Olho Humano 1. Quando olhamos na direção de algum objeto, os raios de luz emitidos pelo objeto atravessam primeiramente a córnea, chega, então, à íris,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
Advertisements

Os dois olhos, trabalhando em conjunto, fornecem ao cérebro uma quantidade significativa de informações essenciais: ambos vêem um objeto mais ou menos.
Prof. Zé Godinho Física – 2º Ano EM
Ciências – Colégio MV Profª Adriana
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
O OLHO HUMANO Professor Dante Deon.
Lentes Corretoras Fisica’.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
Estrutura do Olho Humano:
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
Olho Humano.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
O OLHO HUMANO E SUAS FUNÇÕES
Espelhos, lentes e o olho humano
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
LENTES ESFÉRICAS.
O olho humano Córnea(Proteção) - Transparente
Física 3 * Rodolfo Teixeira Martins
AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.
Visão.
Óptica da visão Córnea(Proteção e Desvio) - Transparente
Aplicações da óptica geométricA: Lupa
O que será que uma máquina fotográfica tem em comum com um microscópio, um projetor de filmes de cinema, um óculos, um binóculos, uma luneta, um retroprojetor.
ÓPTICA.
Óptica da visão Olho Humano!.
Pupila – Abertura central por onde entra a luz no olho
Olho Humano.
Óptica da Visão Conceitos básicos Anatomia do olho humano Olho normal
Visão ENXERGANDO AS COISAS !!! ( OLHO PERFEITO )
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ÓCULOS.
Biofísica Patrícia de Lima Martins. Biofísica dos Sistemas Fisiológicos.
Lentes Esféricas Lente esférica é o sistema óptico constituído por três meios homogêneos e transparentes, separados por duas superfícies esféricas ou por.
FÍSICA, 2º Lentes Esféricas Chamamos de lente esférica, a associação de dois dioptros, sendo um necessariamente esférico e o outro plano ou esférico. Sendo.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Biofísica da visão Parte 2: Ótica Física - Sistema fotorreceptor: processamento e envio da informação Parte 1: Ótica Geométrica - Sistema de focalização.
Óptica da visão.
Laboratório.
Propriedades e aplicações da luz
Trabalho de física - Miopia
Óptica da Visão Prof. Danilo Borges.
Nome: Angélica, Beatriz B, Beatriz R, Isabella e Laura M .
Grupo: Ana Clara, Ana Laura, Anelise, Gabriela, Laura P. e Nádia.
Fonte: Figura 1 – Ilustração das cores, com seus diferentes comprimentos de onda, sendo refratadas em diferentes.
Próxima aula: sonhos de Einstein
Lentes Esféricas Professor: Jean Vilela.
5 SENTIDOS Página 345.
Lentes Esféricas.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
A visão é um bem individual que se constrói socialmente A VISÃO DEPENDE DE: SENSORES TRAJETÓRIA CULTURAL A visão é um bem individual que se constrói.
Prova.
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Nomes: André, Arthur, Eliseu, Enzo, Lucas
E.E. Paulo Eduardo de Souza Firmo Professora:Cida Alunos:Géisa,Olga, Ananias,Ederson Disciplina:Física.
ÓPTICA GEOMÉTRICA LENTES ESFÉRICAS.
FISIOLOGIA DA VISÃO Museu-Escola do IB
ÓPTICA GEOMÉTRICA LENTES ESFÉRICAS
FÍSICA 3 – AULA 12 – ÓPTICA DA VISÃO
Espelhos.
Módulo 16 e 17 Espelhos Curvos.
O que você deve saber sobre
ESPELHOS ESFÉRICOS.
Lentes Esféricas.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos esféricos
Prof´s. Luciano & Giovanni
Você encontra esta aula no endereço:
VISÃO.
DIÁLOGO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Presbiopia.
Astigmatismo.
Transcrição da apresentação:

Olho Humano

1. Quando olhamos na direção de algum objeto, os raios de luz emitidos pelo objeto atravessam primeiramente a córnea, chega, então, à íris, que regula a quantidade de luz recebida através da pupila; 2. Passada a pupila, os raios de luz chegam ao cristalino, e é focada sobre a retina. A imagem projetada na retina é invertida, e o cérebro a converte para a posição correta.

 Ponto próximo: é o ponto mais próximo da vista para o qual a imagem ainda é nítida.  Ponto remoto: é o ponto mais afastado que pode ser visto com nitidez.  Zona de acomodação: é a região do espaço compreendida entre o ponto próximo e o ponto remoto, ou seja é a região visível pelo olho.

Ponto Remoto Ponto Próximo

 Um míope não consegue ver objetos distantes com nitidez porque as imagens desses objetos formam-se antes da retina.  Isso acontece por excesso de curvatura no cristalino ou na córnea, ou nos dois, ou ainda por um excessivo alongamento do globo ocular.  Para corrigir a miopia são usadas lentes divergentes que deslocam as imagens um pouco mais para trás.

 É feita através de uma lente divergente (f<0)  A convergência desta lente corretora deve obedecer a seguinte expressão:

 Um hipermetrope não consegue ver objetos próximos com nitidez porque as imagens desses objetos se formam atrás da retina.  Isso acontece, geralmente, porque o cristalino não consegue se acomodar, isto é, atingir a convergência necessária para focalizar essas imagens na retina.  Para corrigir a miopia são usadas lentes convergentes que deslocam as imagens um pouco mais para frente.

 Praticamente todo mundo fica nessa condição a partir da meia idade pois os músculos ciliares vão perdendo a elasticidade. Nesse caso, o defeito costuma ser chamado de presbiopia.

 É feita através de uma lente convergente (f>0)  A convergência desta lente corretora deve obedecer a seguinte expressão:

 Normalmente, a córnea é uma superfície esférica, com a mesma curvatura em todas as direções. Se, no entanto, ela se achata em alguma direção as imagens na retina ficam desfocadas nessa direção.

 A figura abaixo mostra, esquematicamente, como seriam vistos os raios de uma roda de bicicleta por uma pessoa com astigmatismo na direção que faz 45 o com a horizontal.

 É a opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula.  Apresenta-se como embaçamento visual progressivo. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos.