FEUDAL Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Os modos de produção referem-se à forma de organização socioeconômica diretamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
Advertisements

FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Idade Média Aula 5 Prof. Julio Cezar.
Feudalismo Unidade 7 - HG.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
IDADE MEDIA * ORIGENS: * CARACTERÍSTICAS: O retorno ao campo
FEUDALISMO.
Feudalismo.
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
Conceito de Idade Média
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
FEUDALISMO Profº Paulo Henrique.
FEUDALISMO: Sistema político, econômico e social que predominou na Idade Média (séc. V ao XV) e que baseava- se em relações servis de produção.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
FEUDALISMO FEUDO.
Alta Idade Média Cap. 1.
H-1 Aula 11: O Sistema Feudal Prof.: Fernando Gondim.
REINO FRANCO & FEUDALISMO.
Povos Bárbaros Prof. Claudio
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
IDADE MÉDIA IDADE MÉDIA ANTIGUIDADE ALTA: SEC. V AO X
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Alta Idade Média - Formação do Feudalismo
Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.
Atividades de História
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
IDADE MÉDIA Prof. Iair ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes.
O Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência.
MODOS DE PRODUÇÃO lisandromoura.wordpress.com. O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os.
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.
 Formação do feudalismo  FEUDALISMO Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis.
UNIDADE 2 » CAPÍTULO 1. 2 CAPÍTULO 1 HISTÓRIA CAPÍTULOS 8 E 9.
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Feudalismo.
PIBID DE HISTÓRIA OFICINA: TRABALHO, AUTONOMIA E EXPLORAÇÃO – AULA 03
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Idade Média A Alta Idade Média e o feudalismo na Europa
Idade Média e Feudalismo
FEUDALISMO.
Vida e cotidiano na Idade Média
Baixa Idade média.
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Preparatório EsPCEx História Geral
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Antiguidade Oriental.
Feudalismo.
Situação social e económica das comunidades rurais dependentes
O EXERCÍCIO DO PODER SENHORIAL: PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES
FEUDALISMO.
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
Formação do feudalismo
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Baixa Idade Média Transformações na produção feudal
IDADE MÉDIA século V ao XV
Fernando Santos Sociedade Medieval.
A Formação dos Reinos Bárbaros
Professora: Janaína Vargas
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
OS ESTADOS NACIONAIS MODERNOS
Feudalismo Unidade 7 - HG Séc V Séc XI Séc XV CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza.
O Domínio Senhorial.
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

FEUDAL

Modo de produção = forças produtivas + relações de produção Os modos de produção referem-se à forma de organização socioeconômica diretamente relacionada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção. Quando vivemos em sociedade, automaticamente estamos fazendo parte da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, tendo participação na vida econômica desta. Modo de Produção

Na decadência do Império Romano Predominou na Europa durante a Idade Média, entre os séculos X e XIII. Podemos dizer que a Idade Média é o período de nascimento, vigência e decadência do Modo de Produção Feudal. Origem

A economia feudal é uma economia “natural”, não monetária. Sobre essa base econômica se estabelecem uma série de relações sociais marcadas pela ausência de mobilidade social. A agricultura é a principal atividade no feudo - a de subsistência, sendo que parte da produção era destinada ao sustento dos senhores; Economia

Manso Senhorial: Manso Senhorial: As terras manso senhorial eram de utilização exclusiva do senhor feudal. Manso servil: Manso servil: Eram as terras destinadas ao uso dos servos.Os servos não eram proprietários destas terras, mas apenas usavam e delas deveriam tirar o sustento da família e também pagar as taxas e impostos ao senhor feudal. Terras comunais: Terras comunais: Área do feudo de uso coletivo. Eram os bosques, florestas e pastos. Em muitos locais da Europa, era comum a proibição da caça realizada por servos em terras comunais. Os servos podiam levar seus animais para pastarem nestas terras, assim como pegar lenha.

Sociedade estamental; A posição social era definida pelo nascimento; Não havia mobilidade social Estrutura Social

Tributos e impostos da época As principais obrigações dos servos consistiam em: Corvéia: trabalho obrigatório nas terras do senhor, em alguns dias da semana; Talha: parte da produção do servo que deveria ser entregue ao nobre; Banalidade: tributo cobrado pelo uso de instrumentos ou bens do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro, as pontes; Captação: imposto pago por cada membro da família, por cabeça; Tostão de Pedro ou dízimo: 10% da produção do servo era pago à igreja, utilizado para a manutenção da capela local;

Instituições política » O suserano – protegia o vassalo de forma militar e jurídica. Tinha o direito de se apossar do feudo caso o vassalo morresse sem herdeiros. Podia também impedir o casamento do vassalo com uma pessoa que lhe fosse infiel. » O vassalo - devia prestar ao suserano serviço militar, libertá-lo caso fosse aprisionado por inimigos e etc. Mas o vassalo não era um servo. A relação vassalo- suserano era um pacto militar.

Decadência do Feudalismo As Cruzadas; Economia Monetária; Desenvolvimento Urbano; Renascimento Comercial; Surgimento da burguesia; Perda do poder econômico e político; Contratação de exércitos profissionais.

O modo de produção feudal foi marcado pela relação senhores x servos, trabalhavam em troca de casa e comida, sempre um pouco para seus senhores e um pouco para si mesmos. Foi um modo de produção dominado pela terra e por uma economia natural, no qual nem o trabalho nem os produtos do trabalho eram mercadoria. O produtor imediato,o camponês, estava ligado aos meios de produção,o solo, por uma relação social específica. A exploração dos servos era cada vez maior, fazendo com que o rendimento da agricultura diminuísse. No final do XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido, começava a surgir as bases para um novo sistema. Considerações Finais