Na sociedade, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras actividades, é muito comum. Isso cria um clima de concorrência,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os primeiros lugares.
Advertisements

Os Primeiros Lugares.
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a PORTA para entrar no Reino é ESTREITA. As leituras bíblicas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na realização dos seus planos, Deus sempre chama pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. As leituras falam de três escolhidos por Deus para.
A Liturgia de hoje mostra-nos qual deve ser a atitude do cristão diante da LEI DE DEUS. Para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O advento apresenta-nos várias pessoas que prepararam o povo para a vinda do Messias: Jeremias, Baruc, Sofonias, Miqueias, João Baptista... Hoje aparece.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A liturgia lembra-nos que a Igreja não é composta de "justos", mas de pecadores, que precisam do perdão de Deus e dos irmãos. E as Leituras mostram-nos.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. Deus deseja a salvação de todos os seus filhos, mesmo quando se afastam dele... As leituras falam da RECONCILIAÇÃO.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
Em pleno clima natalício, a Liturgia celebra a festa da SAGRADA FAMÍLIA. O Filho de Deus, vindo ao mundo, quis seguir o caminho de todos: fazer parte.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus nos ajuda a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas este facto já era aceite pelos primeiros.
As pessoas com frequência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros.
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU O REINO ESTÁ ENTRE NÓS FILHO MEU, TUDO O QUE É MEU É TEU Escutemos este “Monólogo” para violoncelo.
Na sociedade de hoje, é muito comum a corrida em busca dos PRIMEIROS LUGARES. Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio.
Com a solenidade de Cristo, REI DO UNIVERSO, encerramos hoje o Ano Litúrgico (Ciclo C). Os reinos estão, hoje, muito desacreditados. No entanto, na.
No domingo passado, reflectimos sobre a necessidade da Oração perseverante: um apelo muito actual para o homem moderno, ocupado e preocupado com tantas.
Luz e Trevas.
A Lei A Verdadeira Religião.
Cristro Rei do Universo
Amai-vos como eu vos amei
Na Vinha.
Perdão sem limites.
No Deserto.
O Sim.
Presta Contas.
A Primeira Pedra.
Primeiros Lugares.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vigília Pascal.
"Eu sou a Porta das ovelhas".
Uma Luz nas trevas.
Dar sem medida.
A Palavra.
O Chamamento.
Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente.
Os teus pecados estão perdoados
Eis o Cordeiro de Deus.
O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por:
A Comunidade.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
Solenidade de Todos os Santos "Sede Santos".
O Cristão e a Lei.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Vida Nova.
A Comunidade.
Com freqüência, as pessoas se deixam levar
24 º domingo do tempo comum
De braços abertos.
Batismo de Jesus.
Pequei Senhor.
A Morada de Deus.
A HUMILDADE E O AMOR DESINTERESSADO
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS O REINO ESTÁ ENTRE NÓS DOMINGOS DOMINGO 22
Transcrição da apresentação:

Na sociedade, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras actividades, é muito comum. Isso cria um clima de concorrência, de ódio e conflitos. O que pensais vós a respeito disto? As leituras propõem um caminho diferente: o caminho da HUMILDADE e da GRATUIDADE...

A 1.ª Leitura fala da virtude da HUMILDADE, para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz. (Eclo 3, ) * SER HUMILDE significa assumir com simplicidade o nosso lugar, sem humilhar os outros com a nossa superioridade. Significa pôr os próprios dons ao serviço de todos, com simplicidade e com amor.

A 2.ª Leitura afirma que a vida cristã exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais a humildade, a simplicidade, o amor... (Heb 12, a) No Evangelho, Jesus cria uma nova humanidade, fundamentada no espírito da humildade. (Lc 14, ) Jesus é convidado a um banquete na casa de um fariseu e fica impressionado com duas coisas, que observa: a corrida pelos primeiros lugares e o tipo de convidados.

E conta duas pequenas PARÁBOLAS: + Para os convidados que escolhiam os primeiros lugares: Aquele que ocupou o primeiro lugar cedeu a um mais importante. Aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor. E Jesus conclui: "Quem se exalta será humilhado e quem se humilhar será exaltado ".

+ Para quem convidara: "Quando deres uma refeição, não convides os que poderão retribuir-te... Pelo contrário, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos... Terás uma recompensa na ressurreição dos justos." Jesus propõe duas atitudes: - Na escolha dos lugares: HUMILDADE... - Na escolha dos convidados: GRATUIDADE : Amor sem interesses...

Na Sociedade, há ainda hoje pessoas correndo atrás dos primeiros lugares? - Escolhendo o trabalho que lhes dê mais lucro... - procurando lugares que dêem destaque, status e importância; - preferindo ocupações onde possam ter poder sobre os demais; - ficando decepcionadas, quando ninguém lhes dá o "devido lugar“? 1. O que observaria Jesus hoje?

Nela se cultivam a humildade, a simplicidade, o amor gratuito e desinteressado? Ou assistimos a uma corrida desenfreada pelos primeiros lugares: pessoas cuja ambição se sobrepõe à vontade de servir… Buscam títulos, honras, homenagens, lugares privilegiados, e não o serviço humilde e o amor desinteressado. Na Igreja, também existe corrida pelos primeiros lugares?

- Na catequese, que Lucas nos propõe hoje, fica claro que as relações entre os membros da comunidade de Jesus não se baseiam em "critérios comerciais", mas sim no amor gratuito e desinteressado. Só assim todos, inclusive os que não têm poder, nem dinheiro para retribuir, terão aí lugar, numa verdadeira comunidade de amor e de fraternidade. Como é bonito numa Comunidade, onde há humildade... solidariedade... sintonia entre as diversas Lideranças, Grupos e Movimentos...

Na Política, existe também a corrida pelos primeiros lugares? E essa corrida é um desejo sincero de serviço pelo bem do povo ou uma busca de vantagens para pessoas ou grupos? - Para garantir os primeiros lugares, podemos fazer uso de qualquer meio? Não gastaríamos tantas energias em pequenas implicâncias e disfarçado espírito de competição...

2. Quem são os NOSSOS convidados? - Na Sociedade de hoje, costuma-se convidar quem garanta lucro... recompensa... poder... fama... posição social... elogios... - Jesus convida-nos a uma atitude de GRATUIDADE... * Quando prestei um favor a gente simples, sempre gostei de ouvir uma expressão: "Deus lhe pague!" Sim, o próprio Deus se torna o nosso grande FIADOR...

" Catequista, tu és especial para Deus! A tua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Catequista, tu és protagonista no processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE.

A todos os catequistas, o nosso reconhecimento e gratidão pelo belo e importante serviço que prestam à Igreja. São pessoas que aceitam o apelo de Jesus no evangelho: Não ocupar os primeiros lugares e, sim, servir os irmãos com simplicidade, humildade e gratuidade. "Que Deus lhes pague". Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima