São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Arquitectura dos processadores
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
Introdução à INFORMÁTICA
Escola Básica nº2 Rio Tinto Tecnologias da Informação e Comunicação
INFORMÀTICA E COMUNICAÇÃO Memórias e Dispositivos de Entrada e Saída
TIC - Conceitos Introdutórios
TIC - Tecnologias da Informação e
São dispositivos onde os dados e programas são armazenados.
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologias de Informação e Comunicação Ano lectivo 2012/201 Profª. Alexandra Nogueira
Bem vindos!!!. Roteiro Hardware Processamento Periféricos Memória Componentes Placa mãe.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Victor Passos. INFORMÁTICA Ciência do Tratamento Automatização da Informação, utilizando para tal máquinas automáticas INFORmação autoMÁTICA.
Aula 2 Armazenamento de dados
Estrutura do computador
CIRCUITOS INTEGRADOS Alex Carlini Heitor Silva Fujita José Paulo Savioli Paulo Henrique Chulis.
Software e Hardware Nome: Gilmar Semedo Nº 26. Dispositivos de 1/0.
Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo.
Disciplina de Fundamentos de Informática Professor Eduardo Alberto Felippsen Ensino Médio Integrado – Técnico em Informática 2015.
Princípios de Desenvolvimento de Algoritmos MAC122 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Variáveis e Atribuições.
Introdução à Computação para Engenharia MAC2166
Aula 1 – conceitos básicos
Os componentes do computador
Soluções Básicas em informática
Sua função é a interconexão entre componentes
Memória Principal.
Componentes básicos de um computador
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
Arquitetura de Computadores
Memórias Memória RAM É a principal memória do computador.
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Funções de um computador
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Controlador Lógico Programável CLP ou PLC
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Representação dos dados
Dispositivos de Armazenamento
Os diversos tipos de memorias
Representação da Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tipos de Memória Prof. André Luís Del Mestre Martins
Caracterização do equipamento
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
MEMORIAS.
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
A UCP e suas conexões (barramentos)
Disco rígido e unidades removíveis
Introdução à Programação INF Programação I
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
Sistema Computacional Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados Hardware: Componente físico de um sistema.
Transcrição da apresentação:

são memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais

ROM (read only memory) - Memória não volátil. - Memória só de leitura. A informação contida nesta memória não se perde quando se desliga o computador. É onde os fabricantes dos computadores gravam todos os programas de arranque do computador.

Existem algumas variantes da memória ROM, sendo as principais: -PROM (“Programable ROM”) podem, por uma só vez, ser programadas ao nível dos seus circuitos electrónicos. -EPROM (“Erasable and Programable ROM”) -EEPROM (“Electronic EPROM”) podem ser reprogramadas electronicamente mais que uma vez. -FLASH (com características semelhantes à EEPROM) caracteriza-se por consumir pouca energia e poder guardar a sua informação durante anos sem alimentação eléctrica.

ROM-BIOS (ROM – Basic Input Output System) é um programa que fica gravado em memória ROM e cuja principal função é o controlar o hardware do computador.

RAM (random access memory) - Memória volátil. - Memória de leitura e escrita. A informação contida nesta memória é perdida assim que se desliga o computador.

Existem algumas variantes principais da memória RAM: -DRAM (“Dynamic RAM”) são memórias com maior capacidade de armazenamento. -SRAM (“Static RAM”) são memórias mais rápidas no funcionamento, mas também mais dispendiosas no fabrico. -VRAM (“Video RAM”) mais rápida que a DRAM para operações de vídeo, permite a leitura e escrita simultânea. -NVRAM (“Non-Volatible RAM”), conhecidas como Flash RAM, ou “memória Flash”, é um tipo de memória RAM que não perde a informação quando desligada.

As DRAM são utilizadas como memória RAM principal As SRAM são utilizadas, por exemplo, em memórias “cache” - memória “cache” memória com velocidade de funcionamento superior à RAM principal, que é colocada entre esta e o processador com o objectivo de o abastecer com instruções e dados de uma forma mais rápida.

São suportes de armazenamento de informação que interessa guardar antes e/ou depois das actividades de processamento Memórias Secundárias

DISCO RÍGIDO Lê e armazena mais informação a velocidades mais elevadas do que os outros dispositivos de armazenamento. Capacidade de armazenamento: na ordem dos Gigabytes ou Terabytes Capacidade de armazenamento: na ordem dos Gigabytes ou Terabytes Características: * Superfície magnetizável; * Cilindros, pistas e sectores. Características: * Superfície magnetizável; * Cilindros, pistas e sectores.

DISQUETE Capacidade de armazenamento mais usual – 1,44 Megabytes Características: * Superfície magnetizável Características: * Superfície magnetizável

DISCOS ÓPTICOS Tecnologia óptica Dois tipos principais: * CD (Compact Disk) * DVD (Digital Versatile Disk) Dois tipos principais: * CD (Compact Disk) * DVD (Digital Versatile Disk) Principais vantagens: Armazenamento de grandes quantidades de informação: CD – 720 MB; DVD – 4,7 ou 8,5 GB; Facilidade de manuseamento e transporte; Durabilidade e fiabilidade. Principais vantagens: Armazenamento de grandes quantidades de informação: CD – 720 MB; DVD – 4,7 ou 8,5 GB; Facilidade de manuseamento e transporte; Durabilidade e fiabilidade.

DISCOS SÓLIDOS (pen usb) Compostos por circuitos integrados Principais características: Rápidos; Muito mais pequenos; Volume considerável – 1GB a 32GB; Pode ligar-se a qualquer computador, desde que tenha uma porta USB (Universal Serial Bus). Principais características: Rápidos; Muito mais pequenos; Volume considerável – 1GB a 32GB; Pode ligar-se a qualquer computador, desde que tenha uma porta USB (Universal Serial Bus).

BANDAS MAGNÉTICAS Leitura e escrita em suporte magnético Fitas ou bandas: bobinas e cassetes Cópias de segurança da informação (backups) Grande capacidade de armazenamento

SUPORTES DE ARMAZENAMENTO VS DRIVES Exemplo de suporte de armazenamento: DVD Exemplo de suporte de armazenamento: DVD Exemplo de drive: Drive de CD/DVD Exemplo de drive: Drive de CD/DVD

DRIVES dispositivos de entrada e saída de dados que permitem a comunicação entre o processador e os suportes de armazenamento. Classificação dos suportes de armazenamento quanto à tecnologia de gravação e leitura da informação Suportes magnéticosSuportes ópticos discos rígidos disquetes banda magnética CD DVD

Bit Bit (simplificação para dígito binário, “BInary digiT” em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Um bit pode assumir somente 2 valores: 0 ou 1, sendo a base da matemática binária.

Um byte é usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados. 1 Byte = 8 bits. Byte

Unidades de Memória Byte (B) 1 Byte = 8 bits (2³ bits). Quilobyte (KB) 1 KB = 1024 Bytes (2 10 Bytes) Megabyte (MB) 1 MB = 1024 KB (2 10 KBytes) Gigabyte (GB) 1 GB = 1024 MB (2 10 MBytes) Terabyte (TB) 1 TB = 1024 GB (2 10 GBytes)

capacidade dos dispositivos mais utilizados CD: 720 MB DVD: 4,7 GB ou 8,5 GB Pen: actualmente, entre 2 GB e 16 GB Disco Rígido: actualmente, entre os 300GB e os 1 TB