Templo de Hera-Lacinia, Agrimento – 455 a. C. Ordem Jônica Ao que tudo indica, a ordem jônica desenvolveu-se ao mesmo tempo que a dórica, embora só se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

A Arte Grega A Arquitectura.
ARTE NA GRECIA.
São colunas romanas – uma variação da grega
COLÉGIO CEME Profº Bergson Vieira Disciplina: História
O berço do conhecimento
A ARTE GREGA.
Arte Antiga TÓPICO 2 Figuras do Texto 1 - A Arte Clássica na Historiografia da Arte.
ANTIGUIDADE Grécia: Diferente do Egito, na Grécia a arte não tinha função religiosa. Por volta do fim do século VII a.C., os gregos esculpiam grandes figuras.
teoria e história ↔ prática projetual
UNIDADE II – A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA AO SÉCULO XVIII
CAPÍTULO 3 A ARTE NA GRÉCIA.
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Antiguidade Clássica Grécia e Roma Disciplina História da Arte
Grécia – séculos VII-V a.C. Escultura
A CIVILIZAÇÃO GREGA.
Grécia – séculos VII-V a.C. Arquitetura
HISTÓRIA DA ARQUITECTURA I
A arquitetura grega.
Da GRÉCIA ANTIGA B1.
ARTE GREGA A ESCULTURA A ARQUITECTURA A PINTURA.
PÉRICLES E A ERA DOURADA DE ATENAS
disciplina de História
Resumos de História.
Arte Grega Trabalho realizado por: Cristiana Araújo Turma:10º12
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.
9. UEM – “Dos povos da Antiguidade, os que apresentaram uma
A ARTE GREGA.
Arte grega A arte como patrimônio da humanidade
UMA CULTURA ABERTA À CIDADE : A ARTE GREGA
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
Religião na Antiga Grécia
O Modelo Ateniense.
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES.
Cidade de Atenas – Capital da Grécia Vista da Acrópole e do teatro de Herodes Ático.
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
Seminário ICCC 1 Arquitetura Grega Integrantes - Aparecida Bardelli - Gabriela Bardelli - Marcos Nunes - Edmar - Zilda da Silva.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física PARAFUSO DE ARQUIMEDES.
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
GEOGRAFIA BÍBLICA Terceira Viagem Missionária Atos 20: 1-41 Atos 21: Cidades: Assôs - Mitilene – Mileto - Rodes - Pátara – Tiro - Ptolemaida.
Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias.
Profa.: Consuelo Holanda
Antiguidade Clássica - Grécia
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias– História da Arte
Igreja de corintos introdução
Aqui fica um breve olhar por três dessas encantadoras ilhas.
Arte Creto-micênica.
As Ordens Arquitetônicas
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
A ARTE GREGA.
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
ATENAS.
ARTE GREGA.
7 Maravilhas do Mundo Antigo
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Erupção Vulcânica Vesúvio é um vulcão misto, pois encontra-se próximo das placas tectônicas (margens convergentes). O magma é rico em sílica, feito.
Teorema de tales. Um pouco de história. A matemática, no sentido moderno da palavra, teve origem em algumas cidades-Estado gregas, por volta do século.
Sumário - A Cultura Romana: Pragmatismo e influência helénica
Pitágoras – Filósofo grego
Arte Grega – Primeira Parte
Arte Islâmica.
Religião e desenvolvimento da Arte
AS ESCOLAS HELENISTAS Heleno era uma deus, filho de Pirra e Deucalião. Os povos que deram origem à Grécia (aqueus, jônios, etc.) se diziam descendente.
HISTÓRIA DA ARTE.
GRÉCIA.
religião na Grécia ANTIGA
Mitos e suas Contribuições
Arte na Antiguidade Grécia
Transcrição da apresentação:

Templo de Hera-Lacinia, Agrimento – 455 a. C

Ordem Jônica Ao que tudo indica, a ordem jônica desenvolveu-se ao mesmo tempo que a dórica, embora só se tenha vulgarizado e alcançado a sua forma final em meados do século V a.C. O estilo prevaleceu nos territórios jônicos - a costa da Ásia Menor e as ilhas do Mar Egeu. A forma da ordem era muito menos definida do que a dórica e durante muitas décadas subsistiram variantes locais. Mesmo quando se tornou mais coerente, havia alternativas aceitas. Inicialmente, as ordens dórica e jônica confinaram-se às suas regiões de origem, mas pouco a pouco os dois estilos misturaram-se em alguns edifícios gregos.

As características principais da ordem jônica eram a feminilidade, a elegância e a beleza, devido ao fato de ela se inspirar nas proporções do corpo feminino.

Ordem Coríntia A terceira das ordens gregas foi também a última a surgir. A ordem coríntia não era um sistema estrutural, como as ordens dórica e jônica. Era pura e simplesmente decorativo e distinguia-se quase só pelo seu requintado capitel com motivos florais.

Base, coluna e entablamento semelhantes aos da ordem jônica. Capitel decorado com folhas de acanto. O nome foi dado em honra à cidade de Corinto, onde supostamente o escultor Calímaco teria inventado esta ordem no final do século V a.C.

A Acrópole de Atenas Devido ao constante estado de guerra na Grécia antiga, quase todas as cidades se dividiam em uma parte baixa e uma acrópole, palavra que literalmente significa uma "cidadela (isto é, cidade fortificada) no alto", mas que passou a se aplicar a qualquer área mais defensável, fosse uma parte densamente habitada ou uma mera fortaleza que podia se transformar no último refúgio durante um cerco.

Depois de ser incendiada pelos Persas, Péricles, o mais importante governante ateniense, construiu um lugar que se tornou símbolo dessa civilização amante das artes, da filosofia e da religião. Foram os arquitetos Ictino, Calícrates e Mnésicles e o escultor Fídeas que deram vida a seu sonho. A Acrópole era o centro espiritual de Atenas e seus lugares sagrados testemunhavam a função divina de salvaguarda do Estado.

Partenon Situado na Acrópole (“cidade alta”), em Atenas, era dedicado à deusa Partenos Atenas, protetora da cidade, pode ser praticamente vista de qualquer ângulo da cidade. Nas suas 46 colunas foram empregados 22 mil toneladas de mármore, quilos de ouro, incrustada de marfim.

Erectéion Foi erguido entre 421 e 425 a.C. pelo Arquiteto Filocletes, vencendo as irregularidades do terreno. Foi construído depois da morte de Péricles. Ordem jônica. Por ser muito flexível, tinha, planta retangular, vários compartimentos com estrutura de 3 pórticos: - Pórtico de acesso à cela de Posidon Erecteu. - Pórtico de 6 colunas jónicas que forma um pronaos para a cela dedicada a Atenas Polias. - Voltado para o Parténon, o pórtico das caratides com 6 figuras femininas substituindo as colunas.

Referências: DISCOVERY. Disponível em: >. Acesso em:26/08/ FERNANDES, Roberto et al. História do mundo. Editora e Gráfica Visor do Brasil Ltda GRECIA. Disponível em :. Acesso em:26/08/ GRECIA. Disponível em :. Acesso em:26/08/ GRECIA. Disponível em :. Acesso em:26/08/ GRECIA. Disponível em :. Acesso em:26/08/ KLICK EDITORA. Maravilhas do Mundo. São Paulo: klick Editora, WIKIPEDIA. Disponível em: Acesso em 26/08/ TEMPLOS GREGOS. Disponível em: Acesso em 26/08/2012.