GUERRA FRIA “Guerra improvável, paz impossível.".

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
Advertisements

Gustavo Giuseppe Medeiros
Capitalismo versus Comunismo
Guerra Fria.
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
GUERRA FRIA.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA Professor: Jeferson 2016.
Primeira Guerra Mundial. Antecedentes final de séc. XIX e início séc. XX: Imperialismo europeu e desenvolvimento capitalista europeu causando rivalidades.
GUERRA FRIA. FINAL DA SEGUNDA GUERRA:  enfraquecimento das grandes potências européias  emergência de duas grandes potências (Bipolaridade): EUA/CapitalistaXURSS/Comunista.
Ordem da Guerra Fria Aula 5 Geografia Geral 1. II Guerra Mundial: EIXO ALIADOS -Alemanha - Reino Unido -Itália - França -Japão - EUA (ajuda à URSS) *
Guerra do Contestado.
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
Segunda Guerra Mundial Prof. Alan. Primeiras Informações Segunda Guerra será um desdobramento da Primeira. Porém as disputas imperialistas.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
GUERRA FRIA. Definição – Ordem bipolar – EUA X URSS. – Capitalismo X Socialismo. – “Paz improvável, guerra impossível”.
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
A 2ª Guerra Mundial (p.120 até p.125). A invasão da Polônia: o início da guerra... Grã-Bretanha e a França prometeram proteção à Polônia; Aproximação.
9.O ANO – LICEU ALBERT SABIN A Guerra Fria e o mundo bipolar.
Da Rússia a CEI.  Foi o país de maior extensão territorial ( mais de 22 milhões de quilômetros quadrados);  Primeiro país a colocar um equipamento.
IDADE CONTEMPORÂNEA Prof. Iair GUERRA FRIA (1945 – 1989) Definição: Conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências.
GUERRA FRIA Prof° Davi Ruschel. FINAL DA SEGUNDA GUERRA: - enfraquecimento das grandes potências européias - emergência de duas grandes potências (Bipolaridade):
GUERRAS NA GUERRA FRIA Jonatas Carvalho. GUERRA DA COREIA – 1950 – Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo)
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Guerra Fria.
GUERRA FRIA, NOVA ORDEM MUNDIAL E GLOBALIZAÇÃO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
A primeira guerra mundial
Guerra Fria.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
GUERRA FRIA.
O Antagonismo dos Blocos
A GEOPOLÍTICA DA GUERRA FRIA
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A Segunda Fase da Segunda Grande Guerra
Conflito político-ideologico entre as duas potências hegêmonicas.
A Segunda Guerra Mundial
Nomes: Vinícius pinheiro
Preparatório EsPCEx História Geral
Prof: Rafael Dall’Agnol
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Prof: Rafael Dall’Agnol
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
ENERGIA NUCLEAR E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Industrialização nas Américas
Guia Abril do Estudante
MUNDO DO PÓS GUERRA AULA 7.
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
Guerra Fria Prof.ª Amanda Cunha.
Guerra Fria.
O MUNDO DIVIDIDO.
ESCOLA SANTA RITA Aula de Revisão
A Segunda Guerra Mundial Antecedentes: Após a 1ª Guerra Mundial, as potências vencedoras, na Europa, promoveram uma série de tratados com.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL CAUSAS, ACONTECIMENTOS E CONSEQUÊNCIAS
GUERRA FRIA.
GUERRA FRIA X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO
QUIZ GUERRA FRIA.
O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA
Definição: conflito político, ideológico e militar entre as duas grandes potências do pós-2ª Guerra Mundial: X EUA CAPITALISMO URSS COMUNISMO.
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
1 – Antecedentes/causas (década de 30):
Segunda Guerra Mundial Prof. Alan
Mundo Bipolar Mundo Bipolarizado- Disputa de poder entre os EUA e a URSS Disputa geopolítica e ideológica; Corrida Armamentista - Paridade Bélica; Premissa.
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
Reconstrução e política de blocos
A Segunda Guerra Mundial 9º ano CCB. “A Segunda Guerra Mundial foi uma aula de geografia do mundo” (Eric Hobsbawm, historiador britânico).
Geografia Homem & Espaço Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva. A Guerra Fria e o fim da URSS ( ) 9º ano Unidade I.
Transcrição da apresentação:

GUERRA FRIA “Guerra improvável, paz impossível."

A divisão do mundo em dois blocos, logo após a Segunda Guerra Mundial. Com arsenais nucleares capazes de destruir a Terra em instantes, E. U. A. e União Soviética, não podiam cumprir suas ameaças, por uma simples questão de sobrevivência.

Não existe um consenso sobre a data exata do início da Guerra Fria. Para alguns estudiosos, o marco simbólico foi a explosão nuclear sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de Outros acreditam que seu início data de fevereiro de Foi quando o presidente norte-americano Harry Truman lançou no Congresso dos Estados Unidos a Doutrina Truman, que previa uma luta sem tréguas contra a expansão comunista no mundo. E há também estudiosos que lembram a divisão da Alemanha em dois Estados, em outubro de Não há consenso também sobre quando terminou a Guerra Fria. Alguns historiadores acreditam que foi em novembro de 1989, com a queda do Muro de Berlim, um dos grandes símbolos do período de tensão entre as superpotências. Nessa mesma perspectiva, o marco final da Guerra Fria poderia ser a própria dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991

FATOS E DESTAQUES DA GUERRA FRIA PLANO MARSHALL OTAN e PACTO de VARSÓVIA DIVISÃO da ALEMANHA GUERRA da COREIA MACARTHISMO MURO de BERLIM DESCOLONIZAÇÃO da ÁSIA e da ÁFRICA CORRIDA ESPACIAL GUERRA do VIETNÃ

PLANO MARSHALL Os Estados Unidos enviaram enormes recursos financeiros para a reconstrução da Europa como um todo. Com base na Doutrina Truman, no ano de 1948 foi instaurado o Plano Marshall, o nome faz referência a seu inventor o então secretário do Estado Americano George Marshall, que visava à reconstrução da Europa.

