A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMORIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMORIAS."— Transcrição da apresentação:

1 MEMORIAS

2 DEFINIÇÃO É TODO AQUELE DISPOSITIVO CAPAZ DE ARMAZENAR INFORMAÇÃO. A ELETRÓNICA DIGITAL TEM ESSA VANTAGEM COM REFERÊNCIA À ELETRÓNICA ANALÓGICA. SÃO DISPOSITIVOS DE MEMORIA: UM CAPACITOR, UM FLIP-FLOP, REGISTRADORES.

3

4 A pilha de memória fala sobre vantagens e desvantagens das mesmas, a memória principal ou primária é uma das mais vantajosas, pois tem um espaço relativamente grande e de rápido acessado para escrita e leitura, ou seja: - se tivermos que gravar dados em algum lugar de forma a recuperá-los rapidamente, a memória principal é um bom lugar. Um nome mais comum para esse local é Memória RAM. A memória secundária fala sobre o disco rígido (HD). É muito custoso (demorado) gravar dados no disco, por ser formado por pratos magnéticos, mas sua grande vantagem é a de trabalhar com uma tecnologia que torna os dados persistentes (você pode desligar seu computador que os dados ainda estarão lá), diferente da memória principal que é volátil (zerada ao desligarmos a máquina).

5

6

7

8

9 TERMOS BÁSICOS - Memória volátil – tipo de memória que necessita de aplicação de energia para poder armazenar a informação. - Memória de acesso aleatório (RAM) – memória onde o tempo de acesso é o mesmo para qualquer posição. - Memória e acesso seqüencial (SAM) – memória onde, para se localizar uma determinada posição, é preciso passar por todos os endereços. Porexemplo, fitas magnéticas. - Memória de leitura e escrita (RWM) – memória que pode ser tanto lida como escrita. - Memória somente de leitura (ROM) – Memória onde as informações armazenadas só podem ser lidas.

10 TERMOS BÁSICOS - Este termo é uma sigla, em inglês, para Random Access Memory, que significa “Memória de Acesso Aleatório”. Esse nome se deve aos dados contidos na memória RAM, que podem ser acessados de forma aleatória, não importando o setor (ou localização) em que eles estejam dentro do chip de memória. Como funciona Quanto maior a memória RAM, maior sua capacidade de trabalho. Mas a capacidade da mesa é medida em área. a capacidade da memória RAM, mede-se pelo fluxo de bits suportados nas operações. Ou seja, para se acessar uma grande quantidade de memória  no HD de uma só vez, como muitos programas atuais exigem, é necessário uma grande quantidade de memória RAM. São estes, portanto, os megabites ou gigabites que aparecem nas configurações.

11

12

13

14 TERMOS BÁSICOS Memória estática – tipo de memória onde os dados permanecem armazenados enquanto existir energia, sem a necessidade de atualizaçãoperiódica da informação. - Memória dinâmica – tipo de memória onde os dados permanecem armazenados enquanto existir energia, mas com periódica atualização da informação (Refresh).

15 PRINCIPIOS DE OPERAÇÃO
Independente dos tipos de memórias existentes, o princípio básico deoperação é o mesmo: - Selecionar o endereço a ser acessado (leitura ou escrita); - Selecionar o tipo de operação: leitura ou escrita; - Se a operação for escrita, fornecer os dados de entrada; - Se a operação for leitura, os dados estarão disponíveis na saída; - Habilitar a memória para que a operação seja concluída e desabilitar a memória para que ela não responda às entradas de endereço e aocomando de leitura/escrita.

16 DIAGRAMA BÁSICO

17 CONEXÕES ENTRE O Up E A MEMORIA
As memórias RAM e ROM são interfaceadas com a CPU através de três grupos de linhas de sinais ou barramentos: barramentos de endereço, barramento de dados; barramento de controle.

18 Memória Somente de Leitura (ROM)
A memória somente de leitura (ROM) é um tipo de memória onde os dados nela armazenados não são alterados ou não mudam com freqüência.

19 TIPOS DE MEMORIA ROM ROM Programada por Máscara – este tipo de ROM tem suas posições escritas (programadas) pelo fabricante de acordo com as especificações do cliente. Uma máscara (tipo de negativo fotográfico) é usada para informar as conexões elétricas do chip. Este tipo de ROM é usado para armazenar tabelas ou informações pré-programadas como códigos geradores de caracteres de terminais de vídeo. - ROM Programável (PROM) – tipo de memória ROM onde a programação é feita apenas uma única vez pelo usuário. Esta programação consiste na queima ou não de um fusível que corresponde a um bit de informação por um equipamento chamado programador.

20 TIPOS DE MEMORIA ROM ROM Programável e Apagável (EPROM) – tipo de memória ROM que pode ser programada e apagada pelo usuário várias vezes. O processo de programação consiste em aplicar certos níveis de tensões que provocam a condução permanente ou não condução de transistores MOS. O apagamento da memória é feito pela exposição dos circuitos internos à luz ultravioleta através de uma “janela”.

21 CIRCUITO PROGRAMADOR DE EPROM

22 APAGADOR DE EPROM

23 - PROM Apagável Eletricamente (EEPROM) – é uma melhoria em relação
às EPROMs pois pode ser tanto programada como apagada eletricamente. Assim, elas podem ser programadas e apagadas no próprio circuito, sem a necessidade de luz ultravioleta ou um programador especial. - CD ROM – tipo de armazenamento somente para leitura que utiliza tecnologia laser. Os bits são definidos pela reflexão ou não de um feixe laser apontado para um ponto do disco.

24 ARQUITECTURA DE UMA MEMORIA


Carregar ppt "MEMORIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google