenvolvidos por cientistas): Poliestireno, náilon, (PET, PVC) etc.

Grupo dos polímeros e suas características Borracha ou elastômero: Exibe elasticidade em longa faixa, à temperatura ambiente. Plástico: Embora sólido no estado final, em algum estágio do seu processamento pode tornar-se fluido e moldável, por ação isolada ou conjunta de calor ou pressão. Fibra: Corpo flexível, cilíndrico e pequeno, de reduzida seção transversal e elevada razão entre o comprimento e o diâmetro. Muito baixa deformação permanente por tração;

Propriedades Químicas dos Polímeros Resistência a oxidação; Resistência ao calor; Resistência a radiação ultravioleta; Resistência a água; Resistência a ácidos e bases; Resistência a reagentes e solventes; Inflamabilidade.

Polímeros de interesse industrial – Borracha ou elastômero Tem capacidade de permitir grande deformação sob baixa tensão e retornar quase instantaneamente a condição inicial (elasticidade). A espécie que gera borracha de alta qualidade e em condições econômicas é a Seringueira. Aplicação industrial: Pneus de grande porte, peças com grande elasticidade, luvas cirúrgicas, isolamento de cabos elétricos, produtos celulares, guarnições de janelas e para-brisas, implantes e materiais cirúrgicos, utensílios domésticos...

Polímeros de interesse industrial – Plástico Origem Sintética: petróleo Têm como vantagem o seu baixo peso, baixo custo, elevada resistência mecânica e química, flexibilidade, possibilidade de reciclabilidade. O PET é um termoplástico (temperatura elevada + moldável) que devido às suas características de alta resistência mecânica e química, excelente barreira a gases e odores, reciclabilidade, baixo peso, maleabilidade e elevada transparência tem sido amplamente utilizado pela indústria de bebidas. Aplicação Industrial: Bombonas, fita-lacre de embalagens, material horpitalar, filmes e frascos para embalagens de produtos alimentícios, utensílios domésticos, brinquedos.

Polímeros de interesse industrial – Fibras As fibra mais importantes são de origem vegetal ou animal (naturais) (. São colhidas de diferentes partes da planta: caule, folha, semente, etc. Principais característica que uma fibra industrial deve possuir. Boa tingibilidade; Resistencia mecânica, muito baixa deformação permanente por tração; pouco amassamento, facilidade de empacotamento; Resistência a abrasão; Baixa absorção de odores. Aplicação Industrial: Como papel, indústria têxtil, como madeira na construção civil e móveis, em verduras e preparações dietéticas, como filme transparente e flexível, em embalagens diversas, aros de óculos, filtro de cigarro, tapeçaria, como artefato.

Os Polímeros na Composição de produtos industriais Polímeros na composição de adesivos industriais; Polímeros na composição de tintas industriais; Polímeros na composição de alimentos industriais; Polímeros na composição de cosméticos industriais;