Embriologia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMBRIOLOGIA Prof. Aldrim
Advertisements

Tipos de óvulos Classificados conforme a quantidade e distribuição do vitelo ou lécito (reserva de lipídio e proteína ) em: Oligolécito Heterolécito.
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA.
Prof. Fabiano Izidoro Embriologia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
EMBRIOLOGIA.
Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:
Modulo V –especifica intensivo
EMBRIOLOGIA PROF. Regis Romero.
Aulas 4 a 6 Bio B Pag 212.  É o ser que precede a fase adulta de um animal.
Desenvolvimento Embrionário dos Animais
Prof. Heloisa Pandolpho. A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais.
Embriologia Profª: Priscila Almeida Graduanda em Ciências Biológicas
Noções básicas de embriologia animal
EMBRIOLOGIA BALA Estuda a formação do embrião e suas modificações -Baseada em 4 critérios: -Classificação dos ovos -Segmentação -Gastrulação.
Embriologia Prof. ª Andréa Roveré.
Embriologia. Tipos de ovos e segmentação Segmentação total igual.
NEURULAÇÃO Problemas nas fases de Gastrulação e Neurulação:
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
EMBRIOGÊNESE TIPOS DE OVO.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
 Histologia Histos (Tecido) + logos (Estudo)  E o que é Tecido?  Conjunto de células que apresentam a mesma forma, função e origem embrionária. Ao.
ASPECTOS GERAIS Embriogênse – Processo contínuo e dinâmico que inicia com a fecundação e encerra-se com o nascimento. Didaticamente dividido em quatro.
EMBRIOLOGIA -Estuda a formação do embrião e suas modificações -Baseada em 4 critérios: -Classificação dos ovos -Segmentação -Gastrulação.
Animais: descendentes de um ancestral comum  Os animais evoluíram de protistas flagelados que formavam colônias, como resultado de uma especialização.
REPRODUÇÃO HUMANA.
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Quanto ao local do desenvolvimento do embrião, podemos dividir os animais em:
EMBRIOLOGIA Definição Tipos de ovos Clivagem Blástula Gástrula Nêurula
REINO ANIMALIA Prof. Lourenço.
Professor: Guilherme Vieira
Fases do Desenvolvimento
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA Página 105.
Anexos Embrionários.
 Estuda todas as etapas de desenvolvimento desde a formação do zigoto (ou ovo) até o nascimento do organismo.
Colégio e curso Albert - GEO
Professor: Guilherme Vieira
Profª Marcia Conceição
Embriologia animal Estudo do desenvolvimento do embrião até o ser adulto;
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Reprodução nos animais
Características gerais dos seres vivos
Reprodução.
1ª semana desenvolvimento embriológico
Características dos Animais
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA PROF. RICARDO.
O que você deve saber sobre
Embriologia.
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL por Kristian Wessman
Professora: Luciana Ramalho 2018
Professora: Luciana Ramalho 2018
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
Embriologia Marcus Ferrassoli.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Professora: Luciana Ramalho 2018
Reino Metazoa ANIMAIS.
Reino Animalia ou Metazoa
EMBRIOLOGIA.
EMBRIOLOGIA É a especialidade da biologia que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula. Faz parte da biologia do.
REPRODUÇÃO - CASOS ESPECIAIS.
EVOLUÇÃO.
EMBRIOLOGIA EMBRIOGÊNESE HUMANA.
REPRODUÇÃO SEXUADA.
Prof: Marcus Ferrassoli
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Embriologia Clivagem, Gastrulação, Organogênese e Anexos embrionários.
Transcrição da apresentação:

Embriologia

Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos:      A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e níveis evolutivos. Em Biologia, o desenvolvimento envolve diversos aspectos: multiplicação de células, através de mitoses sucessivas (clivagens); diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos. Essas alterações é que tornam as células capazes de cumprir sua funções biológicas.

