O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A GRÉCIA ANTIGA.
Advertisements

Modo-de-produção escravista
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
A Civilização Grega ou Helênica
Grécia Antiga Prof.Pizzolatto Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
O mundo grego e a democracia
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
GRÉCIA: Esparta e Atenas
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Profº João Luís Paiva Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
DISCIPLINA | PROFESSOR
O Apogeu de Atenas – século V a.C.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Cidades- estados gregas
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Prof. Claudio Guimarães – 6º. Ano - HISTÓRIA AULA – dia º. Ano ANTIGUIDADES ORIENTAL E OCIDENTAL C O L É G I OC O L É G I O Leonardo da Vinci.
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
ATIVIDADES DE HISTÓRIA 6º ANO Paula Graciele Carneiro.
Grupo: Vitória; Jeycikelly; Luma; Karina; Lara; André e Wágner. Professor: Cláudio. Série: 1º ano.
Períodos Históricos.  Períodos históricos:  1-Períodos Pré-Homérico (Pré-histórico)  2-Período Homérico.  3-Período Arcaico.  4-Período Clássico.
ANTIGÜIDADE CLÁSSICA Prof. Iair A GRÉCIA 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Território acidentado; –Desenvolvimento do comércio e navegação; –Descentralização.
Entre os gregos o direito à cidadania excluía estrangeiros, mulheres e escravos, sendo que apenas alguns homens que tinham direitos políticos e eram,
“Berço da Cultura ocidental” Professora Beatriz Argondizo Correia.
Grécia Antiga 6º ano Professora Fernanda. Grécia Aqueus, Eólios, Jônios e Dórios relevo montanhoso fracionamento político Cidades-Estado portos naturais.
Antiguidade Clássica - Grécia
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
GRÉCIA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
A ANTIGUIDADE CLÁSSICA
ATENAS Fernando Santos.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
A Sociedade Ateniense Fernando Santos.
Grécia – período clássico.
ESPARTA.
Grécia Antiga.
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
GRÉCIA INÍCIO.
A Formação das Cidades-Estado Polis = Cidade-Estado
ATENAS.
Grécia: uma sociedade dividida
Aulas 2 e 3 Antiguidade Clássica
Grécia Antiga.
GRÉCIA.
Da Antiguidade para a Idade Média
Fonte: Marilena Chauí, Introdução à história da filosofia
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
GRÉCIA.
Professor: Geraldo M. Modesto
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Transcrição da apresentação:

O MUNDO GREGO

A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores de 21 anos Livres Nativos de Atenas

A POLIS E A ESCRAVIDÃO ANTIGA  Período Arcaico:  Origem da Polis (700 a.C.)  Comunidade Política independente  Em Comum: - Ágora e Acrópole  Ágora: Praça central para discussão da vida política  Acrópole: Edificação do Poder (Religioso e Administrativo) – Exemplo mais clássico: Parthenon (Templo de Atenas) – Ver página 50 – Livro Didático

OS HABITANTES DE UMA POLIS

MOMENTOS DE CRISE ECONÔMICA  Estabilidades econômicas  Devido a problemas Agrícolas (solo e clima)  Favorecimento de uma Aristocracia  Pobreza da População (sem terras e gêneros)  Consequências:  Crescimento da população escrava (por dívidas)  Expansão da cultura grega (colonização: Comercial e Agrícola) Magna Grécia

ATENAS E ESPARTA – UMA COMPARAÇÃO CIDADEATENASESPARTA Sociedade- Cidadãos: Eupátridas -Estrangeiros: Metecos/Georgóis -Escravos: Thetas -Cidadãos: Espartanos -Estrangeiros: Periecos -Escravos: Hilotas Economia- Grande desenvolvimento do Comércio, do artesanato e da navegação - Base Agrária Educação-Formação física e intelectual -Exclusão da mulher da vida pública -Desenvolvimento cultural, científico e artístico -Formação militar (inclusive para as mulheres) -Valorização do corpo

OS CONFLITOS GREGOS  Conflito Externo  Guerras Médicas  Conflito entre os Persas (Medos) e a Grécia  Tentativa de Invasão Persa na Grecia  Conflito Interno  Guerra do Peloponeso  Conflito entre Atenas e esparta pela hegemonia da Grécia  Destaque para  CONSEQUÊNCIAS: Domínio Macedônico e Desenvolvimento do Helenismo 359 a.C.