Brasil no Contexto da Guerra Fria. Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REPÚBLICA DEMOCRÁTICA
Advertisements

A República Populista ( )
General Eurico Gaspar Dutra ( )
Participação do Brasil na 2ª guerra Governo Eurico Gaspar Dutra
Prof. Osiel Lima História do Brasil
A REPÚBLICA POPULISTA (1946 – 1964)
BRASIL: POPULISMO ( ) PROF. RICARDO SCHMITZ.
Período democrático de 1946 a 1964
A REDEMOCRATIZAÇÃO- GOVERNO DE DUTRA À JANGO
o interregno democrático e o golpe de 1964
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático):
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Jânio Quadros e João Goulart ( ). A eleição de Jânio Quadros pelo PDC (Partido Democrata Cristão), com o apoio da UDN, marcou um fato inédito.
REPÚBLICA VELHA. I - R EPÚBLICA DA E SPADA (1889 – 1894) 1 – Governo de Deodoro da Fonseca (1889 – 1891) Medidas emergenciais  Transformação das antigas.
ANOS 40/50: GUERRA FRIA “CLÁSSICA” BLOQUEIO DE BERLIM(1948/1949)
D ITADURA CIVIL - MILITAR NO B RASIL. O GOLPE MILITAR DE 1964 Os antecedentes: Juscelino Kubitschek ( ): deixou um quadro de crise econômica;
Guerra Fria Capítulo 18 – Livro 5. Guerra Fria Pós 2ª Guerra Mundial. Mundo dividido em dois pólos: Influência capitalista – EUA X Influência socialista.
Getúlio Vargas. Introdução  A queda do preço do café no mercado externo e EUA.
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930 Alvaro de Vita, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, ED. ATICA, CAP.11
MUNDO BIPOLAR: REVOLUÇÕES E GUERRAS pp Prof. Rodrigo Calsani.
A ditadura no Brasil e a redemocratização (pp )
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
 Oligarquia oposicionista (Otávio Mangabeira, Simões Filho e Miguel Calmon): retirados do poder por Vargas em 1930, tornaram-se oposicionistas deste.
A República Populista se inicia após o Estado Novo , comandado por Getúlio Vargas. Que era um governo totalitário, ditatorial, e que já não possuía mais.
Crise do Socialismo na União Soviética
1. A Posse de João Goulart Tentativa de golpe da direita
Governo Costa e Silva O governo Arthur da Costa e Silva (Arena), que durou de 1967 a 1969, se caracterizou pelo avanço do processo de institucionalização.
A crise da Primeira República e a Revolução de 30
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Getúlio Vargas.
A Revolução Russa Prof. – Márcio Gurgel.
Era Vargas ( ) Provisório e o Movimento Constitucional de 1932.
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
O Chile de Salvador Allende: democracia, socialismo e ditadura
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
Era Vargas
Era Vargas.
República Populista ( ).
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – A ORDEM ECONÔMICA: MODERNIZAÇÃO E SUBDESENVOLVIMENTO AULAS 17 E 18.
HISTÓRIA DUTRA A JK. UD IV – A.02 OBJETIVOS c. Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d. Explicar a gestão de Vargas enquanto presidente.
GUERRA FRIA INTEGRANTES DO GRUPO: CARLOS, CLÉBER, DENER, EVA, GLÓRIA, NÁTALI E TAINARA. TURMA: 303.
Nacionalismo e socialismo no início do século XX
Período Democrático ( ). Volta da democracia Eleições e a Nova constituição Constituição de 1946.
HISTÓRIA DO BRASIL Professor Ailton.
Era Vargas
GUERRA FRIA.
Industrialização brasileira
O socialismo científico e seus desdobramentos
REVOLUÇÃO MEXICANA.
Era Vargas O Governo Provisório
O Brasil e o populismo De Dutra a JK ( ).
EPISÓDIOS SIGNIFICATIVOS
República Populista ( )
O Período desenvolvimentista ( );
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
A experiência democrática no Brasil ( )
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
ESTADO E CLASSES SOCIAIS NO BRASIL PÓS-1930
Guerra Fria ( ) “Guerra improvável, paz impossível”
Era Vargas.
REGIME CIVIL MILITAR 1964 – 1985.
GOVERNO DEMOCRÁTICO DE VARGAS
ACADÊMICOS: ADEMAR FERREIRA DALVAN SANTOS HELLIZANE RAQUEL SILVANEY RIBEIRO SARA RIBEIRO Universidade Estadual do Tocantins Campus: Augustinópolis Disc.:
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
ERA VARGAS.
1 - PRINCIPAIS PARTIDOS:
. 6 - JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961): PSD + PTB.
Transcrição da apresentação:

Brasil no Contexto da Guerra Fria

Guerra Fria (1945 – 1961) Dualidade entre EUA X URSS; EUA: Capitalista; Livre Economia; Grandes investimentos em Países aliados; URSS: Socialista; Economia Controlada pelo Estado; Sociedade Igualitária; Brasil se posiciona somente em 1964.

Ditadura Getúlio Vargas (1930 – 1945) Assume em 1930 com o Golpe de Estado; 1935 – permanece dizendo enfrentar a revolta comunista no Brasil; 1937 – Inicia o Estado maior; Características do governo: Autoritário; Repressor; Preocupação com o trabalhador; Nacionalista. Deposto por pressão popular e dos EUA.

Eurico Gaspar Dutra (1645 – 1651) Alia o Brasil ao EUA; Rompe com a URSS; Cassou o mandato dos representantes comunistas nas câmaras legislativas; Liberou importações reduzindo a tarifa alfandegaria, inchando o mercado com produtos em sua maioria norte-americanos e gerando crise.

Getúlio Vargas (1951 – 1954) Fecha a economia com a volta do controle estatal; Estimula as industrias nacionais brigando com as multinacionais e os EUA; Estatização do petróleo, onde em 1953 cria a Petrobras com o lema: “ O petróleo é nosso”; Grande aproximação com a população e com os trabalhadores; Suicida-se em 1956 por grande pressão do capitalismo estrangeiro e pelo conflito entre ele e Carlos Lacerda.

Juscelino Kubitschek ( 1956 – 1961) Abertura aos investimentos estrangeiros, dobrando a dívida externa e aumentando o custo de vida; Investiu nas empresas estatais, na construção de Brasília e na modernização do Brasil; Reforçou o alinhamento aos EUA; Entrada de dezenas multinacionais; Mantem o Partido Comunista na ilegalidade.

Jânio Quadros (1961 – 1961) Renunciou após 8 meses de governo por pressões políticas; Pela visão dos EUA, Jânio teria ideais comunistas; Atitudes contraditórias: De iniciou revela ideias contrarias ao comunismo; Relações com URSS e China Popular; Homenageou “Che” Guevara pela Revolução Cubana; Seu vice era João Goulart.

João Goulart (1961 – 1963) Não assume imediatamente por estar em visita oficial na China Popular; Instala-se movimentos contra e à favor de Goulart; Como solução instala-se o parlamentarismo, deixando o presidente com poderes reduzidos; Realiza reforma agrária e outra medidas com o objetivo de diminuir a desigualdade social, gerando medo por uma revolução comunista.

Ditadura Militar ( 1964 – 1985) Em 31 de março de 1964 iniciou o Movimento Militar; Oficiais tinham medo que João Goulart não tivesse força para conter o avanço comunista; Total apoio dos EUA no golpe; João Goulart tenta fugir porém acaba deposto e inicia-se a ditadura em 1 de abril de 1964.