TIPOS DE ÓVULOS OLIGOLÉCITOS / ISOLÉCITOS / ALÉCITOS São aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuída pelo citoplasma. São próprios das espécies nas quais o embrião não obtém alimento do ovo, mas do corpo materno ou do meio ambiente. Aparecem em espongiários, celenterados, protocordados e mamíferos. HETEROLÉCITOS / MEDIOLÉCITOS Apresentam nítida polaridade, distinguindo- se o pólo animal com pequena quantidade de vitelo, e o pólo vegetativo com abundante quantidade de vitelo, permitindo a nutrição do embrião durante algum tempo. Aparecem em platelmintos, moluscos, anelídeos e anfíbio.

TELOLÉCITOS / MEGALÉCITOS Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos a uma pequena área, há a cicatrícula ou disco germinativo, situado no pólo animal. Ocorre em cefalópodes, peixes, répteis e aves. CENTROLÉCITOS O vitelo concentra-se no centro do óvulo e separa-se em duas zonas de protoplasma: uma central, contendo o núcleo, e a outra periférica, circundando o vitelo. São óvulos típicos dos artrópodes.

Segmentação ou Clivagem

SEGMENTAÇÕES

HOLOBLÁSTICA / TOTAL TOTAL IGUAL É próprio dos oligolécitos, onde a distribuição uniforme de vitelo permite a divisão em blastômeros de mesmo tamanho. Serve como exemplo a segmentação do ovo e do mamíferos. TOTAL DESIGUAL Ocorre em ovos heterolécitos e, devido à desigual distribuição do vitelo, produz blastômeros de tamanhos diferentes. Serve como exemplo a segmentação do ovo dos anfíbios.

MEROBLÁSTICA DISCOIDAL MEROBLÁSTICA SUPERFICIAL MEROBLÁSTICA / PARCIAL MEROBLÁSTICA DISCOIDAL É típico dos ovos telolécitos e atinge apenas o disco germinativo. Pode ser observada na evolução do ovo das aves e répteis. MEROBLÁSTICA SUPERFICIAL Ocorre em ovos centrolécitos dos artrópodes.

Tipos de Óvulos e Segmentação

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO MÓRULA Constitui a forma embrionária encontrada após sucessivas divisões celulares. Caracteriza-se, fundamentalmente, pela forma esférica e por apresentar-se maciça, isto é, formada inteiramente por células embrionárias. Só ocorre no tipo de segmentação holoblástica igual. BLÁSTULA Caracteriza-se, de um modo geral, pela forma globosa e por apresentar uma única camada de células (blastoderma), delimitando uma cavidade completamente fechada (blastocele). GASTRULAÇÃO Processo de formação da gástrula. Caracteriza-se pela presença de duas camas celulares; pode ocorrer por embolia - formação da gástrula por invaginação de um dos pólos da blástula (como se vê o anfioxo) - ou por epibolia - formação da gástrula nos vertebrados a partir do recurvamento do disco embrionário.

FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO NEURULAÇÃO Fase do desenvolvimento embrionário dos animais ditos cordados, imediatamente posterior à gástrula, durante o qual se forma o tubo neural. É o estágio em que se intensifica a diferenciação celular. ORGANOGÊNESE Fase em que há formação dos órgãos do animal; estágio em que as células que compõem os respectivos tecidos se apresentarão especializadas.

DETALHE DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

ESTRUTURA DO ANFIOXO E SEU DESENVOLVIMENTO O ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DO ANFIOXO SERVE COMO BASE PARA VERIFICAÇÃO DAS FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO DOS CORDADOS.

Visão geral

Detalhes da Gastrulação

Visão em Corte

Embriologia Humana Fecundação Nidação Ovulação

DESTINO DOS FOLHETOS EMBRIONÁRIOS

Primeira Segmentação

Visão de uma Mórula

Anexos Embrionários 1 Anexo em Aves

Anexos Embrionários 2

Anexos Embrionários 3

Desenvolvimento fetal 1º mês

Desenvolvimento fetal 2º mês

Desenvolvimento fetal 3º mês

Desenvolvimento fetal 4º mês

Desenvolvimento fetal 5º mês

Desenvolvimento fetal 6º mês

Desenvolvimento fetal 7º mês

Desenvolvimento feta 8º mês