A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Gerência de servidores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Gerência de servidores"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Gerência de servidores
Profa. Sueli Pereira Perpétua

2 Histórico dos Sistemas Operacionais.
Aula passada... Sistema Operacional. Histórico dos Sistemas Operacionais.

3 Classificação dos Sistema Operacionais
O surgimento dos diversos tipos de SO está intimamente relacionado com a evolução do hardware e das aplicações por ele suportadas e podem ser classificados conforme o processamento, tarefas, usuários e interface.

4 Classificação quanto a Processamento
Monoprogramável e Monotarefa Os primeiros sistemas operacionais eram tipicamente voltados para a execução de um único programa. Outro programa, para ser executado, deveria aguardar o término do programa corrente. O processador, a memória e os periféricos permaneçam exclusivamente dedicados à execução de um único programa. Memória UCP Programa Dispositivos De E/S

5 Classificação quanto a Processamento
Monoprogramável e Monotarefa No monotarefa, enquanto um programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador permanece ocioso, sem realizar qualquer tipo de processamento. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente; Os periféricos, como discos e impressoras, estão dedicados a um único usuário, nem sempre utilizados de forma integral. Memória UCP Programa Dispositivos De E/S

6 Classificação quanto a Processamento
Multiprogramável e Multitarefa Os sistemas multiprogramáveis, que vieram a substituir os monoprogramáveis, são mais complexos e eficientes. Vários programas dividem os recursos Por exemplo, enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste mesmo intervalo de tempo; O sistema operacional gerencia o acesso concorrente aos seus diversos recursos; Memória Programa UCP Programa Dispositivos De E/S

7 Sistema Monoprogramável x Multiprogramável

8 Sistema Monoprogramável x Multiprogramável

9 Sistema Monoprogramável x Multiprogramável

10 Sistema Multiprogramável/ Multitarefa
Os sistemas multiprogramáveis / multitarefa podem ser classificados pela forma com que suas aplicações são gerenciadas, Um sistema operacional pode suportar um ou mais desses tipos de processamento.

11 Sistema Multiprogramável/ Multitarefa

12 Sistema Multiprogramável/ Multitarefa

13 Sistema Multiprogramável/ Multitarefa

14 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Fortemente Acoplados Sistemas Fracamente Acoplados Sistemas Simétricos Sistemas Assimétricos Sistemas Operacionais de Rede Sistemas Operacionais Distribuidos Duas ou mais UCPs (processadores) trabalhando em conjunto; Vantagem: vários programas sendo executados ao mesmo tempo (em cada processador). Um programa dividido em partes para execução simultânea em mais de um processado

15 Sistemas com Múltiplos Processadores
Duas ou mais CPUs interligadas, com trabalho em conjunto. Aumento da capacidade computacional Em função da forma de comunicação entre as CPUs e o grau de compartilhamento de memória e dos dispositivos de entrada e saída podemos classificar os sistemas em fortemente acoplados ou fracamente acoplados.

16 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Fortemente Acoplados Dois ou mais processadores compartilhando uma memória e são controlados por um sistema operacional. Sistemas fortemente acoplados Assimétricos – Processador primário responsável pelos demais processadores (secundários) e pelo execução do sistema operacional. Sistemas fortemente acoplados simétricos – todos os processadores tem as mesmas funções, podendo executar o sistema operacional independente.

17 Sistemas com Múltiplos Processadores
Memória CPU CPU Dispositivo De E/S Dispositivo De E/S Desvantagem: problema de concorrência (disputa) é introduzido (vários processadores tentando acessar a mesma área de memória)

18 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Assimétricos Mestre/escravo. Somente um processador (mestre), pode executar serviços do sistema operacional. Sempre que um processador escravo precisar realizar uma operação de entrada/saída terá que requisitar o serviço ao processador mestre. Se o processador mestre falhar todos os outros ficaram incapaz de continuar o processamento.

19 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Simétricos Todos os processadores realizam as mesmas funções. Todos os processadores utilizam a mesma memória e o mesmo S.O. Quando acontecer de mais de um processador fazer um acesso à mesma área de memória, fica a cargo do hardware e do S.O. a resolução dos problemas.

20 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Simétricos Apenas algumas poucas funções ficam a cargo de um único processador, como, por exemplo, a inicialização (boot) do sistema. Paralelismo – o programa é executado por qualquer processador, inclusive por vários processadores ao mesmo tempo. Não há problemas de falhas, pois se um processador falhar outro se encarrega da sua função.

21 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Fracamente Acoplados Caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas de computação interligados, sendo que cada sistema possui o seu próprio sistema operacional, gerenciando os seus recursos, como processador, memória e dispositivos de entrada e saída. Sistemas centralizados – os usuários utilizam terminais não inteligentes conectados a linhas seriais dedicadas ou linhas telefônicas públicas para a comunicação interativa com estes sistemas.

22 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Fracamente Acoplados Com a evolução dos computadores pessoais e das estações de trabalho juntamente com o avanço das telecomunicações e da tecnologia de redes, surgiu um novo modelo de computação, chamado modelo de redes de computadores. Em uma rede existem dois ou mais sistemas independentes, também chamados de nós, hosts ou estações, com capacidade de processamento própria e interligada através de linhas de comunicação.

23 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Operacionais em Rede Cada nó (sistema distribuído ou estação) possui seu próprio sistema operacional. Ele permite a copia remota de arquivos, emulação de terminal, impressão e gerencia remota, correio eletrônico. No caso de uma estação sofrer qualquer problema, os demais componentes da rede podem continuar o processamento.

24 Sistemas com Múltiplos Processadores
Sistemas Operacionais Distribuídos Cada nó (sistema distribuído ou estação) possui seu próprio sistema operacional, memória, processador e dispositivos. Geralmente os sistemas operacionais são os mesmos. Tem a impressão de ter somente um sistema centralizado. A grande vantagem desse sistema é a possibilidade do balanceamento de carga


Carregar ppt "Administração de Gerência de servidores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google