Equivalência entre unidades cronostratigráficas e geocronológicas 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tabela Cronostratigráfica
Advertisements

Registo Fóssil – Datação relativa Isótopos – Datação absoluta
Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
Joana Benvindo 12ºB.  Na escala de tempo geológico, o Devónico, é o período da era Paleozóica do éon Fanerozóico que está compreendido entre 416 milhões.
Modelos de estrutura interna da Terra
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Paisagens geológicas e minerais constituintes das rochas
EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS EM ETALÍVIO PEREIRA MARTINS Campo Grande de agosto de Professora: Alunos: 5º ano BIG BANG Formação do Universo e da Terra.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
MATEMÁTICA.
Geologia e Relevo do Brasil
Tectônicas de Placas Preenchendo Lacunas
AGENTES DO RELEVO.
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Formação de rochas metamórficas
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA CIC/2017 – JANDERSON – 3EM
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
Tema 4 Cartografia Geografia – 6º Ano
Linhas de Pesquisa do Programa de Pesquisa e
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Atividades com bases de sistemas de numeração
Ciências da Natureza e suas
Geologia do Dilúvio INTRODUÇÃO 1a Parte.
Ciências da Natureza e suas
e paisagens geológicas
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA
Formação do Planeta - TEORIAS
Estrutura Geológica.
Eras Geológicas 7º ano Professor Amaro. O que são Eras Geológicas?? A origem, a formação e as contínuas transformações da Terra, assim como dos materiais.
Professores: Pedro Teixeira Vergasta da Silveira
ESTRUTURA DA TERRA.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Tempo Geológico.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
e paisagens geológicas
Ciências Naturais – 7º Ano
ANOTAÇÃO: Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
DISCIPLINA: GEOLOGIA GERAL Prof. Milton Matta IISem./2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA.
Grandes etapas da história da Terra
Governador Valadares #conte_com_a_gente.
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Deriva dos continentes e tectónica de placas
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Fósseis.
Geologia: Estrutura e idade da Terra
Ciclo das Rochas Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ciências Naturais – 7.º ano
ESTRUTURA E IDADE DA TERRA
A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Agentes internos 6º Ano.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
GEOLOGIA O que estuda?
Ciclo das Rochas Fernando João Fernandes Oliveira Martins
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
7º Ano – Ciências Naturais
Grandes etapas da história da Terra
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

Equivalência entre unidades cronostratigráficas e geocronológicas 1

Tabela Cronostratigráfica 2

◦ As escalas foram construídas devido à necessidade que o Homem teve em determinar o tempo em que ocorreram certos acontecimentos, como a origem da Terra ou da vida ou até mesmo a quando da formação de uma determinada espécie. ◦ A tabela cronostratigráfica surgiu para simplificar a informação contida nas diferentes escalas numa tabela. 3

4 Evolução da Vida

 Séc.XVIII, apareceram as primeiras escalas dos tempos geológicos.  As formações geológicas são separadas em três grandes divisões: O primário – onde incluíram as rochas magmáticas e metamórficas (interior da Terra) O secundário – onde incluíram as rochas sedimentares, consolidadas (superfície da Terra) O terciário – onde incluíram as rochas sedimentares, não consolidadas (superfície da Terra)  Séc.XIX( primeira metade), aplicaram os princípios da Estratigrafia (Steno), e construíram uma escala com divisões principais,chamadas Eras, que se dividiam em Sistemas e estes em Séries. Os critérios usados foram os tectónicos (estratos), litológicos (tipo de rochas) e paleontológicos (fósseis)  Séc.XIX, os geólogos tentaram construir uma escala que pudesse ter valor em qualquer parte do Globo. Sabemos que é impossível, porque muitos dos acontecimentos geológicos apenas assumem um carácter local ou regional e não um carácter universal. 5

Séc.XIX, foi possível construir uma escala baseada nos estratos e nos fósseis. Faltava inserir nessa escala, uma unidade de tempo. A descoberta da radioactividade permitiu chegar a uma escala estratigráfica calibrada numericamente com dados obtidos pela datação radiométrica. 6  Os estratos que estão por baixo têm idade superior à da rocha vulcânica.  Os estratos que estão por cima têm uma idade inferior à da rocha vulcânica.

◦ Correspondem aos volumes de materiais rochosos estratificados, processos ou acontecimentos geológicos que ocorreram durante um determinado intervalo de tempo e numa determinada região. Unidades Cronostratigráficas: Eonotema Eratema Sistema Série Andar A unidade cronostratigráfica com maior importância é o Andar. 7

 As unidades cronostratigráficas baseam- se nas escalas Biostratigráficas e magnetostratigráficas. 8

 O paleomagnetismo foi um importante apoio para a teoria da tectónica de placas.  Devido ao seu estudo, surgiu a escala magnetostratigráfica importante para datar alguns acontecimentos que ocorreram no passado, como as inversões magnéticas. 9

A escala magnetostratigráfica é usada como complemento da escala biostratigráfica. Formando as unidades cronostratigráficas. Completando a escala cronostratigráfica Unidades concretas e objectivas que podem ser materializadas. 10

Características:  Abstractas e de âmbito global.  Exprimem tempo.  Caracterizam a totalidade do planeta, num intervalo de tempo definido. 11

 Estas unidades baseia-se principalmente na escala litostratigráfica, dos acontecimentos tectónicos e metamórficos que ocorreram no passado. 12

13  Eonotema - unidade cronostratigráfica representativa de um Eon.  Eratema - unidade cronostratigráfica representativa de uma Era.  Sistema - unidade cronostratigráfica representativa de um Período. Unidades Geocronológicas  A história da Terra está dividida em dois Éon: Pré –câmbrico ( formação da Terra até ao Paleozóico ; rochas sem fósseis.) Fanerozóico ( do Paleozóico até aos nossos dias ; rochas com muitos fósseis.)  O Éon Fanerozóico divide-se nas Eras Paleozóico, Mesozóico e Cenozóico “ zóico” = zoo ( animal) / “paleo” = antigo ; “ meso” = meio ; “ ceno” = recente Cada Era é reconhecida pelo grupo de animais que nela dominou.  A Era Mesozóica está dividida nos Períodos : Triássico, Jurássico e Cretácico o Quando se diz: “Durante o Jurássico os dinossáurios dominaram a Terra”, falamos do Período o Quando se diz: “ Os terrenos do Jurássico do Cabo Mondego …”, falamos do Sistema.

14 Série - unidade cronostratigráfica representativa de uma Época. Andar - unidade cronostratigráfica representativa de uma Idade. Unidades Geocronológicas  Os Períodos estão divididos em Épocas que correspondem às Série.  As Épocas são. Superior, Médio, Inferior.  Quando se diz: “ Durante o Jurássico Superior ocorreu uma transgressão marinha”, falamos na Época.  Quando se diz: “ Durante o Jurássico Superior as rochas depositaram-se em ambiente marinho”, falamos da Série. As Épocas estão divididas em Idades, que correspondem ao Andar.

Escala Biostratigráfica Escala magnetostratigráfica Escala Litostratigráfica 15

16

 Nalgumas tabelas cronostratigráficas, encontra-se também representado as glaciações que ocorreram na terra.  A tabela podia apresentar mais informação, como por exemplo, em que períodos ocorreram as inversões magnéticas. 17

18