A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Multiutilizador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Multiutilizador"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Multiutilizador
Sistema OPERATIVO Inês LEONARDO PATRICIA 11ºITM fac

2 Índice Introdução Sistema Operativo
Sistema Multiutilizador – Definição Características Arquitetura Arquitetura Kernel Conclusão

3 Introdução Este trabalho tem como objetivo atingir um conhecimento mais profundo em relação aos Sistemas Multiutilizadores, a sua definição, as suas características e a sua arquitetura. Além disso, também os sistemas operativos serão estudados.

4 Sistema Operativo O sistema operativo é o primeiro programa que o computador irá executar. Sem o sistema operativo, os computadores atuais seriam inutilizáveis. Recentemente os sistemas operativos também são utilizados em telemóveis, contendo a maioria das funcionalidades que são encontradas nos sistemas operativos. Sistema operativo é um programa ou conjunto de programas que tem como função servir de interface entre o computador e o utilizador. O sistema operativo é responsável por todo o funcionamento do computador desde o software a todo o hardware instalado na máquina. Como exemplo de sistema operativo, conhecemos o Linux, Windows, entre outros. Sendo o Linux que vamos abordar nos próximos meses. Tem como funções: - Execução de Programa; - Deteção de erros e resposta; - Aceder a dispositivos de Entrada/Saída; - Tratamento de memória; - Acesso controlado a ficheiros; - Funcionar em modo Kernel ou Supervisor; - Ajuda na criação de programas; - Gerir recursos. - Registo de parâmetros;

5 Sistema Multiutilizador – Definição
Este, define um sistema operativo que permite acesso simultâneo de múltiplos utilizadores ao computador. Num sistema multiutilizador é responsabilidade do sistema operativo coordenar a partilha dos recursos do sistema pelos diversos utilizadores e impedir que os diferentes utilizadores interfiram uns com os outros. Ex: Unix e Linux. O exemplo mais óbvio é um servidor Unix (primeiro sistema operativo moderno) onde múltiplos utilizadores têm acesso via Telnet ou SSH ao "prompt" do shell do Unix ao mesmo tempo. Ao falarmos de multiutilizador, podemos referir-nos também a multiprogramação. Isto é, vários programas/processos são carregados para a memória central, e o tempo da CPU é repartido por eles, permitindo assim que vários programas estejam ativos ao mesmo tempo.

6 Características-Multiprocessamento
Um multiprocessador ou sistema multiprocessador é um sistema integrado com as seguintes características: Envolve dois ou mais processadores físicos; O sistema de hardware é como um todo gerenciado por um único sistema operativo. O sistema operativo com suporte a multiprocessamento deve ser capaz de: -suportar multitarefa; -manter múltiplas filas de processos, uma para cada processador.

7 Características- Multitarefa
A multitarefa é a característica do sistema operativo que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas aparentemente simultâneas. Tipos (Unix) Os conceitos ligados ao paralelismo de tarefas não são consensuais. A linguagem vulgar no UNIX sugere, no entanto, alguns termos razoavelmente universais. O primeiro passo para a multitarefa no MS-DOS foi a criação dos TSR's, pequenos programas que permaneciam em memória enquanto se executava outro programa, e que podiam instalar rotinas de tratamento de interrupções para serem ativados posteriormente. No UNIX, existem dois níveis de tarefa: o processo e a thread (Linha ou Encadeamento de execução). Os processos têm uma série de threads associadas. Tipicamente, cada processo tem um determinado espaço de endereçamento que as diferentes threads compartilham. Cada thread tem o seu próprio estado de processador e a sua própria pilha. O passo seguinte foi a emulação de multitarefa. Exemplos disto eram as primeiras versões de Windows, que este executava sobre DOS, mas o núcleo do Windows fazia a sua própria gestão dos processos.

8 Arquitetura As principais funções de um sistema operativo estão estruturadas em camadas. Que são elas: Núcleo (Kernel); E/S Básica; Gestão de memória; Sistema de Ficheiros; Interpretador de comandos.

9 Arquitetura - Kernel Kernel em português significa "núcleo". Em Informática, o núcleo é a parte principal do sistema operativo do computador. A função do núcleo do sistema é conectar o sotware ao hardware (operações com periféricos como mouse, disco, impressora, interface serial/interface paralela), e o gerenciamento de memória, entre outros. Quanto à sua arquitetura, o kernel pode ser monolítico ou modular. -Monolítico: num único bloco, com todas as funcionalidades carregadas na memória. -Modular : com os módulos específicos para cada tarefa carregados opcionalmente, dinamicamente. O Kernel é a parte mais importante do sistema operacional, uma vez que sem ele, a cada programa novo que se criasse seria necessário que o programador se preocupasse em escrever as funções de entrada/saída, de impressão, entre outras, causando uma duplicação de trabalho e uma perda enorme de tempo. Como o Kernel já fornece a interface para que os programas possam aceder aos recursos do sistema de um nível mais alto e de forma transparente, fica resolvido o problema da duplicação do trabalho.

10 Conclusão Com este trabalho, aprofundamos os nossos conhecimentos sobre Sistemas Multiutilizadores. Agradecemos a vossa atenção, esperamos tenham gostado!


Carregar ppt "Sistema Multiutilizador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google