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FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA

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Apresentação em tema: "FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
PROF. GABRIEL D’AVILA

2 O PACTO SEGUNDO KANT KANT ADOTOU O CONTRATO SOCIAL COMO HIPÓTESE PARA EXPLICAR A ORIGEM E OS OBJETIVOS DO PODER POLÍTICO PROCUROU ENTENDER NÃO A GÊNESE DO ESTADO, MAS INDICOU O COMO ELE DEVERIA SER SUA CONCEPÇÃO DO CONTRATO SOCIAL SE APROXIMA A DE LOCKE E MONTESQUIEU DEVERIA O ESTADO GARANTIR AS LIBERDADES INDIVIDUAIS POR MEIO DE LEIS CIVIS DETERMINAVA TRÊS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DOS INDIVÍDUOS NO ESTADO VIVER HONESTAMENTE NÃO COMETER INJUSTIÇAS CONTRA NINGUÉM RECEBER O QUE LHE CABE COMO DIREITO ENTENDIA QUE A CONDIÇÃO DOS ESTADOS ERA IGUAL A DO ESTADO DE NATUREZA PORTANTO, ERA NECESSÁRIO A CRIAÇÃO DE UMA ORDEM INTERNACIONAL COSMOPOLITISMO CIDADÃO DO MUNDO INTEGRAÇÃO UNIVERSAL

3 ESTADO SOBERANO HEGEL CRITICAVA O LIBERALISMO, POIS ENTENDIA QUE FAVORECIA O INDIVIDUALISMO CONFLITO ENTRE INTERESSES PARTICULARES E PÚBLICOS ENTENDIA QUE A VERDADEIRA LIBERDADE ERA ALCANÇADA SOMENTE NO ESTADO ULTRAPASSAVA OS INTERESSES PARTICULARES A RAZÃO HUMANA TOMAVA, ASSIM, AUTOCONSCIÊNCIA O INDIVÍDUO PASSAVA A SE ENTENDER COMO PARTE DE UM ORGANISMO POLÍTICO E ÉTICO A LIBERDADE NÃO ERA A SATISFAÇÃO DE DESEJOS PARTICULARES E EGOÍSTAS MAS A GARANTIA DA ORDEM, PAZ, MORALIDADE PARA ELE A SOBERANIA DEVERIA SER DO ESTADO, NÃO DO POVO OU GOVERNANTE O ESTADO DEVIA MEDIAR AS CONTRADIÇÕES ENTRE INTERESSES PARTICULARES E NORMAS UNIVERSAIS POR MEIO DO DIREITO (LEIS) GARANTIR OS DIREITOS INDIVIDUAIS MAS CONSIDERAR QUE OS INDIVIDUOS FAZEM PARTE DE UM TODO RACIONAL

4 ESTADO SOBERANO DIALÉTICA SEGUNDO HEGEL TESE-ANTÍTESE-SÍNTESE
CONSIDERAVA O ESTADO A MAIOR REALIZAÇÃO DA HISTÓRIA O “ESPÍRITO” (CONSCIÊNCIA) SUPERAVA AS FORÇAS PRIMITIVAS E AFIRMAVA-SE COMO CULTURA (CIVILIZAÇÃO) POR MEIO DE SUAS INSTITUIÇÕES (ARTÍSTICAS, RELIGIOSAS, FILOSÓFICAS, SOCIAIS, POLÍTICAS) DEFENDIA A MONARQUIA CONSTITUCIONAL SENDO O PODER REPRESENTADO PELA CONSTITUIÇÃO E PELO MONARCA E ERA CONTRA A SOBERANIA POPULAR PARA ELE O VERDADEIRO POVO BUSCAVA O PROGRESSO DA RAZÃO (ESPÍRITO), SUPERANDO O INDIVIDUALISMO

5 LUTA DE CLASSES, IDEOLOGIA E REVOLUÇÃO
SOCIALISMO CIENTÍFICO (MARXISMO) COMPREENSÃO DAS BASES MATERIAIS DAS SOCIEDADES MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO MODOS DE PRODUÇÃO, LUTA DE CLASSES, MAIS-VALIA, ALIENAÇÃO MARX E ENGELS RESSALTARAM QUE AS IDEIAS MORAIS, CIENTÍFICAS, RELIGIOSAS E POLÍTICAS ALIENAVAM A SOCIEDADE IDEOLOGIA IDEIAS LEGITIMADORAS DE UMA ORDEM SOCIAL FAVORÁVEL A CLASSE DOMINANTE APRESENTAM-SE COMO NATURAIS E UNIVERSAIS REVOLUÇÃO SOCIAL CAPITALISMO->SOCIALISMO->COMUNISMO FIM DAS CLASSES SOCIAIS E ABOLIÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA

6 CIDADANIA EM HANNAH ARENDT
ARENDT FAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A ORIGEM DOS TOTALITARISMOS PREOCUPA-SE EM PENSAR A LIBERDADE COMO EXPRESSÃO DA POLÍTICA, ALGO AUSENTE NESSES REGIMES PROCESSO DE DESPOLITIZAÇÃO DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS COMPREENSÃO DA CONDIÇÃO HUMANA LABOR: ATIVIDADES QUE ATENDEM ÀS NECESSIDADES DE SOBREVIVÊNCIA TRABALHO: PRODUÇÃO DE BENS; BUSCA DE MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA AÇÃO: RELAÇÕES ENTRE PESSOAS, ATUAÇÃO POLÍTICA RECORRE A ANTIGUIDADE GREGA PARA EVIDENCIAR A RELEVÂNCIA DA AÇÃO, OU SEJA, A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DOS CIDADÃOS POR MEIO DA RAZÃO E NÃO DA VIOLÊNCIA A REFLEXÃO DE ARENDT POSSIBILITA PENSAR QUE A CIDADANIA É O EXERCÍCIO DA LIBERDADE, NÃO SENDO SOMENTE UM MERO INSTRUMENTO DE LEGITIMAÇÃO DOS GOVERNOS PELO VOTO


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