O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Advertisements

QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO.
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Cursinho Popular Paulo Freire
O I L U M N S Professor: Odair.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Iluminismo O século das Luzes.
O Iluminismo.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
AULA-22 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Prof° Leandro Crestani
A Crise do Antigo Regime: Iluminismo e Liberalismo
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Geohistoriaenem.blogspot.com.br ILUMINISMO “ERA PRECISO DERRUBAR O TRONO E ABALAR OS ALTARES.” SIGNIFICADO: SUPREMACIA DA RAZÃO SECULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
ILUMINISMO ILUSTRAÇÃO IDADE DAS LUZES IDADE DA RAZÃO Profa. Mercedes Danza Lires Greco.
ILUMINISMO A FILOSOFIA DA RAZÃO: O ESCLARECIMENTO DAS IDEIAS PROF. RAFAEL T. PELLEGRINI HISTÓRIA.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
O Iluminismo “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
“O século das luzes” – XVIII Professor Helton
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
ILUMINISMO.
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Liberalismo Econômico
ILUMINISMO.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
ILUMINISMO “O Século das Luzes”.
ILUMINISMO Anti-dogmático. Valorização da razão.
“Ciência da Sociedade” (Comte)
A Europa dos séculos XVII e XVIII
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Europa: Séculos XIV-XVIII
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Antiabsolutismo e seus principais teóricos
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Trabalho de História Antiabsolutismo.
Filosofia & Ética Humanista
Preparatório EsPCEx História Geral
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Revolução Industrial e Liberalismo
O ILUMINISMO E AS NOÇÕES DE LIBERDADE
Iluminismo.
Absolutismo e mercantilismo
a laicização do pensamento
Arcadismo Contexto Histórico.
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
O Pensamento Iluminista
Iluminismo Ideologia a ser seguida, como forma Racionalismo
CRISE DO ANTIGO REGIME AULA 1.
E.E.B. JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS HISTÓRIA - Prof. Me. Diego Fernandes
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
Transcrição da apresentação:

O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES

1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico com o surgimento da concepção liberal (liberalismo) e de crítica ao Antigo Regime. 2. CARACTERÍSTICAS * Racionalismo * Cientificismo * Experimentalismo * Crença no progresso da humanidade * Crítica ao absolutismo monárquico, ao dogmatismo religioso e à sociedade estamental.

3. PRECURSORES DO SÉCULO XVII 3.1. RENÉ DESCARTES ( ) Obra: O discurso sobre o método Características das ideias: A razão como a única forma de obter conhecimento Criação de um método científico de busca da verdade (dúvida metódica): duvidar de tudo e aceitar apenas o que a razão pudesse compreender e demonstrar “Penso, logo existo” Defendia a existência de ideias inatas

3.2. ISAAC NEWTON ( ) Características das ideias: O movimento é absoluto e o repouso relativo regido por leis físicas invariáveis que podem ser conhecidas através da ciência. Lei da Gravitação Universal

3.3. JOHN LOCKE ( ) Obra: Segundo Tratado do Governo Civil Características das ideias: Todo homem tem direitos naturais que são o direito à vida, à liberdade e à propriedade. O governo surge para defender estes direitos e caso não o faça ocorre o direito à insurreição.

4. LIBERALISMO POLÍTICO Conjunto de ideias que criticam o absolutismo e defende a tomada do poder pela burguesia A burguesia se torna a classe economicamente mais rica e não tem poder de decisão política. Ao mesmo tempo se revolta pelo fato de a partir de seus impostos sustentar um clero, uma nobreza e um Estado absolutista parasitário que não lhe permite a liberdade econômica. O liberalismo político defenderá a igualdade jurídica, mas não defenderá a igualdade social e econômica. O liberalismo político defenderá a liberdade civil (direito de ir e vir, de pensar, de religião), mas restringirá as liberdade políticas através do voto censitário (por renda)

4.1. MONTESQUIEU (1689 – 1755) Obra: O Espírito das Leis Características das ideias: Divisão do poder entre o executivo, o legislativo e o judiciário de forma que um poder limitasse a atuação do outro evitando o despotismo.

4.2. VOLTAIRE (1694 – 1778) Obra: Dicionário filosófico Características das ideias: Defensor da liberdade de pensamento e individual Crítico radical da Igreja e da intolerância religiosa

4.3. ROUSSEAU (1712 – 1778) Obra: Discurso sobre a Origem e a Desigualdade entre os Homens / O Contrato Social Características das ideias: Defensor da sistema democrático Defendia a ideia de que o homem naturalmente é bom e que a sociedade o corrompe Criticava a propriedade privada como fator promotor das desigualdades

4.4. ENCICLOPÉDIA Obra cujo objetivo era reunir todo conhecimento filosófico e científico da época.

5. LIBERALISMO ECONÔMICO Conjunto de ideias que criticam o mercantilismo e defende a liberdade de comércio e produção O controle exercido pelo Estado absolutista sobre a economia prejudicava os interesses de diversos setores da burguesia que não tinham liberdade de produzir e de comercializar.

5.1. FISIOCRACIA Conjunto de ideias que defendia que a economia tem leis próprias que auto regulam as relações econômicas. A intervenção do Estado na economia (mercantilista) prejudicaria a produção econômica. O lema da fisiocracia era laissez-faire, laissez passer, que sintetiza a ideia da liberdade de produção e comercialização. Os fisiocratas defendiam que o único setor que produz riqueza é a terra, pois a indústria só faz transformar o produto e o comércio circular as mercadorias sem agregar valor.

5.2. ESCOLA CLÁSSICA INGLESA Adam Smith através de sua obra A Riqueza das Nações defendia que a economia tem leis próprias (lei da oferta e da procura) e criticava o intervencionismo estatal que prejudicaria a produção econômica. Para Adam Smith a única fonte produtora de riqueza seria o trabalho. Para a Escola Clássica inglesa, a especialização como instrumento eficaz no aumento da produtividade econômica.

6. DESPOTISMO ESCLARECIDO Estados absolutistas que modernizaram sua administração com a adoção de alguns princípios iluministas