A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DUTRA A JK. UD IV – A.02 OBJETIVOS c. Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d. Explicar a gestão de Vargas enquanto presidente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DUTRA A JK. UD IV – A.02 OBJETIVOS c. Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d. Explicar a gestão de Vargas enquanto presidente."— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DUTRA A JK

2 UD IV – A.02 OBJETIVOS c. Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d. Explicar a gestão de Vargas enquanto presidente eleito. e. Descrever as causas e conseqüências do suicídio de Getúlio Vargas.

3 GOVERNO DUTRA Dutra pegou uma fase de transição; Governou sob a sombra de Getúlio. MUNDO – PERÍODO DA “Guerra Fria”.

4 GOVERNO DUTRA Principal fato de seu governo: Constituição de 18 de setembro de 1946. Normalidade e liberdade política;

5 GOVERNO DUTRA Ilegalidade do PCB – greves e idéias anti- democráticas + Guerra Fria.

6 GOVERNO DUTRA LIBERALISMO ECONÔMICO = aumento das importações; Após 1947 – restrição das importações – prioridade para máquinas e equipamentos industriais.

7 GOVERNO DUTRA PLANO SALTE – primeira tentativa de planejamento econômico a médio e longo prazo para o Brasil.

8 GOVERNO DUTRA Enquanto isto... Getúlio – mesmo afastado – declarado presidente de Honra do PTB e do PSD; eleito Senador e constituinte. Imagem – Getúlio, refugiado em São Borja, interior do RS, recebe comitivas políticas que o convidam a candidatar-se.

9 GOVERNO GETÚLIO Candidato - Discurso – crítica à democracia sem igualdade social Outubro de 1950 – coligação PTB – PSD = Getúlio eleito presidente – 48% dos votos!!!. a

10 GOVERNO GETÚLIO Situações no 2º governo Vargas: - forte oposição da UDN; - política econômica nacionalista –estatais; - problemas na política social; - oposição das Forças Armadas; e - crise no populismo..

11 GOVERNO GETÚLIO Forte oposição da UDN: Contestavam até a eleição. Líder – Carlos Lacerda – apoio a golpe. Militares apoiaram a posse..

12 GOVERNO GETÚLIO Política Econômica Nacionalista: Criou o BNDE, a Eletrobrás e a Petrobrás. BNDE – Plano Lafer – $ americano + estatal; Retorno do protecionismo – só máquinas; Americanos não investem em energia e transportes – iniciada a Eletrobrás –1961.

13 GOVERNO GETÚLIO Política Econômica Nacionalista: Petróleo = duas correntes; Debates no Clube Militar; Imprensa = contra o monopólio; esquerda = a favor. Plataforma marítima de petróleo.

14 GOVERNO GETÚLIO Política Econômica Nacionalista: Campanha “o petróleo é nosso!”. Vargas (dez 51) fez projeto de lei criando a Petrobrás – estatal de economia mista = monopólio do petróleo; out 1953. Getúlio inaugura refinaria em 1953, mostrado a mão com petróleo

15 GOVERNO GETÚLIO Declínio da política social: Queda na export. café = menos arrecadação; Gastos públicos em investimentos = inflação (20% em 1953) João Goulart Ministro do Trabalho – reorganiza os sindicatos para maior controle; Começam greves e distúrbios..

16 GOVERNO GETÚLIO Declínio da política social: Para atender anseios dos trabalhadores, anunciou-se em 1954 um aumento de 100% no salário mínimo; O Ministro da Economia e setores da sociedade eram contra, diante do impacto inflacionário..

17 GOVERNO GETÚLIO Perda de apoio militar: Com aumento = manifestações. Antigos aliados, tenentes de 1930, manifestaram-se contra medidas populistas = prejuízos futuros. Atendendo a estes, Vargas demitiu João Goulart, perdendo apoio de trabalhistas..

18 GOVERNO GETÚLIO Críticas: –medidas econômicas que estavam trazendo inflação e fechamento de empresas; –Populismo; e –corrupção. Expressão “sentado em um mar de lama.”.

19 Morte de Vargas Principal opositor - Carlos Lacerda, jornalista e líder da UDN. Apologia do golpe..Lacerda discursando na Câmara.

20 Morte de Vargas Guarda pessoal, a “Guarda Negra”, chefiada por Gregório Fortunato, desde 1938. Acharam que Lacerda tinha passado dos limites = assassinar o jornalista..

21 Morte de Vargas Atentado 05 de agosto de 1954, Toneleros; Lacerda, leva tiro no pé; Morto um major da Força Aérea que ajudava na segurança de Lacerda..

22 Morte de Vargas A partir do atentado, a FAB iniciou um inquérito que cada vez mais mostrava que o crime tinha sido de servidores de Vargas. Getúlio foi pressionado pelos militares, a imprensa e até pelo Vice-presidente a renunciar ou licenciar-se..Imagem: Vargas e, atrás, usando chapéu, Gregório Fortunato.

23 Morte de Vargas Na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954, Vargas matou-se com um tiro no peito. Quarto do palácio do Catete onde Vargas matou-se. Hoje é um museu. À direita, o pijama que usava, com o furo da bala.

24 Morte de Vargas Deixou um documento intitulado “Carta Testamento”, em que acusava seus opositores de quererem prejudicar o povo.

25 Morte de Vargas Assumiu o vice presidente, café Filho, da UDN..Café Filho como presidente recebe uma amostra de petróleo.

26 Morte de Vargas Sucessivos governos até as eleições: Café Filho Dep. Carlos Luz (Pres. Câmara Deputados) Sem. Nereu Ramos (Vice-pres Senado).Esquerda, cumprimentando a filha de Getúlio, Carlos Luz; à direita nereu ramos.

27 O GOVERNO DE JK (1956-1961) A política de JK, precisou valorizar a indústria pesada, a indústria automobilística, os investimentos no setor agrícola e na construção civil. Juscelino pretendia elevar o Brasil ao intenso desenvolvimento, capaz de transformá-lo numa potência. O que levaria em 50 anos, seria reduzido a 5. O slogan “50 anos em 5”

28 O Plano de Metas Dentre a política econômica de JK, se destacou o Plano de Metas, que possuía as seguintes características: - Aumentar a capacidade de geração de energia; - Desenvolver indústrias de base; - Investir no setor de educação; - Melhorar os transportes; Esse plano tinha 31 objetivos, sendo que a última meta, a maior de todas, era a fundação de Brasília.

29 BRASILÍA – ANTES BRASÍLIA - ATUAL


Carregar ppt "HISTÓRIA DUTRA A JK. UD IV – A.02 OBJETIVOS c. Identificar as principais medidas do Governo Dutra. d. Explicar a gestão de Vargas enquanto presidente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google