Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
GRÉCIA CAPÍTULO 4
2
Neste capítulo iremos estudar a sociedade grega (denominada de Helena naquela época). Iremos analisar suas principais características (política, religiosa, social e econômica), sua formação histórica e outras características importantes. Uma dessas características, sem dúvida, é o legado, excepcionais influências em nossa sociedade atual.
3
BREVE INTRODUÇÃO O Legado: - A democracia – A Filosofia – A História – Os esportes (olimpíadas) – O Alfabeto grego – O teatro – A Oratória – A arquitetura Localização: Sul da Península Balcânica, entre o mar Egeu, Adriático e Mediterrâneo. As Regiões gregas: Continental – Insular – Asiática – Magna Grécia
4
LOCALIZAÇÃO GOOGLE MAPS
5
Organização Política: Formação em cidades-estados Poder descentralizado (Como os Fenícios)
Característica Religiosa: Politeísmo Base Econômica: Comércio marítimo e Agricultura Povos Formadores: Jônios - Aqueus – Dórios – Eólios
6
1. De Creta a Micenas Hélade: Originária de quatro grupos: Aqueus – Jônios – Dório – Eólios Primeira grande civilização: Creta (Minóica) Mito do Minotauro Invasão Micência sobe Creta (1.400 a.C.) Tempos Homéricos: Domínio dos Dórios Mito do minotauro
7
A POLIS E A ESCRAVIDÃO ANTIGA
Local de discussão e expressão da população Política (discussão das leis) Cidadãos: Homens – Nativos - Livres Aquele que tem direitos políticos Ágora: Praça central para discussão da vida política Ver página 50 – Livro Didático
8
A ESCRAVIDÃO Mão de obra utilizada Prisioneiro de guerra ou dívidas Atividades rurais e urbanas Tratamentos diferenciados
10
Momentos de crise econômica
Instabilidades econômicas Devido a problemas Agrícolas (solo e clima) Favorecimento de uma Aristocracia Pobreza da População (sem terras e gêneros) Dívidas e Escravidão Consequências: Crescimento da população escrava (por dívidas) Expansão da cultura grega (colonização: Comercial e Agrícola) Magna Grécia
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.