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada em 1949, em pleno contexto da Guerra Fria, onde o mundo vivia a bipolariedade bélica e ideológica entre EUA e URSS. O acordo estabelecia que os Estados-membros da OTAN se comprometiam a assegurar a sua defesa e que, uma agressão a um ou mais aliados. O tratado estabelecia o alinhamento dos países membros, a princípio com a finalidade de autoproteção. As mudanças ocorridas no cenário geopolítico da Europa Oriental, no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim da Guerra Fria e a crise na URSS resultaram na extinção do Pacto em 31 de março de OTANPACTO de VARSÓVIA

DIVISÃO DA ALEMANHA Estabelecida a partir de 1961, a divisão entre Alemanha Oriental e Ocidental - que mais tarde se concretizaria no Muro de Berlim [que possuía 155 km] - foi um dos mais marcantes símbolos da Guerra Fria, período iniciado após a Segunda Guerra Mundial ( ). República Democrática Alemã ( RDA )CAPITALISTA República Federal Alemã ( RFA ) - SOCIALISTA

MURO DE BERLIM Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, com mais de três milhões de pessoas, padeceu uma experiência ímpar na história moderna: viu a cidade ser dividida por um imenso muro. 13 de agosto de de novembro de 1989

O Muro de Berlim, com 155 quilômetros de extensão, rodeava toda a parte ocidental da cidade. Media 3 metros de altura e era vigiado do alto de 302 torres por soldados. Cruzava um rio, dois lagos, quatro linhas de metrô e cinco trilhos de trem.

MACARTHISMO O então senador Joseph McCarthy ( ) criou um movimento que se caracterizou pela perseguição a pessoas suspeitas de serem simpatizantes do Partido Comunista. Conhecido como "caça às bruxas", o macarthismo atingiu, principalmente, os meios intelectuais e artísticos. Milhares de americanos foram vítimas do macarthismo, entre eles Charles Chaplin, que se exilou. Do lado anticomunista, John Wayne, Walt Disney e Ronald Reagan foram colaboradores ilustres da comissão.

R ONALD R EAGAN Acredito que o melhor programa social é um emprego. Estamos caminhando para o socialismo, um sistema que, como se diz, só funciona no Céu, onde não precisam dele, e no Inferno, onde ele já existe.

CORRIDA ESPACIAL EUA e URSS travaram uma disputa ao que se refere aos avanços espaciais. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte- americana.

TOLICES DA GUERRA FRIA

GUERRA DA COREIA As lideranças políticas norte-coreanas apoiaram projeto de reunificação do país por meio da declaração de uma guerra. A invasão dos norte-coreanos alarmou as potências capitalistas, que logo convocaram uma reunião nas instalações da Organização das Nações Unidas. O equilíbrio de forças entre os dois lados do conflito acabou viabilizando as negociações. Em 1953, o Tratado de Pan-Munjom encerrou a desgastante Guerra da Coréia e restaurou os limites territoriais do paralelo 38º.

G UERRA DA C OREIA : MOTIVO DO CONFLITO A invasão da Coreia do Sul pelas tropas comunistas da Coréia do Norte. RESULTADO DA CAMPANHA Fracasso dos americanos, que não conseguiram impedir os ataques comunistas à Coreia do Sul e não puderam reocupar a Coreia do Norte. A península continua sob forte tensão política e militar.

GUERRA DO VIETNÃ: MOTIVO DO CONFLITO O pretexto é o suposto ataque norte- vietnamita a navios norte-americanos no golfo de Tonkin. O Vietnã do Sul recebe reforço de tropas dos EUA, que dão início a sistemáticos ataques aéreos ao norte.

RESULTADO DA CAMPANHA Fracasso dos EUA. Em janeiro de 1968, guerrilheiros e soldados norte-vietnamitas invadem a Embaixada dos EUA em Saigon. BAIXAS AMERICANAS Mortos em combate: Feridos: EFEITOS PARA O PAÍS O governo norte-americano enfrenta crescentes protestos pacifistas. Em 1973, os EUA aceitam o Acordo de Paris.

de Janeiro - Guerra do Vietnã: os vietcongues lançam a “Ofensiva Tet” (ano novo vietnamita). 4 de Abril - Martin Luther King, foi assassinado. Maio - França, estudantes fazem uma série de protestos, seguidos de protestos dos trabalhadores.

N A CENA DO CRIME : K ING NA SACADA DO L ORRAINE ; UM DIA DEPOIS, ELE MORRERIA NAQUELE EXATO LOCAL

PARIS

E NO BRASIL , O ANO QUE NÃO TERMINOU 13 de dezembro – Ato Institucional no. 5; O presidente Costa e Silva no plenário vazio do Congresso, fechado pelo AI de Junho no Brasil: é realizada a Passeata dos Cem Mil, contra a Ditadura.