Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Advertisements

Prof. Marco Aurelio N. Esteves
Visão Geral de Protocolos
TCP/IP básico e outros protocolos
TCP/IP CAMADA DE APLICAÇÃO SERVIÇOS
PROF. RONI MARCIO FAIS SERVIÇOS DE INTERNET PROF. RONI MARCIO FAIS
Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Aula 9 - Camada de aplicação
Redes de Comunicação – Módulo 3
HTTP Hypertext Transfer Protocol.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Davidson Rodrigo Boccardo
Aluna: Ingrid S. M. A. de Pádua RGA: Caches Web e GET Condicional.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor
IIS Web Server.
Falso, HTTP usa TCP. 1) HTTP usa arquitetura cliente servidor, aceitando conexões UDP na porta 80.
Redes de Computadores I Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
A Internet e Seu Impacto
Como é que a Internet funciona
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678)
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 01 – CIn/UFPE Davi Duarte Cynthia Raphaella Ivan França Jéssica Barbalho Larissa Paz.
(c)AB, WEB: filosofia e origens Grupo de utilizadores Internet Ambiente académico dominado por sistemas UNIX Conjunto de serviços básicos: correio.
Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 01 – CIn/UFPE Anália Lima Bruno Gentilini Eduardo Souza Ivan França.
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
Camada de Aplicação Prof. Horácio. Objetivo Apresentar os detalhes específicos dos tipos de aplicação; Apresentar o modelo cliente-servidor; Apresentar.
Aula 1 - Fundamentos Web Servidor Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros.
Redes de Computadores 2 - Camada de Aplicação (Princípios Básicos) –
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Camada de aplicação IGOR ALVES.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação B. Internet Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Servidor WEB IGOR ALVES. O protocolo HTTP 1990 surgimento da aplicação www Grande quantidade de informação que pode ser acessada por demanda Buscadores.
TÉCNICO EM INFORMÁTICA Linguagem e Técnica de Programação III PROF. MARCELO N. SANTOS
Capítulo 2 Redes de computadores e a Internet Camada de aplicação Prof. Gustavo Wagner.
Desenvolvimento de Aplicações Web com Java - Servlets e JSP Autor: Juliano Marcos Martins.
Grupo 2 Andreia Lancastre, Mariana Almeida e Miguel Lourenço Andreia Lancastre, Mariana Almeida e Miguel Lourenço Escola Superior de Educação de Santarém.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Curso Superior em Redes de Computadores SMTP Prof. Sales Filho.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Gerência de Arquivos.
Administração e serviços de redes
Protocolo SMTP e POP O que é SMTP?
Programação II Introdução.
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Administração e serviços de redes
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
Curso Superior em Redes de Computadores
Protocolo HTTP Protocolo de Transferência de Hipertexto
A World Wide Web
Soquetes (1) SOCKET Uma interface local, criada por aplicações, ponto final de comunicação no qual os processos de aplicação podem tanto enviar quanto.
Administração de Gerência de servidores
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Redes: Camada de Aplicação, pt. I Prof. Rafael Vieira
Profº Cláudio Barbosa WWW - World Wide Web Rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hypertexto;
Técnico em informática 2017
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
responsabilidades dessas camadas?
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 10: Camada de Aplicação.
Introdução a Arquitetura, HTML e CSS
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Arquitetura de Redes de Computadores
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Internet x Intranet x Extranet
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Módulo IV Capítulo 1: Introdução
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira

2 Camada de Aplicação  Introdução  HTTP (Hypertext Transfer Protocol)

3 Introdução Camada de Aplicação  Suporta os protocolos que atendem diretamente as necessidades dos usuários  A camada de aplicação faz a interface de comunicação entre a aplicação que solicitou a informação através da rede e o protocolo de aplicação Por exemplo: para enviar um , seu aplicativo cliente (ex:Outlook Express) entra em contato com o protocolo da camada de aplicação (ex: SMTP), que efetua a transmissão do mesmo  Exemplos de Aplicações Correio Eletrônico A WEB Mensagem Instantânea Compartilhamento de Arquivos Jogos MultiUsuáios Telefonia IP VideoConferência

4  Principais protocolos da Camada de Aplicação HTTP (HyperText Transfer Protoco) SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) DNS (Domain Name System) DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) SNMP (Simple Network Management Protocol) FTP (File Transfer Protocol)

5 HTTP (Hypertext Transfer Protocol) HTTP (Hypertext Transfer Protocol)  A Web e o HTTP O HTTP surgiu da necessidade de compartilhar informações na Internet. Informações essas que poderiam estar na forma de texto, som ou imagem Para que a transferência dessas informações fosse possível houve a necessidade de desenvolver uma forma padronizada de comunicação entre os clientes e os servidores web O protocolo HTTP foi implementado a partir de 1989 no CERN (European Center for High-Energy Physics) em Genebra, na Suíça Definido pelas RFCs 1945 e 2616

6  Estrutura do Protocolo HTTP Arquitetura cliente/servidor Objetos Conexões Cabeçalho

7 Estrutura do Protocolo HTTP Arquitetura cliente/servidor  Cliente: browser que solicita, recebe e apresenta objetos da Web  Servidor: envia objetos em resposta a pedidos Estrutura do Protocolo HTTP Objetos  Uma página web é constituída por objetos  Um objeto pode ser um arquivo HTML, uma imagem, um áudio, etc.  A maioria das páginas web são constituídas de um arquivo-base HTML e diversos objetos relacionados Se uma página contiver um texto HTML e cinco imagens JPG, ela então terá 6 objetos  O arquivo-base referencia os outros objetos na página através de URLs (Universal Resource Locator)  Cada URL tem dois componentes básicos: a identificação do servidor e a localização do objeto

8 Estrutura do Protocolo HTTP Conexões Tipos: Tipos: – Sem paralelismo: cliente envia uma nova requisição somente quando a resposta anterior for recebida – Com paralelismo: cliente envia várias requisições em sequência (pipelining)CP são fechadas a cada requisição e resposta Conexões TCP consomem tempo de CPU, largura de banda e memória Conexões TCP consomem tempo de CPU, largura de banda e memória As páginas web costumam ser compostas por diversos objetos As páginas web costumam ser compostas por diversos objetos  Persistentes Uma única conexão TCP é necessária Uma única conexão TCP é necessária Essa conexão permanece aberta até que todos os objetos sejam transferidos Essa conexão permanece aberta até que todos os objetos sejam transferidos Tipos: Tipos: – Sem paralelismo: cliente envia uma nova requisição somente quando a resposta anterior for recebida – Com paralelismo: cliente envia várias requisições em sequência (pipelining)

9 Estrutura do Protocolo HTTP Cabeçalho de Requisição Cabeçalho de Resposta Cabeçalho de Requisição  Três seções: Linha de Requisição – Método (exemplo: Get, Post, Head, Delete) – Caminho do objeto – Versão do protocolo HTTP Linhas de Cabeçalho Corpo da Entidade Cabeçalho de Resposta  Três seções: Linha de status – Versão do protocolo HTTP – Código de resposta (estado) – Frase Linhas de Cabeçalho Corpo da Entidade

10  Proxy/Cache Trata-se de uma entidade de rede instalada em uma dada organização que atende requisições HTTP em nome de um servidor de origem Objetivo: atender o cliente sem envolver o servidor Web originador da informação Tem seu próprio disco de armazenamento e mantém cópias de objetos recentemente requisitados Pode reduzir significativamente o tempo de resposta para a requisição de um cliente Pode reduzir significativamente o tráfego na Internet como um todo Cliente configura seu browser para que o mesmo primeiramente consulte ao proxy GET Condicional  Embora possa reduzir os tempos de resposta do ponto de vista do usuário, fazer cache introduz um novo problema A cópia de um objeto existente no cache pode estar desatualizada  O HTTP tem um mecanismo que permite que um proxy verifique se seus objetos estão atualizados  Esse mecanismo é chamado de GET Condicional (conditional GET)  Uma mensagem de requisição HTTP é denominada uma mensagem GET condicional se: Usar o método GET Possuir uma linha de cabeçalho: If-Modified-Since

11

12 Referências  Kurose, J.; Ross, K. Redes de Computadores e Internet: uma nova abordagem.